Oracy Gemba
Uma produção solar com a volta de Gemba ao Guaíra
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 16 de junho de 1992
O retorno de Oracy Gemba a direção é duplamente significativo em "O Carrasco do Sol" (auditório Salvador de Ferrante, amanhã, 21h).
De princípio, por representar, após uma ausência de 9 anos, a presença de um diretor criativo, consciente, com um legítimo passado político-ideológico e que desde a segunda metade dos anos 50 tem, intensamente participado de nossa vida cultural.
Tags:
- Aílton Silva
- Christopher Plummer
- Edson D
- Emílio Pitta
- Fernando Marés
- Iara Sarmento
- João Luiz Fiani
- Jornal do Rádio
- Luiz Afonso Burigo
- Nadir Domingues Mendonça
- O Carrasco do Sol
- Oracy Gemba
- Peter Schaffer
- Rita Pavão
- Ronaldo Leão Rego
- Rosa Maria Magalhães
- Sidney Lumet
- Tony Ramos
- Universidade Federal do Paraná
- USP
Rosa e Castelo querem fazer o Saci cantar na Ópera de Arame
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 30 de junho de 1992
Uma superprodução transforma em musical uma das mais conhecidas obras da literatura infantil - "O Saci" de Monteiro Lobato (1882-1948) foi um dos projetos entre os que estão concorrendo ao financiamento do Programa de Incentivo à Produção Artística criado pelo governador Roberto Requião. (*).
Vamos fazer por Carmen o disco que ela merece
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 20 de março de 1992
Sei que amanhã quando eu morrer
Os meus amigos vão dizer
Que eu tinha um bom coração
Outros até hão de chorar
Vão querer me homenagear
Fazendo de ouro um violão
Mas depois que o tempo passar
Sei que ninguém vai lembrar
Que eu fui embora
Por isso que eu penso assim
Se alguém quiser fazer por mim
Que faça agora
("Quando Eu Me Chamar Saudade", 1971, Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito).
xxx
Tags:
- Carmelita Madriaga
- Carmem Costa
- Carmen Costa
- Circulo Militar
- Ella Fitzgerald
- Está Chegando
- Eu Sou
- Gilda Poli
- Guilherme de Brito
- Interior do Rio de Janeiro
- Mara Fontoura
- Marilyn Monroe
- MPB
- Nelson Antônio da Silva
- Nelson Cavaquinho
- O Carrasco do Sol
- Oracy Gemba
- Pedro Paulo Carneiro
- Peter Schaeffer
- Poder Judiciário
- Quando Eu Me Chamar Saudade
- René Ariel Dotti
- Roberto Requião
- Sala Janguito do Rosário
- Sarah Vaughan
- Secretaria da Cultura
- Teatro Guaíra
- Trajano de Morais
Falta crítica para analisar o teatro que vem a Curitiba
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 26 de março de 1992
A promoção do Festival de Teatro de Curitiba veio confirmar - e ampliar - a fragilidade de um aspecto de nossa imprensa: a inexistência de uma crítica teatral capaz de analisar, discutir e orientar os leitores-espectadores em relação aos dez espetáculos que desde a última quinta-feira,19 estão sendo apresentados em múltiplos espaços.
Tags:
- Armando Maranhão
- Artes Cênicas
- Arthur Miller
- Ary Fontoura
- As Feiticeiras de Salem
- CAHS
- Celina Alvetti
- Centro Cultural Brasil-Estados Unidos
- Cinemateca do MGV
- Clube Concórdia
- Colégio Estadual do Paraná
- Correio de Notícias
- Diário do Paraná
- Eddy Franciose
- Eddy Franciosi
- Edésio Franco Passos
- Eduardo Rocha Virmond
- Folha de São Paulo
- Francisco Alves dos Santos
- Fundação Teatro Guaíra
- Gazeta do Povo
- Gralha Azul
- Instituto de Educação
- Joana Rolim
- José Maria Santos
- Marcelo Marchioro
- Marly Garcia Correa
- Marta Moraes
- Moreira Garcez
- Museu da Fundação Teatro Guaíra
- Museu da Imagem e do Som
- O Dia
- O Estado de São Paulo
- Oracy Gemba
- Os Inocentes
- Palácio Avenida
- Prefeitura de Curitiba
- PT
- René Ariel Dotti
- Rogério Dellê
- Solar do Barão
- Teatro Experimental do Sesi
- Teatro Guaíra
- Valmor Marcelino
- Yara Sarmento
No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 01 de fevereiro de 1991
Hélio Leites faz escola: nas vernissages e concertos, circulando agora Kátia Horn, catarinense de Luzena, 35 anos, que também se transformou em museu ambulante, com a mostra "Dibujos Andantes". Na linha de ingênua ternura que caracteriza a filosofia artística de Hélio, Kátia faz trabalhos minimalistas, que, "expõe" sobre seus jeans - enquanto distribui adesivos e bottons alusivos aos eventos que prestigia. A originalidade de Hélio Leites - e agora esta sua discípula - justificariam que os editores da "Veja" no Paraná pautassem uma matéria a respeito para a "Vejinha".
