Sonho de Valsa
Artigo em 26.01.1982
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 26 de janeiro de 1982
xxx
Tags:
- A Tarde
- Antônio Carlos Jobim
- Arlindo Cruz
- Beth Carvalho
- Boa Noite
- Cor do Som
- Denise Emmer
- Exporta Samba
- Fundo de Quintal
- Grande Amor
- Jota Maranhão
- Luiz Carlos da Vila
- MPB
- MPB-Shell
- Nei Lopes
- Ney Matogrosso
- Nosso Samba
- Paulinho da Viola
- Roupa Nova
- Sigla/Som Livre
- Silvio César
- Sílvio de Abreu
- Sonho de Valsa
- Wilson Moreira
- Wilson Moreira/Nei Lopes
- Zé Luiz
- Zizi Possi
Receita para desperdiçar o público cinematográfico
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de março de 1990
A asfixiante sala Arnaldo Fontana da Cinemateca do Museu Guido Viaro esteve superlotada no último fim de semana: adultos e crianças ali assistiram nove excelentes filmes de animação produzidos pelo National Filme Board of Canada, trazidos na mostra comemorativa aos 50 anos desta instituição. Muitos espectadores voltaram devido a falta de lugar, enquanto os que ali permaneceram - apesar do calor - se divertiram com o humor dos desenhos como "A Estória das Pérolas", "Cogumelos", "O Mascote Persistente" e "O Gato Voltou".
xxx
Os "oscarizáveis" de 1990 e o vento que o tempo não leva
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 16 de março de 1990
Dois dos cinco filmes que na noite de 25 de março estarão concorrendo ao Oscar já podem serem vistos pelos curitibanos: desde a semana passada, "Sociedade dos Poetas Mortos", de Peter Weir, está em exibição no Cine Bristol e, com boa bilheteria, deve permanecer no mínimo mais duas semanas. Além de concorrer ao Oscar de melhor filme - disputa ainda como melhor ator (Robin Willians), roteiro original (Tom Schulman) e direção.
Já "Campo dos Sonhos" (Cine Plaza, desde ontem), concorre como melhor filme, roteiro captado [adaptado] (Phil Alden Robinson) e trilha sonora (James Norner).
Tags:
- A PONTE DO RIO KWAI
- A Sociedade dos Poetas Mortos
- A Testemunha
- Alain Fresnot
- Ana Carolina
- Andrew V
- Campo dos Sonhos
- Cine Avenida
- CINE BRISTOL
- Cine Plaza
- Cine São João
- Cinema Paradiso
- Cinemas de Curitiba
- Clark Gable
- Coisa Certa
- Coronel Bogey
- Danny Aiello
- David Selznick
- Dianne Wiest
- Do The Right Thing
- E O Vento Levou
- Edward Fox
- FBI
- George Cukor
- Giuseppe Tornatore
- Gone With The Wind
- Hector Babenco
- Ivan Reitman
- Jack Hawkins
- John Ford
- Lima Barreto
- Loucademia de Polícia
- Malcolm Arnold
- Margaret Mitchell
- Max Steiner
- McLaglen
- MGM
- Montanha Misteriosa
- O Ano
- O Beijo da Mulher Aranha
- O Mágico de Oz
- O Sr
- O TIRO QUE NÃO SAIU
- Otávio Augusto
- OUTRAS OPÇÕES
- Paulo Cesar Sarraceni
- Paulo Emilio Salles Gomes
- PELA CULATRA
- Peter Weir
- Phil Alden Robinson
- Pierre Boulle
- Robin Willians
- Scarlett O
- Sociedade dos Poetas Mortos
- Sonho de Valsa
- Spike Lee
- Steven Sondenberg
- The Bridge
- Thomas Mitchel
- Tom Schulman
- Vento Levou
- Victor Fleming
- Vitória Cinematográfica
- Vivemos Perigosamente
- Vivian Leight
- William Holden
Na gorda safra visual, chegou a Sociedade dos Poetas Mortos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 09 de março de 1990
Começa a safra das vacas gordas para os exibidores!
Após algumas semanas de indigência de filmes - e em conseqüência também de público - abre-se a temporada do Oscar, trazendo filmes que com o maior marketing faz com que o acomodado espectador, cada vez mais viciado pela TV e vídeo - e também assustado com os preços dos ingressos, a falta de segurança para estacionar veículos no centro e outras razões que levam ao esvaziamento das salas de exibição - prefira cada vez mais ver os filmes na telinha do que no esplendor da tela ampla.
