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Aramis

O Carnaval da SICAM (I)

Funcionando desde 1960, a Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais vem crescendo no conceito de seus associados graças ao trabalho dedicado que faz para garantir a máxima promoção aos autores que a ela se filiam. Ao invés de ficar apenas nas simples cobrança dos direitos autorais, a SICAM, através de seus representantes regionais, esforça-se para promover também os seus compositores, principalmente por ocasião do Carnaval. Alcebiades Silva Pinto, 42 anos, 8 de SICAM, desde 72 na direção do escritório no Paraná, montou um esquema especial para tentar quebrar a indiferença do público em relação as composições feitas especialmente para o Carnaval deste ano. Com um catálogo de apenas92 músicas - contra 275 da poderosa SDDA (Serviço de Defesa do Direito Autoral, que agrupa a UBC/SBACEM/SADEMBRA) - a SICAM está entretanto aparecendo bastante. Para tanto, está distribuindo entre as rádios, maestros, lideres de conjuntos, serviços de auto-falantes - enfim todos os meios de comunicação, três lps em que estão as suas músicas com maiores possibilidades para a festa que começa oficialmente no sábado - mas que na prática já teve início. Pela RCA Camden, saíram dois volumes chamados "Folia 75", com o subtítulo de "The Biggest Brazilian Carnival Hits", o que significa que este álbum terá também [um] amplo consumo entre os milhares de turistas que forem a Guanabara e Bahia assistir ao Carnaval. O volume um, abre com o Coral da Alegria, apresentando um pot-pourri, formado por "A Marcha do Caneco", "Beijinho de Boa Noite", "Teobaldo" e, por último, o já conhecido, "Camisa 10", de Hélio Matheus e Luiz Wagner, sucesso já no ano passado na voz de Luiz Américo, lançado antes da Copa do Mundo. Roberto Amaral interpreta a seguir "A Marcha do Pedro Bó", o bom sambista Djalma Pires (da RGE, cedido especialmente para esta gravação) dá uma nova vida a "Saci Pererê", Tereza Sodré canta a "Marcha do Carneiro" e o próprio Alberto Roy, presidente da SICAM, mostra sua boa voz interpretando "É sempre A Mesma Vitória", que encerra o lado A do primeiro volume. Carlos Gonzaga, que nos anos 50 teve sua fase de sucesso defendendo rock-baladas, abre o lado B, cantando "Me Leva Pra Casa, Me Leva" de Domingos Paulo - Neida Fraga e Jotagê. Isnard Simone canta a seguir a "Marcha da Traviata", que tem como subtítulo "Clássico no Carnaval". Fevereiro motiva uma marchinha que Aracy Costa interpreta com entusiasmo: "Quando Chega Fevereiro" de Belmiro Barella. Tereza Sodré canta "Galinha Preta" (Antonio Queiroz / Leonete Tereza Sodré), Luiz Carlos, também da RGE, foi cedido para gravar "Perdão Amor" (José Emídio gravou "Subi No Pé de Cana" e Walter Augusto encerra o volume um com o irônico "A Cigana Corintiana" (Tania Jairo / Leopoldo / J.Senu). O volume 2 de "Folia 75" abre com duas sátiras interpretadas por nomes populares do elenco da RCA Victor: Waldick Soriano em "A Marcha do Cachorro" (auto-satirizando seu "Eu Não Sou Cachorro Não") e Lindomar Castilho com "Olhar de Lagartixa" (a propósito de "Esse Cara", de Caetano Velloso). Teobaldo, o garoto - propaganda do Guaraná e que já virou música de Carnaval, canta "A Marcha do Ligue" - que no mínimo a Telepar poderia aproveitar em seus comerciais. Lindomar Castilho abre também o lado B do lp com "Você é Doida Demais", outra música em condições de aparecer neste Carnaval. Outras faixas: "Tá Todo Mundo Louco", "Audiência", "Mão de Obra", "Você É Doida Demais", "A Santa Terrinha", "A Marcha da Piranha", "Cem Milhões de Corações", etc.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Jornal do Espetáculo
12
06/02/1975

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