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Batman volta em superprodução bilionária enfrentando Pingüim

Diminuem as estréias apesar das férias. Em compensação, em lançamento nacional - apenas três semanas após os Estados Unidos/Canadá e ao mesmo tempo da Europa - chegar a megaprodução de maior ambição de bilheteria! "Batman - O Retorno", produção de US$ 100 milhões - com rendas, direta ou indiretamente, previstas para seis vezes mais e que segue o mesmo esquema do filme de 3 anos passados: basicamente o mesmo elenco, inúmeros recursos especiais de um roteiro livremente inspirado nos personagens que BobKane (& associados) vem criando há 60 anos. Do megaorçamento, US$ 25 milhões estão sendo investidos na promoção, sem falar nos patrocinadores paralelos, como a Pepsi-Cola, o que levou a Brahma, em Curitiba (que produz este refrigerante) a patrocinar ontem uma pré-estréia. O cinema de Neil Jordan é no mínimo inquietante. Inglês, 40 anos, é colocado ao lado de Michael Rodford ("1984") e Peter Greenaway ("A Última Tempestade", em exibição no Ritz) como um dos renovadores do cinema inglês dos anos 80. Nascido em Slingo, fundou em 74 a Cooperativa de Escritores da Irlanda e conforme registra Rubens Ewald Filho, "em seus livros especializou-se na tradição mitológica irlandesa". O que levou a ser o consultor criativo do excelente "Excalibur". Foi consagrado em "Mona Lisa" (86). Entretanto, antes faria uma das mais psicológicas adaptações de um conto de fadas ("O Chapeuzinho Vermelho") intitulada "The Company of Wolfes/A Companhia dos Lobos", com Angela Lansbury e David Warner. Um filme que permite muitas leituras em seu enfoque do mundo (e imaginário) infantil, despertar da sexualidade, que mereceria ser visto e debatido. Estas referências bio-cinematográficas são importantes para se dar maior atenção "À Procura do Destino" (The Miracle), 1990, novo filme de Neil Jordan, em cartaz no Cine Groff disponível em vídeo. É um drama edipiano sobre dois adolescentes que criam fantasias em torno das pessoas e encontram uma misteriosa mulher (a norte-americana Beverly D'Angelo) criando em torno dela uma relação muito especial. Embora seja difícil sintetizar em poucas linhas um filme de idéias com fundo psicanalítico com "À Procura do Destino" (não confundir com o filme com homônimo título em português, "A Procura do Destino/Inside Daisy Clover", com Natalie Wood e Robert Redford), é importante procurar saber ver com muita atenção. O ensaísta Inácio Araujo, num curto mas complexo texto em que tentou explicar (sem conseguir) este filme ("Jordan conecta imaginação e realidade em seu Édipo irlandês" "FSP", 21/11/91) disse: "Para quem acredita em Freud, Édipo é muito mais que um personagem. É a chave que conduz ao sentido último da vida humana, a constatação de que o homem está longe de ser o senhor de seus atos. Para quem não acredita, é uma aberração como outras (apenas um pouco mais acentuada). Em ambos os casos, tocar no assunto é procurar encrenca. É precisamente atrás dessa encrenca que foi Neil Jordan ao fazer "À Procura do Destino". Batman, O Retorno - Chega precedido de tamanha carga promocional que em nosso curto espaço é até [dispensável] repetir aquilo que a grande e internacional imprensa vem repetindo antes mesmo do filme ter estreado: custo de US$ 100 milhões, notáveis efeitos especiais, o clima fantástico de Gothan City, a luta do Cavaleiro das Trevas (Michael Keaton), enfrentando agora Pinguim (Danny de Vitto) e a sensual mulher-gato (Michelle Pfeiffer, totalmente diferente do humano e magnífico personagem que interpreta em "Frankie e Johnnie", que continua em cartaz no Lido), a utilização de centenas de pinguins entre aves vivas, marionetes e reproduções mecânicas, figurinistas (Bob Ribwood, Mary Volt), a fotografia do alemão-Verniano Stefan Czapsky, o diretor de criação Bo Welch, o roteirista Daniel Waters (que fez a história daquele que Zito Alves considera o pior filme que já vim em seus 60 anos de cinéfilo, "As Aventuras de um Ford Falilane"). A trilha sonora é de Danny Elfman, que integrou a equipe de "Dick Tracy". No elenco, ao lado dos nomes mais famosos (o Coringa, que no primeiro filme era interpretado por Jack Nicholson, agora foi substituído pelo Pinguim), há um veterano coadjuvante respeitável, Pato Hingle, 69 anos. Direção do Tim Rice, 32 anos, apenas 7 de cinema. Em cartaz nos cines Astor e Bristol. Os Amantes - Drama erótico espanhol, estréia no Palace Itália. Direção de Pedro Conta, com Victora Abril (estrela de Pedro Almdodovar em "Saltos Altos", que vai disputar em agosto o XX Festival de Gramado do Cinema Brasileiro", agora internacional. Depois de decepção do pornokitsch "As Idades de Lulú" (Cine Itália) do "badalado" Biggs Luna, é bom ficar com o pé atrás com as produções eróticas espanholas. Os Reis da Praia (Side Out) - Produção menor, distante Guarani (e disponível em vídeo), é descartável. Direção de Peter Israelson, com C. Thomas, Harley Jane Kovak e Voutrney Thorne-Smith. Somente às 20h30, pois às 15, 14 e 16h30) ali está sendo reprisado "Hook - A Volta do Capitão Gancho" de Spielberg. O Cinema I está reprisando na íntegra "Calígula". Para quem ainda não viu, há quatro programas indispensáveis: a comédia "Beethoven" (Condor), "Tomates Verdes Fritos" (Lido II), "Frankie & Johnnie" (Lido I, o melhor filme da temporada) "A Última Tempestade" de Greenaway e o desenho "A Bela e a Fera", que foi indicado ao Oscar na categoria principal e levou os Oscar de trilha sonora e canção original. LEGENDA FOTO - A MulherGato (Michele Pfeiffer) e Batman (Michael Keaton) numa superprodução de US$ 100 milhões: hoje estréia nacional.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
24
03/07/1992

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