Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1975)

Best-Sellers da Record

Mais um pacote de best-sellers da Record, editora que tem o exato sentido de lançar libros destinados ao consumo do grande público, em busca de leitura digestiva, sem maiores compromissos.

Música

Nascido na Espanha, criado em Buenos Aires e hoje radicado no Brasil, o cantor Gregório Barrios, 63 anos, 36 de carreira artística, é, no mínimo, uma pessoa muito simpática, e, no máximo, um interprete romântico capaz de emocionar as balzaquianas que muito amaram ao som de seus boleros dolentes nas décadas de 40/50.

Prece dos Sobreviventes

Rompendo um silencio poético de dez anos quando publicou "O Dentro da Gente" (Livraria Martins, 1964), um dos mais importantes trabalhos poéticos de autor paranaense - Margarida Elisabeth Sansone, mostra hoje um texto que, embora não queira classificar como poesia, trata-se de uma mensagem de grande força-lírica, e no qual ela somou elementos da sociedade para esta coluna, eis as palavras de Margarida Elisabeth - que são também os nossos votos para 75 a todo o mundo. SENHOR

As nossas vacinas (II)

Para conseguir fabricar a vacina contra a meningite, tipos "A" e "C" numa mesma dose, o médico Edgar Barbosa Ribas investiu de seus próprios recursos, quase Cr$ 300 mil, importou aparelhos e dedicou-se em tempo integral ao projeto, junto com sua pequena mas dedicada equipe - os bioquímicos Edemarques Baggio, José Vicente Bobato e Emiko Hirono, conseguindo, neste final de ano, aprontar as primeiras unidades - já testadas com pleno êxito. Hoje, à tarde, Edgar viaja para Washington, onde além de agradecer, por sua ajuda, o cientista Malcon S.

Música

As telenovelas não trouxeram apenas uma elevação no nível técnico artístico das televisões- principalmente nas produções da Rede Globo de televisão, mas estão proporcionando, também um novo e fértil a promoção e divulgação musical. Através dos temas musicais escolhidos para marcar momentos ou personagens mais marcantes de cada capitulo. Tem sido lançados músicas nacionais e estrangeiras que conseguem, graças a isto, um grande sucesso popular.

Os homens & Os fatos

O advogado Gilberto de Abreu Pires, presidente da Paranatur, já decidiu: 1975 será o ano do turismo na Ilha do Mel. Um dos mais belos pontos do litoral-sul - mas abandonado pelo Governo, que nunca se preocupou em ali realizar qualquer obra capaz de facilitar o afluxo turístico, a Ilha do Mel, teve, entre os anos 20/30, até a eclosão da II Guerra Mundial, um movimento intenso, principalmente da parte de famílias alemãs - as quais, evidentemente, a partir de 1939, deixaram de freqüentar a ilha - que passou a ser considerada zona de segurança nacional.

Panorama

O senador Mattos Leão foi um dos homens que ouviu com a maior atenção e alegria o pronunciamento do presidente Ernesto Geisel, na noite de segunda-feira, dia 30. As palavras do Chefe da Nação traduziram muito do que o senador de Guarapuava vem defendendo há algumas semanas, no que diz respeito à necessidade de união política para o progresso da Nação.

Numeradas

1- depois de editar os álbuns Flash Gordon no Planeta Mongo, de Alex Raymond, e Principe Valente de Harold Foster, a Editora Brasil América Limitada acaba de colocar nas bancas no Paraná, com distribuição do eficiente André Danderfer da Prelúdio "Jim das Selvas", também de Alex Raymond (1911-1956). Mais um trabalho "arqueológico" de Adolfo Aizen, este álbum de 100 páginas (preto e branco Cr$ 80,00) ressuscitando desta vez as primeiras páginas dos personagens que Alex Raymond criou para competir com Tarzan.

Zig Zag

Como foi eleito para a Câmara Federal com 23.994 votos, Minoro Miyamoto foi exonerado, a pedido, do cargo de chefe do Escritório de Assistência Técnico-Administrativa, Símbolo 2-C, em Brasília. Seu substituído só será escolhido em março. * Outra substituição: Walter Bittencourt sucede a Joaquim Borges Pereira na direção da Escola Polivalente de 1o Grau, em Curitiba. * Mais uma merecida homenagem à madame Helene Garfunkel, diretora da Aliança Francesa desde a sua criação em Curitiba, há quase 30 anos: Cidadã Honorária do Paraná.

Os filhos de Goiás

Apesar de todo o seu raivoso radicalismo o jornalista J. Ramos Tinhorão, um dos mais seguros pesquisadores da música popular brasileira, autor de alguns livros básicos a respeito, tem razão em seus ácidos artigos no "Jornal do Brasil" com relação a alienização de nossa cultura, com a progressiva influencia da mais nefasta (e de pior qualidade) música estrangeira.

Cenouras japonesas.