xxx
Tags:
- A Morta Viva
- Antônio Carlos Jobim
- Armando Maranhão
- Arthur Maia
- Bairro Alto
- Banda Nova
- Braulio Carolo
- Cama de Gato
- Carnegie Hall
- Conjunto Colina Verde
- Consuelo Cornelsen
- Gal Costa
- Hélio Leites
- Jair César
- Mauro Senise
- Oracy Gemba
- Organização dos Estados Americanos
- Pascoal Meireles
- Patrimônio Cultural
- PDT
- Rique Pantoja
- Rua Westphalen
- Sacre Coeur
- Som da Gente
- Teatro do Estudante do Paraná
- Tereza Souza
- Universidade Católica
- Wally Salomão
- Walter Santos
No campo de batalha
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 29 de março de 1991
O Goethe Institut não para de fazer promoções culturais. Em abril, de 2 a 25, mostra em sua sede 25 fotografias em preto e branco de Berlim, Bremen, Muenster e Belo Horizonte, feitas por Carlos Lopes, 29 anos, fluminense de Teresópolis, mas radicado em Belo Horizonte. A exposição chama-se "Stille Sensationen".
xxx
O talento brabo da bela cantriz Denize
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 14 de setembro de 1990
Meu pai, gravei para sempre
No meu pensamento
Terno claro, preto de sapato
branco
A voz gutural, com uma sensibilidade selvagem, é o canto de amor filial, faixa de abertura com que Denise Assunção, 34 anos, em parceria com o irmão famoso, Itamar, 41, abrem "A Maior Bandeira Brasileira" (produção independente, distribuída pela Baratos Afins, abril/90), disco que vale a esta cantriz crioula, beleza muito pessoal, quilometragem paranaense e hoje vivendo na Suiça, uma atenção especial.
Astrid, a Joana que deixou nosso teatro
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de outubro de 1990
Por onde andará Astrid Rudneger, aquela jovem atriz que, no verão de 1958, emocionava os espectadores do auditório Salvador de Ferrante, interpretando com garra e amor a Donzela de Orleans em "Seu Nome Era Joana", uma das primeiras peças escritas pelo jovem Eddy Antônio Franciosi?
Tags:
- Armando Maranhão
- Ary Fontoura
- Assembléia Legislativa
- Assistência Social
- Biblioteca Pública do Paraná
- Centro Acadêmico Hugo Simas
- Chapéu de Palha
- Eddy Antônio Franciosi
- Edésio Passos
- Jânio Quadros
- José Maria Santos
- Maria Clara Machado
- Marilyn Monroe
- Nagib Chede
- Oracy Gemba
- PT
- Rede Silvio Santos
- Rosinha Azevedo
- Sociedade Paranaense de Teatro
- Telmo Faria
- TV Paranaense
- TV-Paranaense
- Uma Mulher
- Valêncio Xavier
Denise, superstar dos anos 90, na conquista da América
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 15 de janeiro de 1990
E a (nossa) estrela Denise Stocklos continua a subir!
Quem não leu o "Jornal do Brasil" da última quinta-feira, 11, ficou sem saber que a mímica iratiense - hoje considerada uma das melhores do mundo - está pela terceira vez fazendo temporada no LaMama, um cult-theater no Greenwich Village, cuja proprietária, Ellen Stewart, apaixonou-se pelo trabalho de Denise e desde 1987 a vem hospedando para anuais temporadas de 30 dias no bairro boêmio e artístico da Big Apple.