Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS USP

USP

Uma produção solar com a volta de Gemba ao Guaíra

O retorno de Oracy Gemba a direção é duplamente significativo em "O Carrasco do Sol" (auditório Salvador de Ferrante, amanhã, 21h). De princípio, por representar, após uma ausência de 9 anos, a presença de um diretor criativo, consciente, com um legítimo passado político-ideológico e que desde a segunda metade dos anos 50 tem, intensamente participado de nossa vida cultural.

Artigo em 30.06.1992

Apesar de convidado pelo PDT, o jornalista Senival Silva entendeu que dentro do PSDB teria melhores chances de chegar a Câmara Municipal. Assim optou pelo partido dos tucanos para sua caminhada para a Câmara de Curitiba. Editor de várias publicações, ampla experiência na área da comunicação, com um monte de amigos dispostos a ajudá-lo em sua campanha, Senival é um dos candidatos com melhores chances de emplacar uma boa votação. Merecida. xxx

Metry, um paranaense em andanças na Antártica

Um dos mais conceituados cientistas paranaenses, nome internacional na área de biologia, o professor Metry Bacila, 69 anos, é hoje uma das pessoas que melhor conhece a questão da Antártica. Integrante da comissão brasileira, na área científica, do projeto Antártica, o professor Bacila já esteve três vezes no Polo Sul, participando de importantes expedições científicas orientando importantes pesquisas na área da biologia.

Vera, uma flauta para os americanos ouvirem

Vera Guimarães é mais uma brasileira que optou pela única saída que muitos músicos encontram para nossa MPB os portões de embarque de Viracopos e do Galeão. Assim é que esta paulista formada em arte dramática graduada pela USP decidiu estudar na UCLA e no Berkeley School of Music. Pianista, flautista compositora e muito comunicativa, Vera é mais uma brasileira que deu certo nos Estados Unidos mas que continua esquecida no Brasil.

Editora da Universidade não morreu. Longa vida para ela!

O professor Carlos Alberto Faraco, reitor da Universidade Federal do Paraná, iniciou o ano nos enviando uma educada carta, em linguagem informal, na qual faz algumas colocações em relação ao comentário que aqui publicamos, em 17 de dezembro último, sobre a redução nas atividades da Editora "Scientia et Labor", mantida pela UFP.

Em Cuba, uma escola para quem sonha em fazer cinema e vídeo

Vitória - Qual o jovem que sonha em ser um cineasta consagrado que não gostaria de poder estudar numa escola de cinema e televisão em outro país? Nos anos 50/60, era o IDECH, em Paris, que atraia jovens impregnados pela fama do cinema francês, especialmente da "nouvele vague". Os cursos de cinema que universidades americanas mantém regularmente são "impossible dreams" frente ao que representam em custos a não ser para quem tenha pais bilionários.

Direito a informações que estão em arquivos

Uma explosiva questão - o direito de jornalistas e, especialmente pesquisadores e historiadores - terem acesso à documentação oficial, ocupou no domingo a atenção do jornalista Caio Túlio Costa, ombudsman da "Folha de São Paulo" - cuja coluna semanal é um dos pontos altos de leitura do jornal paulista.

Artigo em 23.06.1991

O engenheiro João Alberto Sautchuk, 39 anos, chefe do serviço de planejamento do Departamento Nacional de Estradas de rodagens no Paraná retornando de Bruxelas, onde a convite do Belgiam Road Research Center participou de encontro internacional em que estiveram presentes 22 técnicos seniors representando 13 países.

Malu na busca de anti-semitismo da era Vargas

Depois de provocar, sem querer, uma polêmica nacional ao descobrir documentos que comprovaram o anti-semitismo no governo Vargas - comprometendo inclusive a imagem do embaixador Oswaldo Aranha (1894-1960), que apesar de dado o voto decisivo, na histórica sessão da ONU, em outubro de 1948, que decidiu a criação do Estado de Israel teve muitas posições contra a imigração dos judeus no Brasil, a professora Maria Luiza Tucci Carneiro, da Universidade de São Paulo, continua a pesquisar este lado hoje esquecido pela história oficial.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br