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Aramis

O melhor Tom da nossa música internacional

Somente das dez músicas mais conhecidas de Antônio Carlos Jobim, existem catalogadas nada menos que 654 gravações diferentes. A campeã absoluta é "Garota de Ipanema", parceria com o poeta Vinícius de Moraes e que a partir de 1963 (quando teve nada menos de 18 diferentes registros) já foi gravada, em dezenas de países, nada menos que 133 vezes, por cantores, instrumentistas-solistas, pequenos e grandes conjuntos e até orquestras (uma delas foi feita em 1969, com o saudoso Lindolfo Gaya regendo uma grande orquestra, coral dirigido por Delfino Filho, para um elepê da histórica Elenco). Em segundo lugar vem "Samba de Uma Nota Só", parceria com Newton Mendonça (1927-1960), que a partir de 1959 já ganhou 93 gravações. Segue-se "Corcovado", que teve em João Gilberto, há 27 anos o seu primeiro intérprete - e hoje já se conhecem 89 gravações diferentes. "Waves", que surgiu apenas instrumentalmente há 20 anos, ganhando depois letra e o título de "Vou te Contar", com 87 gravações, é a quarta classificada. "A Felicidade", parceria com Vinícius de Moraes, feita para a versão cinematográfica de "Orfeu Negro" (originalmente, esta canção não constava do musical "Orfeu da Conceição", encenada em 1956), já teve 86 diferentes gravações a partir de 1959. A discografia básica levantada pela primeira vez da obra de Tom comporta inúmeros estudos e traz inclusive surpresas. Há, por exemplo, 75 composições que até hoje tiveram uma única gravação - muitas delas apenas no Exterior. Entre estas, por exemplo, "Andam Dizendo", parceria com Vinícius, que só foi gravada por Elza Laranjeiras (1925-1986) em 1962; "Cai a Tarde" que só teve o registro de Lenita Bruno (1926-1987) em seu disco feito na etiqueta Festa em 1959 e até um "Capitão Bacardi" que só Tom gravou na A&M há 20 anos passados. "Águas de Março" já teve 22 gravações desde que o próprio Tom a registrou no número um do "Disco de Bolso", de seu amigo Sérgio Ricardo, em 1972. Com um dos grandes nomes da MPB, Marino Pinto (1916-1965) compôs "Ai Quem Me Dera", até hoje só gravada pelo extinto Quarteto em Cy e Tom/Edu Lobo, ambos registros de 1981. Também com Marino é "Frase Perdida", gravada em 78rpm, da Odeon, por Ernani Filho em 1957. Identificado para o grande público como parceiro de Vinícius de Moraes (embora há muito tenha passado a ser o melhor parceiro de si mesmo), Tom viajou nestas suas quatro décadas musicais com outros parceiros como Luís Bonfá ("Amor Sem Adeus", "Engano"); Dolores Duran ("Estrada do Sol", "Por Causa de Você"); Billy Blanco (a "Sinfonia do Rio de Janeiro"; "Teresa da Praia") e, numa fase mais recente, Chico Buarque ("A Violeira", "Eu Te amo", Sabiá" etc.) A maior produção, entretanto, foi com Vinícius, é claro, Newton Mendonça e Aloysio de Oliveira - mas há algumas surpresas. Por exemplo, em 1956, Gilda Barros gravou um 78rpm na Odeon com "Vou Viver ao Meu lado" dividindo com um desconhecido Alcides Fernandes. Três anos antes, Ernani Filho já gravara outro 78rpm na Sinter, uma parceria de Tom e J. B. Stockler (?) intitulada "Faz Uma Semana". Enfim, a obra de Tom Jobim é ampla e maravilhosa - comportando estudos a pesquisas. Aliás, em qualquer país civilizado, um autor de sua grandeza já teria uma ampla bibliografia. No Brasil, só agora sai esta obra - e assim mesmo numa tiragem privada. Suas 21 canções mais gravadas 1. "Garota de Ipanema" (com Vinícius de Moraes, 1963) - 133 gravações; 2. "Samba de uma Nota Só" (com Newton Mendonça, 1959) - 93 gravações; 3. "Corcovado" (1960) - 89 gravações; 4. "Waves" (1967) - 87 gravações; 5. A Felicidade (com Vinícius, 1959) - 86 gravações; 6. Desafinado (com Newton Mendonça, 1958) - 81 gravações; 7. Meditação (com Newton Mendonça, 1959) - 76 gravações; 8. Chega de Saudade (com Vinícius, 1958) - 70 gravações; 9. Insensatez (com Vinícius, 1961) - 63 gravações; 10. Se Todos Fossem Iguais a Você (com Vinícius, 1956) - 56 gravações; 17. Por Causa de Você (com Dolores Duran, 1957) - 52 gravações; 12. Dindi (com Aloysio e Oliveira, 1959) - 50 gravações; 13. Eu Sei Que Vou Te Amar (com Vinícius, 1959) - 46 gravações; 14. Amor em Paz (com Vinícius, 1960) - 45 gravações; 15. Só Danço Samba (com Vinícius, 1962) - 39 gravações; 16. Samba do Avião (1962) - 36 gravações; 17. Este Seu Olhar (1959) - 32 gravações; 18. Inútil Paisagem (com Aloysio de Oliveira, 63); "Água de Beber" (com Vinícius, 1961); "O Morro Não Tem Vez" (com Vinícius, 1963); "Estrada do Sol" (com Dolores Duran, 1958) - empatadas - cada uma com 30 gravações.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
15/12/1987

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