Tags:
- A Sociedade dos Poetas Mortos
- A Testemunha
- Al Pacino
- Amy Madigan
- Ana Carolina
- Antes Só do
- Arduino Colassanti
- Bagdá Café
- Bom Dia
- Café Bagdá
- Cinema Paradiso
- Cinemas de Curitiba
- Cristina Pereira
- Daniel Dantas
- Das Tripas Coração
- Dead Poets Society
- Dianne Wiest
- Ettore Scola
- Ferris Bueller
- FestRio
- Giuseppe Tornatore
- Globo de Ouro
- Harold Becker
- I Love
- Indiana Jones
- Jack Palance
- James Ivory
- Jason Robards
- John Candy
- John Hughes
- Mal Acompanhado
- Mar de Rosas
- Marcelo Marchioro
- Marianne Sagebrecht
- Martha Plimpton
- Mary Steenburgen
- Maurice Jarre
- Milton Nascimento
- Molly Ringwald
- Ney Matogrosso
- Ney Sroulevich
- O Ano
- O Tiro
- OUTRAS OPÇÕES
- Palace Itália
- Paul Newman
- Paulo Reis
- Percy Adlon
- Peter Weir
- Philip Noiret
- Randy Newman
- Ricardo Petraglia
- Rick Moranis
- River Phoenix
- Robin Williams
- Ron Howard
- Rumble Fish
- Sonho de Valsa
- Steve Martin
- Steven Spielberg
- Studio Magazine
- Tom Hanks
- Tom Schulman
- UIP
- Uma Janela
- VI FestRio
- Wood Allen
- Xuxa Lopes
"Paradiso" cinematográfico: os bons filmes estão nas telas
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 02 de março de 1990
Uma semana com quatro atraentes estréias - uma delas, com toda certeza, entre as melhores do ano - faz com que jogadas às Cinzas deste Carnaval melancólico e sem personalidade que se encerrou, o espectador que não se deixe imbecilizar pela videomania tenha opções de ver filmes no prazer da tela ampla. Pois, para quem ama o cinema, assistir a um filme em 35mm, numa sala especial - mesmo com todos os inconvenientes, é ainda um programa estimulante.
Tags:
- Al Pacino
- Ana Carolina
- Anjos do Arrabalde
- Antônio Fagundes
- Ary Fontoura
- Betty Faria
- Blade Runner
- Bridget Fonda
- Carlos Reichenbach
- Charles Gross
- Christiane Torloni
- CINE BRISTOL
- Cine Condor
- Cine GROFF
- Cine Luz
- Cine Paradiso
- Cine Ritz
- Cine São João
- Cinema Paradiso
- Cinemas de Curitiba
- Clarice Abujamra
- Corpos Ardentes
- Criação Monstruosa
- Cristina Pereira
- Das Tripas Coração
- Dianne Wiest
- Dina Sfat
- Domínio do Medo
- Emílio Di Biase
- Ettore Scola
- Fábrica de Loucuras
- Festival de Gramado do Cinema Brasileiro
- FestRio
- George P
- Getúlio Vargas
- Giuseppe Tornatore
- Globo de Ouro
- Harold Becker
- Império da Violência
- Irene Ravache
- Irene Stefania
- IV FestRio
- Jason Robards
- John Hurt
- Julie Andrews
- Loucuras de Verão
- Lúcia Murat
- Mar de Rosas
- Mario Leonardi
- Mary Steenburgen
- Meus Vizinhos
- Michael Caton-Jones
- Ney Latorraca
- Ney Matogrosso
- No Plaza
- Norma Benguel
- O Homem Elefante
- O Segredo do Abismo
- O Tiro
- Os Implacáveis
- Othon Bastos
- Papai Precisa Casar
- Pat Garret
- Patrício Bisso
- Peter Weller
- Que Bom Te Ver Viva
- Rambo II
- Richard Baskin
- Richard Crenna
- Rick Moranis
- Rio/SP
- Roger Spottiswood
- Ron Howard
- Rose Carvalho
- Sonho de Valsa
- Sonhos de Menina Moça
- Stallone/Cobra
- Steve Martin
- Teixeira Soares
- Tereza Trautman
- Tom Hanks
- Tom Hulce
- Tonia Carrero
- Toque de Recolher
- Trevor Jones
- UIP
- Vanessa Alves
- Wood Allen
- Xuxa Lopes
No deserto humano, o oásis da amizade
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 06 de março de 1990
"Ambos sabemos que uma
mudança vai acontecer
e próxima está a libertação."
(Bob Telson, na letra de "Calling
You", cantada por Jovetta Steele
em "Café Bagdá").
Tags:
- Ana Carolina
- Antônio Maria
- Bagdá Café
- Café Bagdá
- Cine Palace Itália
- Cine Palace-Itália
- Cinema Paradiso
- Cinemas de Curitiba
- Cravo Bem Temperado
- Das Tripas Coração
- Festival Internacional de Cinema
- FestRio
- Jack Palance
- Las Vegas
- Luar Sobre Parador
- Mar de Rosas
- Marcel Proust
- Marianne Sagebrecht
- Ney Sroulevich
- O Tiro
- Ouro Preto
- Paul Mazursky
- Percy Adlon
- Sérgio Cardoso
- Sonho de Valsa
- Tucano de Ouro de
Nasce um cineasta com a poesia de Manoel Barros
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 05 de novembro de 1988
A expectativa era de que "Caramujo-Flor" fosse apenas um filme para revelar a obra de um dos maiores poetas vivos do Brasil, mas ainda ignorado da maioria do público - o matogrossense Manoel de Barros (Cuiabá, 16/11/1916), enaltecido por intelectuais que vão de Millor Fernandes e Antonio Houaiss (que aparece na primeira seqüência), mas com sua (pequena) obra praticamente inédita fora de um fraternal círculo de iniciados.
