LIVRO
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 23 de março de 1973
Comecei esta série de pequenas resenhas com um livro teórico (o de Peter Brook - O Teatro e seu Espaço - Vozes). Agora é tempo de voltar aos livros teóricos. Começo com dois interessantes textos de Sabato Magaldi, cuja leitura é obrigatória.
1) Iniciação ao Teatro (pequeno volume que abre a famosa coleção Buriti, excelente condensação teórica e que explica muito bem o que o que é o teatro); 2) Panorama do Teatro Brasileiro (livro mais alentado, publicação da Difusão Européia do Livro, fundamental para uma concisa compreensão evolutiva do teatro brasileiro, desde as primeiras manifestações até o que há de mais atual). O forte da matéria, contudo, se encontra nas mãos da Editora Zahar o mais recente que tenho em mãos é o texto de Jean Duvignaud, da Universidade de Tours - Sociologia do Comediante (fundamental pelas colocações sociológicas e pela profundidade dos estudos que realiza num plano europeu. O autor analisa a função social do comediante como elemento exemplar, ou seja, o que pode servir de modelo para imitações). Lionel Abel escreveu o interessante Metateatro, uma visão nova de forma dramática. Estuda os maiores homens do teatro universal - Sófocles, Shakespeare, Calderón, Racine, Ibsen, Shaw, Brecht, Beckett, Genet, etc. Das formas clássicas o autor chega ao mais revolucionário dos dias presentes. No mesmo sentido aprofundador é o livro de Martin Esslin - O Teatro do Absurdo (define o que é o absurdo, apresenta os principais tipos de textos absurdos, estabelecendo uma das mais correntes críticas que já li sobre a matéria).
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