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Aramis

Com a música, com o cinema, homenagens sempre feitas

É realmente lamentável que a idiotice dos diretores das gravadoras brasileiras faça com que as trilhas sonoras dos filmes de Woody Allen permaneçam inéditas. Assim como "A rosa púrpura do Cairo", a sound track de "Hannah e suas irmãs" é o exemplo do melhor bom gosto e conhecimento na escolha de temas perfeitos. Tal como fazem os produtores de nossas telenovelas, Allen preferiu ao invés de encomendar música original para um compositor, encaixar os temas que melhor se ajustem a cada seqüência do filme. De Bach e Mozart às big-bands e as mais belas canções de autores como Richard Rodgers, Cole Porter e George Gershwin (por ele já homenageado especialmente em "Manhattan"), Woody busca (e encontra) a música certa para o momento exato. Assim na proporção que as imagens fazem "Hannah and her sisters" fluturarem nas retinas do espectador, a banda sonora acompanha (e transpõe) sentimentos para todo um universo auditivo perfeito. De tantas e inspiradas canções e temas escolhidos, um ocupa destaque - seja nos solos ao piano do envelhecido pai de Hannah (Lloyd Nollan) nas reuniões do Dia de Ação de Graças (data-parâmetro em toda ação do filme), seja em outros momentos: "Bewitched" que Richard Rodgers (190201979) e Lorez (Milton) Hart (1895-1943) criaram para o musical "Pal Joey". As identificações musicais de Woody Allen vão também ao ponto de homenagear o conhecido Bobby Shorter, um dos melhores intérpretes de Porter e Rodgers, focalizado numa seqüência feita no Carlyle Hotel. Assim como na música, também o cinema é referenciado sempre por Allen: desde quando simplesmente ator, como o crítico Allan e sua paixão por "Casablanca" em "Sonhos de um Sedutor" (Play it Again, Sam, 72, de Herbert Ross), às citações de Fellini, Bergman e outros cineastas europeus - e, neste "Hannah e suas irmãs", o aproveitamento de toda uma seqüência de um filme que reunia os quatro irmãos Marx - Leonard ("Chico", 1891-1961), Arthur ("Harpo", 1893-1964), Julius ("Groucho", 1895-1977), Milton ("Gummo", 1894) e Herbert ("Zeppo", 1901-1979). Assim como no simbolismo de Fellini ou nos mergulhos na alma de Bergman, Allen busca, na citação dos irmãos Marx, mostrar que, como ele próprio diz, dentro de toda angústia contemporânea, o cinema, em sua magia e envolvimento, é ainda uma catarse ao homem. Ainda bem que há cineastas como Woody Allen, para fazer o nosso mundo menos cruel - e mostrar que, afinal, não estamos tão sozinhos assim.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
13
15/10/1986

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