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Sentido do som segundo Wisnik

A Vulcan do Brasil patrocinou há dois anos o Festival de Música de Teresópolis e, no ano passado, editou um festival-curso em São Paulo. Neste mês de janeiro reestruturou, de forma mais econômica, a promoção: financiou a Academia Vulcan de Música 1990. 175 bolsistas vindos de todo o Brasil assistiram, na Faculdade Santa Marcelina, a aulas de piano, violino, violoncelo, contrabaixo, violão, flauta, percussão, canto, percepcão harmônica e acompanhamento psicológico para apresentação em público, além de um curso de técnicas de Alexander (elementos de postura em público). Entre os bolsista estava Múcio Lobato, 19 anos, mineiro de São João del Rey, mas que há 9 anos mora em Londrina, onde estuda violino. xxx Paralelamente foram oferecidos eventos abertos, dos quais o de maior público foi um curso histórico da música "O som e o Sentido", ministrado pelo musicólogo e compositor José Miguel Wisnik. No ano passado, Wisnik sem dúvida hoje um dos mais importantes teóricos da música no Brasil (embora sua cadeira seja de literatura na USP) esteve em Curitiba, orientando cursos. Num deles, aproveitou para lançar "O Som e o Sentido: Uma Outra História das Músicas", co-editada pela Companhia das Letras/Círculo do Livro. Uma obra sobre a qual nunca é demais falar. Trata-se de uma história da música, cuja originalidade está em fugir dos padrões habituais de publicações do gênero, que se resumem a narrativas lineares sobre estilos e biografias de compositores, baseadas na trajetória da música européia, que é erroneamente considerada a música universal. Wisnik, por exemplo, examina a música dos povos africanos, da Índia, dos países árabes, da China, Japão, de nações indígenas, da Indonésia e da Grécia antiga. O título também faz sentido, pois suas páginas reservam espaço para a história dos sons e sua utilização desde tempos remotos até a música contemporânea. "É um livro sobre vozes, silêncios, barulhos, acordes, tocatas e fugas em diferentes sociedades e tempos", define o autor. O livro é acompanhado de uma fita cassete que contém - em transcrições para sintetizador - trechos musicais que abrangem o período dos séculos X ao XX e do folclore de diversas partes do mundo. É um trabalho do compositor Hélio Ziskind, oferecendo ao leitor a oportunidade de melhor entender o livro, embora possa ser ouvido independentemente da leitura. Wisnik é também letrista, parceiro de vários nomes de vanguarda, em músicas populares lançadas nos últimos anos. LEGENDA FOTO - Wisnik: para entender a história da música
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
26/01/1990

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