Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1992 - Julho)

Denise é agora tese para a Universidade de Nova York

A "Folha de São Paulo" é hoje um dos jornais de circulação no Paraná competindo com a imprensa local. Entretanto isso não significa que todos os paranaenses tomem conhecimento do que pública e assim a matéria colorida que dedicou na capa do suplemento "Ilustrada" edição de segunda-feira, merece ser comentada, especialmente porque se refere a paranaense de maior projeção mundial nos dias de hoje na área artística: Denise Stoklos, 43 anos a serem completados no próximo dia 10 de julho.

Bibioteconomia

O primeiro curso de especialização para bibliotecários de instituição de ensino superior do Paraná começará a funcionar na próxima segunda-feira. A abertura será às 8h, no anfiteatro do 7º andar do Edifício D. Pedro I, com as presenças do reitor Carlos Alberto Faraco e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Roberto Antunes dos Santos. São 25 alunos que freqüentarão o curso, classificados em exames de seleção e que cumprirão a carga horária de 450 horas, em três módulos. O primeiro começa no dia 6 e vai até 31 de julho

S.O.S. Planeta Terra

Com charmosa edição, a Melhoramentos lança a coleção S.O.S Planeta Terra, com objetivo de esclarecer os jovens leitores sobre dúvidas e conceitos básicos de ecologia. Composta por oito títulos da mais palpitante atualidade, a coleção foi iniciada com os volumes O Efeito Estufa, Chuva Ácida e a Camada de Ozônio, de M. Bright, e Floresta Tropical, com ilustrações de James MacDonald. Estão programados ainda os títulos Poluição Urbana, Reciclagem, Habitats em Extinção e Poluição nos Oceanos.

Ficção-ecológica

O jornalista Peter Benchley, que depois do sucesso de Tubarão (levado ao cinema), passou a dedicar-se à ficção, surge agora em a Besta (Editora Rocco, 292 páginas). Lembrando o mundo de Vinte mil léguas submarinas, onde o misterioso capitão Nemo enfrenta um polvo gigante, Benchley soube criar uma história tão emocionante quanto a do consagrado Júlio Verne. Também um apaixonado pelo mar, ele mostra neste romance as nefastas, e nada inverossímeis, conseqüências do desequilíbrio ecológico.

Curso de Ikebana no fim de semana

A arte de reproduzir a natureza em pequenos arranjos. Esta é a proposta de um curso sobre Ikebana, que acontece em Curitiba neste final de semana. O Ikebana é uma arte japonesa que confecciona arranjos de flores. O curso tem doze horas de duração e abrange estudos teóricos e práticos sobre a origem e significado do Ikebana, simbolismo das flores, técnicas de conservação e confecção de arranjos, além da exibição de um vídeo. A promoção é do Centro de Estudos de Antropologia Gnóstica.

Franceses assistem filmes brasileiros inéditos aqui

Enquanto no Brasil a produção cinematográfica, em longa-metragens, continua paralisada - e para que os dois principais festivais competitivos do país (Gramado, Rs, agosto; Brasília, outubro) não fossem cancelados seus coordenadores tiveram que privilegiar os curtas e médias-metragens - e criar eventos paralelos (em Gramado, abrindo-o competitivamente a outros países), no exterior o Brasil ainda vive de glórias visuais do passado.

No campo de batalha

Com toda razão, Neiva Braska Negrão é a mãe-coruja da dança paranaense. Sua filha, Jô Braska Negrão, continua em escala internacional. Depois de ter residido em São Paulo e feito uma permanência de cinco anos nos EUA, com bolsas da Universidade de Harvard (escolhida entre 538 candidatas), em 1988 esteve em Moscou, onde se atreveu a dar aulas de jazz numa academia. Pelo visto agradou, pois em setembro do ano passado foi convidada a ensinar jazz numa escola da antiga capital da URSS.

Correspondência amorosa dos célebres músicos

O que pensava Mozart enquanto compunha A Flauta Mágica? O que sentia Haydn quando trabalhava em sua ópera A Alma do Filósofo? Que sentimentos inspiravam Beethoven, Chopin, Wagner?

Jacarezinho prepara festa com disk-Texas

Até um telefone especial, o Disk Texas (0437) 22-0232, está em ação para os vinte dias da Festa do Texas, um acontecimento anual na época de férias de julho na cidade paranaense de Jacarezinho.

Ópera Tosca é atração-laser no Teatro Paiol

A ópera Tosca, de Puccini, com Plácido Domigo, em vídeo laser, será apresentada no Teatro Paiol, na próxima terça-feira, às 18h20, com entrada grátis, numa promoção do Projeto Música do Banco Real, com apoio em Curitiba do Hotel Bourbon. Antes da apresentação, o diretor de teatro Marcelo Marchioro fará comentários.

