A história da MPB segundo o Tinhorão
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 13 de abril de 1975
PEQUENA HISTÓRIA DA MÚSICA POPULAR (Da Modinha à canção de protesto). Pesquisador incansável, já com uma boa bibliografia ("A Província e o Naturalismo", 66; "MPB: Um tema em debate", "Música Popular - Teatro e Cinema", 72 e "Música Popular De Índios, Negros e Mestiços", 72) o irascível crítico do "Jornal do Brasil", publicou em fins do ano passado mais um importante e fundamental trabalho para enriquecer a sempre raquítica bibliografia musical brasileira. Distinguindo, logo de início, o que vem a ser música folclórica e música popular, I Tinhorão analisa os principais "tipos" conhecidos do musicológio popular brasileiro: a modinha, o lundu, o maxixe, o tango etc, até os mais recentes: a bossa nova e a canção de protesto, passando pelo choro, marcha-rancho, baião, frevo e os diversos sambas. Um capítulo especial estuda os gêneros rurais urbanizados. Suas pesquisas o levam muitas vezes a posições originais em relação a teorias freqüentemente aceitas por mera rotina, até em ambientes [altamente] especializados. Editora Vozes, 237 páginas, capa de Edson Scorcell.
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