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Aramis

Regeneração

Há algumas semanas, registramos a importância da revalorização dos temas rurais na música brasileira - independente da necessidade de se aprender a ver a apreciar/entender a manifestações culturais regionais, sem preconceitos. Jovens inteligentes e sensivelmente brasileiros estão se voltando a raízes - seja na linha fortíssima de Elomar Figueira de Mello - a mais importante presença da MPB, e que amanhã estará no Paiol participando de uma "Parceria Inédita", com o jornalista Fausto Wolff ou mergulhando em outras correntes. Agora, aos nomes de Dércio e Dorothi Marques, Passoca, Diana Pequeno, Carlos Pita entre outros sem falar em Renato Teixeira, pode-se acrescentar mais um André Barbosa Filho. E, no seu caso, trata-se de um evento particularmente importante: como dezenas de jovens de sua geração, sofreu a influencia dos Beatles nos anos 60, foi vocalista e líder de um conjunto chamado "Os Bruxos" (que, em 67, ganhou um prêmio no Festival Nacional de Conjuntos) e compondo e cantando em inglês, chegou a integrar o "Light Reflections", que, em 1972, era tido apresentado como americano, colocando nas paradas musicais como "Tell me Once Again", de sua autoria. André Barbosa Filho decidiu dar uma volta de 360º graus em sua carreira: "Tradição" (Continental, 1-01-401-218, março/80), produção de Flávio Augusto marca o ingresso deste jovem na linha mais brasileira que se possa imaginar. Para quem cantava e compunha em inglês, fazer músicas como "Aí Solidão", "Moça da Mata", "Madrugada" e a longa belíssima "Fábulas de Violeiro", onde fala em João de Barro, em cachorro-do-mato, em Jabuti, pode-se considerar um verdadeiro milagre. Retrocesso? Se André Barbosa Filho não tivesse uma bela voz, criasse belas letras e harmonias e aparecesse com um elepe tão honesto e sincero como este, só o fato de assumir sua brasilidade e entender que na linguagem simples, do povo, está a grande verdade, já o faria merecer toda nossa admiração. Como diz o release da Continental., a consciência crítica do trabalho que André viu em Chico Buarque, o fez "renascer das cinzas". Com este "Tradição" se insere como um legítimo brasileiro, dando início, agora sim, a um trabalho da maior beleza e sinceridade.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Música
27
27/04/1980

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