A história é verídica, embora pareça digna da seção "O Impossível Acontece". Em Castro, um ativo agricultor japonês fez a maior plantação de cenoura do Estado - e começou a vender a sua produção no Ceasa, em São Paulo, através de uma cooperativa. Mas nos últimos meses começou a se preocupar coma queda no preço das cenouras e, em busca de explicação, foi procurar um executivo daquele Centro Comercial, que lhe adquiria a produção. Resposta: É qual apareceu um japonês louco, que diariamente manda dois caminhões de cenouras, vendidas aqui a um preço ainda mais reduzido.

Zardoz & o estranho mundo de Vortex

Inquietante, simbólico e, às vezes, até hermético para a compreensão do espectador menos atento, "Zardoz" (cine Ópera, 2a semana) é a confirmação do talento de John Boorman, admirável cineasta que desde sua violenta estréia no thrilling.

A viagem de El-Khatib

Só mesmo o grande amor que tem pelo Brasil, onde se encontra há 45 anos, fez com que o editor Said Mohamad El Khatib, 59 anos, recusasse um convite que recebeu ao visitar a sua aldeia natal, no Líbano: ser o prefeito de Khebet-Ruora, pequena localidade de 3 mil habitantes, onde nasceram e viveram seu avô e seu pai. Em 7 meses que passou no Oriente Médio, o editor El Khatib desenvolveu uma série de contatos e, em sua aldeia, conseguiu realizar algumas obras - que lhe valeram o pedido da população para que ali ficasse, como prefeito.

A mulher & a música

Uma prova de quanto uma boa produção pode fazer por uma cantora de talento é o novo lp de Eliana Pittman (Tô chegando já cheguei, RCA, 1030084, Dezembro/74). A bela cantora, devidamente assessorada pelo jornalista Sérgio Cabral - coordenador artístico desta produção de Osmar Zandomenigui - e amparada em arranjos dos maestros Severino Filho, Ely Arcoverde, Nelsinho e do Magro do MPB- 4, mostra toda sua potencialidade de intérprete madura, com um repertório que vai de clássicos como "Kalu" ( Humberto Teixeira e "Quem Dá Mais?

Musica

Conhecendo-se melhor o violonista, compositor, cantor e amigo Toquinho (Antônio Pecci Filho, 28 anos) admira-se cada vez mais a sua obra por si só já consagrada, cantada do Amazonas ao Rio Grande do Sul, com as letras do amigo e parceiro querido Vinícius de Moraes.

Memórias de Juarez (I)

Com bom humor e simpático, o marechal Juarez (de Nascimento Fernandes) Tavora, 76 anos, volta a dedicar algumas páginas a Curitiba, no segundo volume de seu livro de memórias "Uma Vida e Muitas Lutas"( Livraria José Olympio Editora, Coleção Documentos Brasileiros).

A Cidade & O Tempo

Até agora um reduto de pequenos agricultores, integrando o chamado Cinturão Verde, a Zona Norte de Curitiba começa a mostrar os primeiros sinais de que abrigará, a médio e longo prazos, os novos bairros da elite curitibana. Se a falta de uma infra-estrutura de serviços - água, saneamento, telefone, supermercados, farmácia etc.

Os gospels de Mahalia e os lps ao vivo com Sarah, Diana e Liza.

DAS mais jovens e promissoras revelações à edição póstuma de uma das maiores cantoras de Gospel, em seu primeiro lp colocado no Brasil, há mais de uma dezena de bons lps de excelentes vocalistas que, nas últimas semanas, vem se acumulando nas prateleiras, à espera de uma justa indicação aos leitores que se interessam pela música vocal. Lamentavelmente, não podemos dedicar a cada um destes lançamentos o espaço ideal, mas aqui, neste início de ano, fazemos um rápido e jornalístico registro a respeito.

Musica

A androgenia chegou agressivamente na arte brasileira: quase 40% dos espetáculos teatrais apresentados em São Paulo em 1974 tiveram atores (ou ao menos do sexo masculino) vivendo personagens femininas e o conjunto Secos & Molhados, após o sucesso de 73/74, desintegrando-se, faz com que surgissem uma série de sucedâneos também inspirados nos abdrógenos elétricos internacionais como David Bowie e Alice Cooper.

Memórias de Juarez (II)

No segundo volume de suas memórias ("Uma Vida e Muitas Lutas"/ "A Caminhada no Altiplano", Livraria José Olympio Editora, Coleção Documentos Brasileiros, 1974, 311 páginas), o marechal Juarez Távora, 75 anos, recorda outra estória interessante ocorrida em 1939, quando, no Paraná, chefiava o 1o Batalhão Rodoviário e a Comissão de Estradas de Rodagem PR/SC. Pouco antes da entrega ao tráfego do trecho Rincão-Rio Bonito, na estrada Curitiba-Joinville (29 de fevereiro de 1940), ocorreu "um fato de alguma forma divertido, mas que me causou, no momento, um grande susto".
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br