Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Paulinho Boca de Cantor

Paulinho Boca de Cantor

Paulinho Boca de Cantor



Entrevistados e Entrevistadores: Paulinho Boca de Cantor

Perfil - Orlando & Vilma, as imagens humanas

Orlando Azevedo sempre se caracterizou por fazer com decisão, bom gosto e dedicação aquilo que o entusiasma. Filho de um alto técnico da FAO, chegou em Curitiba no meio dos anos 60, quando o som do Beatles provocava uma mudança não só no comportamento jovem.

Moraes, o marketing no carnaval baiano

Os baianos sabem se autopromover. Moraes Moreira, ex-Novos Baianos, que já teve sua fase de parceria com o curitibano Paulo Leminski, conseguiu espaço nacional ao brigar com seu amigo Wally Salomão, coordenador do Carnaval de Salvador - ao qual, este ano, não comparecerá - ao menos oficialmente.

Geléia Geral

Dentro de uma visão sem preconceitos da música popular, o bregue está a merecer cada vez mais atenção - não só de sociólogos e estudiosos do compotamento do público mas, em termos de marketing. Se assim não fosse, o gênero não cresceria tanto em termos de lançamentos. Afinal, sem ter divulgação na mídia impressa e confinado a prefixos declaradamente bregas, artistas que se dedicam a este gênero têm parcelas expressivas no mercado. E as gravadoras, atentas aos números, não desprezam estes populares capazes de garantirem grandes vendas.

Vergueiro, a luta por um espaço brasileiro

"Sou um compositor de 1975 e, apesar das dificuldades de se fazer alguma coisa hoje em dia, não estou nostálgico. Como eu, existem outros compositores, preocupados com a realidade brasileira, tentando mostrar seu trabalho que deve ser ouvido e respeitado. Eu só peço não nos deixem mudos, pelo amor de Deus". (Carlinhos Vergueiro, em 1975)

Um Carnaval com pouca música (II)

Até há alguns anos, era possível, nas semanas que antecediam o Carnaval, dedicar os espaços de abertura de nossas colunas para comentar as letras das marchinhas e sambas que surgiam para a festa de Momo. Os grossos volumes das sociedades arrecadadoras traziam dezenas - algumas vezes até centenas - de composições para o Carnaval. Nos últimos anos, a produção foi diminuindo, diminuindo, até ao ponto em que hoje os chamados "álbuns carnavalescos" reúnem apenas as composições do passado.

Não tão novos, mas ainda bons baianos

É interessante observar a evolução dos compositores e intérpretes de nossa MPB. Artistas que começaram há dez, quinze ou vinte anos - e que ao longo desse período, com maior ou menor regularidade, foram galgando novos espaços, buscando um público específico - foram se adaptando às regras do mercado. Por exemplo: o grupo que começou no Teatro Vila Rica em Salvador, em 1968, com o espetáculo "Desembarque dos bichos depois do dilúvio".

A hora e a vez das crianças (I)

Em 1983, um ano que continuou crítico para a indústria fonográfica, os homens de marketing das gravadoras(re) descobriram o óbvio: as crianças, influem muito nas compras de discos. Afinal, para alegrar os filhos pequenos, o pai e a mãe são capazes de sacrificar a compra do disco de "sua preferência e adquirir mais um elepe da Turma do Balão Mágico ou "Casa dos Brinquedos".

NYmphas indicadas ao prêmio Playboy

Pela primeira vez um grupo vocal do Paraná, sem ter lançamento nacional, mereceu uma indicação entre os candidatos ao VI Prêmios Playboy de Música Popular Brasileira. O grupo As Nymphas que vive, infelizmente, seus últimos momento, com as integrantes desenvolvendo trabalhos isolados, está entre os 22 cojuntos vocais instrumentais relacionados na categoria, revelação.

Artigo em 06.12.1981

MORAES MOREIRA (Luís Carlos Morais, Itauçu, Bahia), surgiu há 13 anos, como compositor, cantor e violonista dos Novos Baianos. Hoje, quando cada um daquele irreverente e criativo grupo procura caminhos autônomos - Pepeu Gomes e Baby Consuelo como superstar da WEA, Paulinho Boca de Cantor (Paulo Roberto Figueiredo de Oliveira), no disco independente, etc., Moraes é um artista de vigor e carisma, capaz de lotar estádios, como prova agora, em suas apresentações no Rio ou Curitiba, na semana passada.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br