No campo de batalha

Já que começamos falando na arte de beber vinho, mais um registro editorial sobre cozinha & mesa: István e Janes Wessel publicam "Segredos da Família Wessel" (Edições Melhoramentos, 124 páginas). Em linguagem coloquial, o casal oferece mais de 50 receitas relacionadas a arte de preparar carne e, especialmente churrasco, área no qual os Wessel são profissionais com mais de um quarto de século de experiência. Bom apetite! xxx

Indicações 1991 em exposição

A Sala Miguel Bakun / Secretaria da Cultura abre amanhã para 20h30, para a mostra "Circuito Oficial de Salões de Arte - Indicações 1991", com 35 trabalhos inéditos de artistas premiados nos salões oficiais do Estado.

Concurso de outdoor

A Central de Outdoor lançou no ano passado o "Prêmio UAU", concurso de nível nacional para escolher o melhor outdoor do ano. No próximo mês de agosto, será promovida em São Paulo a segunda realização deste concurso, que este ano terá sua premiação e sistemática modificadas. É que foi ampliada a participação das cidades concorrentes, através do trabalho das seccionais e núcleos regionais da Central de Outdoor, visando dar uma maior representatividade ao evento.

Museu realiza cursos de xilo e arte-papel

Museu da Gravura promove, a partir de segunda-feira, o curso de xilogravura com a artista plástica Yara Quasque, com término dia 18, e de papel artesanal com a pesquisadora Clarice Borian, até dia 31. Os cursos terão turmas à tarde e à noite, com vagas limitadas, sendo que as inscrições já estão abertas, podendo ser efetivadas na secretaria do Museu da Gravura (Rua Carlos Cavalcanti, 533) com informações pelo telefone 223-2733 (ramal 259).

Sérgio, mestre de Groff na arte de beber vinho, lança novo livro

"Agora que a velhice começa preciso aprender com o vinho a melhorar envelhecendo, e sobretudo a escapar do perigo terrível de envelhecendo virar vinagre" (Dom Helder Câmara, "Meditações do Padre José)

Plácido Domingo graças ao Banco Real estará no Paiol

Quando Paulo Wendt (1914-1967), nome que ficou dentro da vida noturna de Curitiba como dono de uma rede de boites e restaurantes a partir da Marrocos, na Praça Carlos Gomes (*), [preocupado] em melhorar sua imagem atingida por acusações de favorecer o lenocínio classe "a" decidiu não apenas restringir as suas sofisticadas casas noturnas (que incluíam além da "Marrocos", "Tropical", "Cadiz" durante algum tempo e outros) os bons shows que bancava na Curitiba dos [anos] 50 (**), não teve dúvidas: investiu alguns milhões para uma tempestade de óperas e operetas, com nomes nacionais, que po

Boa programação que poderá trazer até "Carmina Buranda"

A programação dos "Clássicos de Vídeo Laser", oportuno projeto que o Banco Real traz a Curitiba - e que está tendo localmente a coordenação do jornalista Ayrton Batista, no setor de comunicação ainda não está definido em suas próximas atrações. Entretanto o objetivo será, alternando óperas, concertos sinfônicos e mesmo de solistas, em perfeitas gravações em disco-laser, do mais alto nível.

''À Procura do Destino"

Vencedor de dois prêmios no Festival de Berlim de 1991 e muito elogiado pela crítica quando exibido na III Mostra Banco Nacional de Cinema, "À Procura do Destino" é o sexto filme de Neil Jordan, diretor irlandês, um dos mais premiados na Grã-Bretanha. Esta sua nova produção mostra a fantasia do garoto Jimmy, que vive numa pequena cidade à beira mar e se apaixona por uma mulher mais velha, com idade para ser sua mãe. O relacionamento entre os dois é condenado pelo pai de Jimmy, um alcoólatra.

Batman volta em superprodução bilionária enfrentando Pingüim

Diminuem as estréias apesar das férias. Em compensação, em lançamento nacional - apenas três semanas após os Estados Unidos/Canadá e ao mesmo tempo da Europa - chegar a megaprodução de maior ambição de bilheteria!

Pedro Jorge documentou "Vale dos Dinossauros"

Um dos mais ativos cineastas e intelectuais de Brasília, Pedro Jorge de Castro, 48 anos, cearense de Aurora, não se deixa abater pela crise do cinema brasileiro. Radicado há mais de 10 anos em Brasília, onde é um dos mais competentes e estimados professores do departamento de Comunicação Social da Universidade, na área de cinema, Pedro Jorge está sempre em atividade.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br