Tags:
- Almir Satter
- Ana Carolina
- Antônio Houaiss
- Aracy Balabanian
- Arthur Omar
- Banco Bamerindus do Brasil
- Bola de Cristal
- Campo Grande
- CLOVIS BUENO
- Diário do Paraná
- Diretório Acadêmico
- Festival do Cinema Brasileiro de Brasília
- Fundação Cultural de Mato Grosso
- Hotel St
- Idê Lacreta
- Joel Pizzini
- Joel Pizzini Filho
- José Octávio Guizzo
- Lili Carabina
- Lui Faria
- Manoel de Barros
- Mato Grosso
- Millor Fernandes
- Ney Matogrosso
- O Inspetor
- O Inviável Anonimato do Caramujo
- Pedro Farkas
- Pescador de Pérolas
- Reynaldo Jardim
- Ricardo Bravo
- Rubens Corrêa
- Sérgio Reis
- Sonho de Valsa
- Tetê Espíndola
- Universidade de Brasília
- Universidade Federal do Paraná
- V FestRio
- Walter Carvalho
Vale a pena ver "Sonho de Valsa" na telinha?
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 25 de agosto de 1988
Antes mesmo de "Sonho de Valsa" chegar a muitas capitais - fora do eixo Rio-São Paulo - a diretora-produtora Ana Carolina comercializou seus direitos para vídeo, através da Pole. Até que ponto isto vai representar uma queda nas bilheterias deste cult-movie que completa a trilogia do maior significado ("Mar de Rosas", "Das Tripas Coração", os anteriores) e nas quais Ana Carolina realizou o mais profundo mergulho em seu próprio universo?
Uma longa espera para o Mico chegar à tela
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 15 de junho de 1988
Ipojuca Pontes telefonou na segunda-feira para o atencioso Levi Salgado - gerente do escritório da Embrafilme, avisando que não poderá estar na cidade nesta semana, para ajudar a caitituar o lançamento de "Pedro Mico" (Lido II, 5 sessões, a partir de amanhã).
Tags:
- A Volta do Filho Pródigo
- Alex Adamiu
- Ana Carolina
- Antônio Callado
- Armando Bogus
- CIC
- Cinemas de Curitiba
- Egom Prim
- Ipojuca Pontes
- Jece Valadão
- John Huston
- Luís Carlos Barreto
- Marco Aurélio Marcondes
- Milton Moraes
- O Cinema Dilacerado
- O Homem do Caranguejo
- Oscar Niemeyer
- Palace Itália
- Paris Filmes
- Paulo Francis
- Paulo Fucs
- Paulo Goulart
- Pedro Mico
- René Ariel Dotti
- Rio Cine Festival
- Rose Carvalho
- Sebastião França
- Sonho de Valsa
- Zumbi dos Palmares
Os festivais de cinema enfrentam dificuldades
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 21 de agosto de 1988
Nas últimas duas semanas Walkiria e Cecília, coordenadoras do IV Rio Cine Festival praticamente só saíam de madrugada do escritório de organização, na Rua Frei Leandro, 35, na Lagoa, com dois telefones ocupadíssimos e atendendo centenas de pessoas para que o evento tivesse um bom astral - a partir de sua instalação ontem, no Rio Othon Palace Hotel. Com exibições paralelas que se espalharão, por uma semana, em várias salas.
Tags:
- A Dama do Cine Shangai
- Álvaro Dias
- Ana Carolina
- Anjos do Arrabalde
- Berenice Mendes
- Brasília
- Bruno Barreto
- Carlos Reichenbach
- Cine Clube Pró-Arte
- Cinemas de Curitiba
- Colégio Santa Maria
- Cosme Alves
- Denoy de Oliveira
- Eloir Zorzanello
- Em Fortaleza
- Eternamente Pagu
- Feliz Ano Velho
- Festival de Gramado do Cinema Brasileiro
- Festival do Cinema Brasileiro de Brasília
- Festival Internacional de Cinema
- FestRio
- Foz do Iguaçu
- Fundação Cultural do Distrito Federal
- Guilherme de Almeida Prado
- Hamilton Costa Pinto
- Hotel Nacional
- IV FestRio
- Jean Gabriel Albicoco
- João Batista de Andrade
- José Augusto Iwersem
- José Frazão
- Leila Diniz
- Luís Carlos Barreto
- Luís Carlos Lacerda
- Marlos Nobre
- Mostra do Cinema Latino Americano
- Nei Sroulevich
- Ney Sroulevich
- Norma Benguel
- O Baiano Fantasma
- O Mentiroso
- Pedro Jorge de Castro
- Rio Cine
- Rio-Cine Festival
- Roberto Gervitz
- Romance da Empregada
- Sonho de Valsa
- Terra Para Rose
- Universidade de Brasília
- Werner Schulman