Login do usuário

Aramis

O jazz nos saxes

Instrumento da maior sonoridade, que possibilita a descrição de imagens sonoras dificilmente obtidas através de outros meios, o saxofone é o que presta às melhores modulações jazzisticas. Dentro desta primaveras de lançamentos excepcionais, no campo de jazz, temos alguns momentos históricos em gravações realmente imperdíveis. De princípio, o som único e para muitos inigualável de Bem Wester (1909-1973), numa seleção de seus melhores momentos em "Ballads" (Verve/Polygram), álbum duplo realizado com o esmero que caracterizou sempre os trabalhos de Norman Granz. Somando-se aos álbuns duplos de Charlie Parker (1920-1955) e Ella Fitzgerald (interpretando as canções de Rodgers & Hart) esse lançamento dá seqüência ao banquete jazzístico que a Polygram vem oferecendo aos apreciadores brasileiros. São sessões históricas nas quais Bem Webster gravou com Billy Strayhorn (1915-1967), ao piano; Tony Scott, na clarineta; Louis Belsson, na bateria, com arranjos para cordas de Ralph Burn; ou, num bloco mais conhecido ("My Funny Valentine", "Lo's Away"e "Sophisticated Lady", exibindo-se com Teddy Wilson ao piano; Ray Brown, no baixo; e Jo Jones, na bateria. A presença marcante do arranjador Ralph urns dá a esse álbum um sentido histórico do saxofone no jazz. Capítulo que teve sempre em Gerry Mulligan (Nova Iorque, 6/4/1927) um dos mais românticos intérpretes, especialmente em sua fase west coast dos anos 50, como se pode comprovar através das secções gravadas em 27 de agosto de 1951, incluídas no elepê "Mulligan Plays Mulligan" (Prestige/ Ariola), agora reeditado no Brasil. Temas como "Fundhouse", "Rondhouse" e "Mullenium" renascem nesse álbum en que diferentes ( e ótimos) instrumentistas se alternaram nos outros instrumentos, com resultados excelentes. Para quem aprecia o saxofone, é indispensável também ouvir a legendária formação arregimentada por Stan Getz, que em 8 de abril de 1949 convidou quatro outros virtuosos desde instrumento - Zoot Sims, Al Cohn, Allen Eager e Brew Moore, os chamados "Four Brothers", para uma secção de gravação com a participação de Walter Bishop (piano), Gene Ramey (baixo), Charlie Perry (bateria) e interpretando apenas 4 deliciosos temas: "Five And One Moore", "Battleground" e "Battle of The Saxes". Estes três álbuns já satisfazem o apreciador do saxofone no jazz, mas há também outras preciosidades que registraremos nas próximas semanas.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Tablóide
19/08/1984

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br