Login do usuário

Aramis

Som contemporâneo

Muitos são os aspectos que fazem de "Slaves Mass" (WEA Discos Ltda, 36.021, maio/77), um dos mais importantes lançamentos do ano. Em primeiro lugar, por se tratar do segundo [álbum] de um dos mais criativos instrumentistas já aparecidos no Brasil que chega às lojas de nosso país: Hermeto Paschoal. Em 1972, o baterista Rubens Barsotti (Zimbo Trio) conseguiu produzir o antológico "A Música Livre de Hermeto" (Philips_), álbum que apesar de toda sua importância (entrou inclusive em nossa lista dos 10 melhores do ano) não vendeu o suficiente para estimular a gravadora a fazer um novo disco ou sequer mantê-lo em catálogo. Nos EUA, onde tem residido com [intervalos] regulares, Hermeto encontrou maior campo para sua inventividade de [múltiplo] instrumentista - da percussão aos teclados. E, há alguns meses, ali fez um segundo lp solo (o primeiro, gravado em 1969, nunca foi editado no Brasil), produzido por seu grande amigo Airto Moreira (com quem integrou o Quarteto Novo, ao lado de Heraldo e Theo, entre 1964/68_ e Flora Purim. Com ampla liberdade criativa, Hermeto realizou um disco definitivamente perfeito, com o desenvolvimento de todas as idéias possíveis em termos de criação musical, desde a utilização de guinchos de porcos ("executados" por Guimorvan, proposta que Hermeto já tentou aplicar no Festival da Canção de 1972, no Maracanãzinho, em 72, e quase o levou [à] cadeia) até uma verdadeira sessão de espiritismo realizada no estúdio, durante o registro de "Cannon" e na qual, segundo o relato que o próprio Guimorvan nos prestou na semana passada, Hermeto, Hugo Fattoruso, Raul de Barros, Laudir de Oliveira, Airto e Flora Purim - que participaram da faixa, sentiram algo de espiritual ocorrer, como se a alma de Julian "Cannonball" Adderley (1928-1976), grandes amigos de todos os músicos participantes da sessão e a quem a faixa era dedicada, tivesse "baixado" sobre eles. [Sobre] a flauta em playback de Hermeto, somou-se vozes e sons guturais, invertidos em velocidade na mixagem, com um resultado impressionante. A faixa-título do lp, "Slave Mass", tem a participação de Flora, há 3 anos escolhida melhor cantora de jazz nos EUA e que acaba de fazer seu primeiro lp na Warner (assim coo Airto inicia seu novo [álbum] dia 11 de julho próximo). Se em 1972, o lp "A Música Livre de Hermeto" havia uma faixa antologicamente criativa e poética chamada "Bebê", agora Paschoal nos traz outra composição, merecedora de ser lembrara entre os melhores do ano: "Chorinho Pra Ele" (Litle Cry For Him). Todas as faixas deste lp são da maior voltagem, trabalho altamente profissional e que recomendamos, sem restrições a todos que apreciam a música contemporânea, independente de rótulos e preconceitos. Outras faixas: "Tacho" (Mixing Pot), "Aquela Valsa" (That Watlz), "Escuta meu Piano" (Just Liten) e "Geléia de Cereja" (Cherry Jam). xxx Se no Brasil um percussionista dificilmente teria chances de fazer um lp como solista (o pernambucano Nana conseguir grava um álbum "Amazonas", na Philips, em 74, mas que passou totalmente desapercebido), nos EUA, um músico como Airto Guimorvan Moreira, em apenas 8 anos de atividades regulares se projetou coo um dos percussionistas mais criativos, já com seis lps, solos e participação [em] mais de 90 discos de outros músicos famosos. Assim, como Guimorvan, outro músico estrangeiro que, a custa de muito esforço está conseguindo prestígio nos EUA pelo o outro (salvo engano) Mongo Santamaria, executante de congas (entre outros instrumentos), que acaba de ter um lp-solo editado no Brasil: "Sofrito" (RCA 2044001, junho/77), reunindo composições próprias ("O Mi Shango") e de outros instrumentistas, como William Allen ("Five On The Colour Side", "Secret Admirer"), Marty Sheller ("Olive Eye", "Princess"), Armen Donelian ("Iberia", "Spring Song") e Neal Creque ("Sofrito"). Um lp curioso, gravado principalmente por músicos centro-americanos, que vale, no mínimo, como informação sobre o trabalho de um instrumentista ainda insuficientemente conhecido.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Jornal da Música
29
03/07/1977

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br