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Aramis

Grammy, o Oscar do mundo musical

Como o Grammy só agora começa a se tornar mais conhecido no Brasil - graças a transmissão da festa de entrega dos troféus pela televisão (no próximo dia 2, diretamente de Los Angeles), pouco espaço vem sendo dado a esta premiação da Academia de Artes Fonográficas, que é considerado o Oscar da música. São dezenas de categorias, cada uma - a exemplo do Oscar - com cinco indicações. E pela própria diversificação, torna-se difícil mesmo aos que acompanham a área musical saber exatamente quem é quem. Mais de 200 nomes foram relacionados nas indicações totais, publicadas somente pela imprensa americana (a "Variety" trouxe uma página a respeito em sua edição de 20 de janeiro último). Apesar da própria Sarah Vaughan, em setembro último, quando veio ao Brasil, participar do Free Jazz Festival, ter falado cobras e lagartos do álbum "Brazilian Romance" (CBS), produzido por Dory Caymmi e Sérgio Mendes, o álbum entrou na categoria "performance vocal feminina". As outras quatro indicações são de cantoras que não tiveram seus discos editados no Brasil: Carmen McRae ("Any Old Time"), Janis Siegel ("At Home"), "Diane Schuur and the Count Basie Orchestra" e Ella Fitzgerald ("Easy Living"). Embora grande parte dos discos indicados a premiação já tenha saído no Brasil, há também dezenas de nominations de ilustres desconhecidos. Por exemplo, entre os cinco candidatos ao troféu na categoria "Novo Artista", só Terence Trent D'Arby teve um elepê aqui lançado (CBS). Os quatro outros candidatos estão inéditos: Breakfast Club, Cutting Crew, Swing Out Sister e Jody Watley. Entre os álbuns musicais, são candidatos: "Les Miserables", "Me and My Girl" - ambos com elenco original da Broadway; "My Fair Lady" e "South Pacific" (regravações com o soprano Kiri Te Kanawa, o segundo editado no Brasil pela CBS) e "The Phanton of the Opera", o novo "must" musical em Londres, de Andrew Lloyd Webber - cuja gravação trazida por alguns curitibanos que assistiram o espetáculo nesta temporada (como o advogado Paulo César Motta, da Secretaria da Cultura) vem sendo disputada a tapas pelos interessados em ouvi-las. Das cinco trilhas sonoras de cinema que concorrem ao Grammy, duas já saíram no Brasil: "An American Tail", de James Hornner (desenho animado, WEA), e "Os Intocáveis", de Ennio Morricone (Polygram). Inéditos permanecem "The Gase Menagerie", de Henry Mancine; "The Princess Bride", de Mark Knofler e "The Witches of Eastwick", de John Willians.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
27/02/1988

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