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Aramis

Vocalistas

1 - Com um elenco tão importante, a WEA Discos Ltda., pode deitar e rolar em lançamentos internacionais. Por isso, seu produtor internacional, está lançando uma coleção de gravações de nomes famosos feito ao vivo, registrando os aplausos, os assovios, o entusiasmo do público, após cada interpretação de seus superstars. Nesta série "Live in Concert", temos os seis primeiros álbuns dedicados a Aretha Franklin ("Live At Filmore West"), Ray Charles ("Live"), Ottis Redding ("Live In Europe"), Rod Stewart/Faces (""Live/Coast/Overture and Beginners"), Jimmi Hendrix (1943-1970) e The Doors ("A solutely Live"). Cada um dos artistas - ou grupos - focalizados, apresenta, evidentemente, o melhor de seu repertório. Lamentável, apenas, que nas contracapas não haja maiores detalhes a respeito de cada gravação: data, locais em que foi feito, etc. Vale, de qualquer forma, como documentos de momentos da música internacional. 2 - Muita gente imagina que Carlos Lombardi seja argentino, já que se dedica há mais de 30 anos a cantar tango. Mas é filho de italianos, nascido e criado em São Paulo. Nome popular na noite paulista & adjacências. Lombardi é um dos cantores de tango que mais vende no Brasil e sua série de gravações, na Beverly/Copacabana, chega agora ao volume 6 (AMCLP 5431, junho/77), sendo que desta vez resolveu fazer uma versão para o espanhol - ou portunhol - de autores brasileiros - do carnavalesco "Saca Rolha" (Zé da Zilda/Zilda) até "Fica Comigo Esta Noite" (Adelino Moreira/Nelson Gonçalves) passando por Lupicínio Rodrigues ("Vingança"), Herivelto Martins ("Caminhemos", "Carlos Gardel", "Vermelho 27"); Ary Barroso ("Risque") e até Vicente Celestino ("Ébrio"). Do próprio Lombardi é um tanto feito diretamente em espanhol: "Te Digo Adios". 3 - Dois cantores populares, para mercados específicos: Claudia Barroso ("Cara e Coragem", Continental, 1/01-404-157, julho/77), uma da campeãs de vendas da Continental, diversifica o seu repertório, incluindo ao lado de músicas próprias ("Mantendo as Aparências"), músicas de Dominguinhos/Anastasia ("Boa Amiga", "Meu Dilema"), Isolda ("Cara e Coragem"), Isolda e seu irmão, o falecido cantor Milton Carlos (1950-1976) ("Bobagem"), além de uma música que apesar do título não é autoria de Waldick Soriano: "Homem por Homem" é uma composição de Evaldo Barreto. Para uma faixa de público muito próxima de Claudia é que se destina Hélio Portinhal, já com vários lps gravados: "Parabéns pelo Seu Aniversário" (Odeon/Coronado, 10109, julho/77), reune autores tão diversos, mas todos na mesma linguagem dramática e mesmo inútil. Waldick Soriano, por exemplo, comparece com um bolerão cujo título é roubado de um verso de Antonio Maria: "Se Eu Morresse Amanhã". E J.P. Cruz - Niquinho são os autores de "Maria Ninguém", título de uma das mais belas músicas de Carlinhos Lyra. Há até um certo Tito Mendes, cujo "Bebedeirra" abre o lado 2 do disco. Bonita e explendorosa em termos anatômicos, Diana teve reunidos os seus "Grandes Sucessos" (Polyfair, 2494592, junho/77), que possibilita apreciar a versões, as parcerias com seu ex-marido, Odair José ("Uma Nova Vida", "Esta Noite Minha Vida Vai Mudar", "Foi Tudo Culpa do Amor"), ou suas composições isoladamente ("Que Vontade Eu Sinto de Voltar", "Tudo Vai Dar Certo", "Você Prometeu Voltar")etc. 4 - Depois da Black Rio, banda que a WEA Discos lançou há 2 meses, a Phonogram inventa agora a União Black, para vender bastante nos subúrbios cariocas, onde há o fenômeno Black. Os músicos não são identificados, os nomes que aparecem como autores das faixas pouco dizem, mas é claro que o dedo de Gerson Combo, o astuto industrial do som black, está por trás deste lp, produção de Ronaldo Corrêa para a (Phillips(. Entre o black colonialista ao som espontâneo das bandinhas do Interior catarinense, ficamos com estas reunidas no volume 2 da série "Encontro de Bandinhas" (Chantecler, Alvorada, 2 10 702 132, julho/77), onde os Montanaris executam "Brasil de Chope" e com os Schivini temos o "Dobrado Silvino Rodrigues" de Mário Zan ou o Jazz Pomerode apresenta "Lembranças de Blumenau". Um disco barriga verde, com gosto de Lyra chope com chucrutes.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Música
27
14/08/1977

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