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Aramis

Um feriadão rico em estréia nas telas

Numa semana apetitosa, com rendas estimuladas pelo feriadão, acontecem cinco auspiciosas estréias - enquanto outros filmes com boa bilheteria prosseguem em cartaz ("Cabo do medo", no Condor; "Bugsy", no Groff; "Uma Luz na Escuridão", no Bristol; "Desejos", no Astor; "O Silêncio dos Inocentes", no Itália; "Meu primeiro Amor", no Cinema I; "Thelma e Louise", no lido II). Para o grande público - em especial a faixa infantil - a opção é HOOK - A VOLTA DO CAPITÃO GANCHO, a versão que o mago Steven Spielberg fez do clássico "Peter Pan", em lançamento nacional. Com um elenco de superstars - Dustin Hoffman no personagem título, o vilão da história; Robin [Willians] como o Peter Pan adulto e Julia "Uma Linda Mulher" Roberts como uma sensual fada Sininho, esta superprodução de US$ 50 milhões tem tudo para agradar e lotar as sessões do Plaza (14, 15, 16h45, 19h30 e 22h). DELICATESSEN é, em termos de cinema-arte, novidade, a estréia mais aguardada. Marca a entrada no mercado de uma nova distribuidora, a Initial Brasil, criada no ano passado pelo cineasta Bruno Wainer (filho do lendário jornalista Samuel) e Marc Beauchamps, que inteligentemente fizeram um bom trabalho de imprensa, coordenado por Daniele Scherer. O filme é exemplar de uma nova tendência do cinema europeu e já ganhou o carimbo de filme-cult, com boas rendas. Lançamento amanhã, no Lido I. O bom amigo Amir Labaki, da "Folha de São Paulo", soube observar que com "Delicatessen", Jacques Tati ("As Férias do Sr. Hulot", "Meu Tio") ressuscita no pós apocalipse. Este primeiro longa da dupla Jeunet e Caro - a grande sensação da Europa na temporada 91 - adapta para um cenário de "Blade Runner" o humor surreal e imagético do mais francês dos herdeiros de Buster Keaton. Diz ainda labaki que a gag exclusivamente visual, como a cama rangendo sob os amantes e ditando o diapasão para todo um edifício, ou a bela míope que tenta sem óculos servir chá, fazem os movimentos antológicos dessa comédia atípica e marcante que remete ao âmbito nacional ao pouco conhecido "Fogo e Paixão" (88, de Isay Weinfeld e Márcio Kogan). Produção em 1991, marcando a estréia da dupla Jean-Pierre Jeanet e Marc Cairo, "Delicatessen" é um filme de visão obrigatória. Jodie Foster, agora com dois Oscars de melhor atriz em sua lareira - o segundo, por "O Silêncio dos Inocentes" (que continua em exibição no Itália) estréia como diretora em MENTES QUE BRILHAM (Little Man Tale), mais uma abordagem cinematográfica de um tema que o "Fantástico" - e o cinema americano contemporâneo - tanto gostam de mostrar: problemas de saúde, especialmente com crianças especiais (ou excepcionais) vistos em filmes-esperanças. No caso, o personagem central, Fred Tate, é um superdotado, que com um ano já é capaz de ler. Com alguns anos mais, escreve poesai, pinta, toca piano como m adulto. Tanto talento e QI trazem, entretanto, problemas para sua normalíssima mãe. O garoto é interpretado por Adam [Hann Byrd] e o filme tem também condições de fazer boa carreira. No Cine Ritz. AMIGOS... SEMPRE AMIGOS (City Slickers), que valeu ao veterano Jack Palance o aguardado Oscar (melhor coadjuvante) entra em exibição normal no Palace Itália. Dirigido por um novo cineasta, Ron [Undeewood], levando o humor ao western, com Palance contracenando com Billy Crystal (famoso na TV americana, mestre-de-cerimônias da festa do Oscar), esta produção descontraída também tem condições de ser um programa agradável. O CASTELO DE MINHA MÃE (La Chateau de Man Merre) é uma espécie de continuação - ou filme-geminado de "A Glória de Meu Pai", do mesmo Yves Robert ("A Guerra dos Botões"), que estava em exibição na mesma sala (Luz) até a semana passada. Recordações de infância de um garoto na França no fim do século passado, com belas paisagens, humor fino e boas interpretações. A verificar, obrigatoriamente, no Luz. Morgenau (Praça [Ruy] Barbosa), exibe só hoje a paleolítica, kitsch mas histórica cópia que o cinema dispõe de uma versão espanhola - sabe-se lá de que ano! - da "Paixão de Cristo". Numa sala que, tradicionalmente, sobrevive com filmes na linha pornô-violência, a tradição religiosa dos irmãos Souza lhes garante anos de indulgência plenária. Por último uma dica no distante Guarani, retorna um excelente filme, que passou desapercebido na época: "Caminhos Violentos"(At Close Range), de James Foley, com Sean Penn, Cristopher Walken e Mary Stuart Masterson. LEGENDA FOTO Cena da míope servindo chá: momentos antológicos em "Delicatessen"
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Nenhum
21
17/04/1992

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