Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Uma Mulher

Uma Mulher

Chamas levaram cinema que teve os seus dias gloriosos

Da sacada de seu apartamento, no 6o andar do edifício N.S. da Luz, na praça Tiradentes, o agente de viagens Jorge Barbosa Elias, 49 anos, filmou com sua Cannon, o incêndio do cine Glória. Com emoção, Elias, um dos pioneiros produtores na TV-Paranaense nos anos 60 e hoje próspero dono de agência de turismo Sete Mares, sentiu mais do que a destruição de um cinema que viu nascer: ali foi que, graças a orientação de seu guru cultural, o cinéfilo e escritor Cláudio Lacerda, Elias aprendeu a gostar de bons filmes.

Astrid, a Joana que deixou nosso teatro

Por onde andará Astrid Rudneger, aquela jovem atriz que, no verão de 1958, emocionava os espectadores do auditório Salvador de Ferrante, interpretando com garra e amor a Donzela de Orleans em "Seu Nome Era Joana", uma das primeiras peças escritas pelo jovem Eddy Antônio Franciosi?

Um conselho familiar traz Costa diferente

O atraso de cinco anos com que "Conselho de Cinema [Família]" (Cine Luz, 5 sessões) chega até nós não invalida este filme diferente na obra do grego-francês Constantino Costa Gavras. Rodado em 1985 e tendo estreado em Paris em 19 de março de 1986, "Conseil de Famille" surpreendeu aos que esperavam mais um ensaio político, dentro da linha de cinema denúncia que o transformou, desde 1968 - quando realizou "Z" - num verdadeiro cineasta de utilidade pública, pela coragem com que sempre abordou assuntos incômodos.

Jeanne Moreau, diretora num filme que poucos assistiram

Reiniciando suas promoções cinematográficas, a Aliança Francesa trouxe nesta semana um filme dos mais interessantes - "A Adolescente" - segunda (e ao que parece última) experiência de Jeanne Moreau como diretora-roteirista. Hoje ainda, às 14 horas, haverá uma projeção na nova sede da Aliança (Rua Ubaldino do Amaral, 929) deste filme rodado em 1978; dois anos após Jeanne ter feito seu primeiro longa como realizadora - "Lumiére" (apresentado apenas na televisão no Brasil, com o título de "No Coração, a Chama").

Do "Satyrycon" felliniano às histórias de David Byrne

Do "Satyrycon" felliniano às histórias de David Byrne O ano começou com força total no mercado de vídeo. Dezenas de lançamentos - de mediocridades plenamente dispensáveis a filmes de qualidade - fazendo ampliarem-se as opções nas locadoras, para um público cada vez maior. Vamos a rápidos registros de alguns lançamentos recentes. SATYRICON DE FELLINI

Mitológica viagem (sem LSD) pelos caminhos da harmonia

"Mito (do grego mythos), fábula, S. M. I Narrativa dos tempos fabulosos ou heróicos. 2.Narrativa de significação simbólica, geralmente ligada à cosmologia e referente a deuses encarnadores das forças da natureza e/ou de aspectos da condição humana. 3. Representação de fatos ou personagens reais, exagerada pela imaginação popular, pela tradição etc." (Quatro das dez definições que mestre Aurélio Buarque de Hollanda dá em seu dicionário).

Morre o super 8, viva o vídeo

Paralelamente aos últimos suspiros do Super 8 - melancolicamente representados em Gramado - o vídeo se impõe. Se há três anos era impossível aos poucos cineastas que traziam trabalhos nesta nova bitola, encontrar um aparelho de projeção, este ano um amplo espaço no Centro de Convenções Serrano foi reservado para expositores em vídeo cassete.

Conheça este Coronel (ainda que em vídeo)

Embora já com cópia em 35mm, legendada e censurada no Brasil, "Coronel Redl", 1985, de Istvan Szabo (o mesmo diretor de "Mefistofeles"), continua inédito em quase todo o Brasil, no circuito comercial. Quem está gostando deste atraso no lançamento é a Pole Vídeo, que já fez, há meses, o lançamento do vídeo em cópia selada de "Coronel Redl", um filme fascinante, com Klaus Maria Bradauer (o mesmo de "Mefistofeles" e o marido de Meryl Streep em "Entre Dois Amores"), Gudrun Landgreve (de "Uma Mulher em Fogo"), Jan Niklas, Armin Muller-Stahl, Hans Christian Blech e outros.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br