Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Tucano de Ouro

Tucano de Ouro

O primeiro filme a cores de Antonioni

Poucos produtos da indústria cultural/entretenimento têm uma mídia tão grande como o vídeo. Espaços generosos se abrem na imprensa, revistas e jornais especializados são lançados e mesmo na televisão - em si, concorrente ao vídeo - também há programas que abrigam as novidades do setor, como o "Cinemania" que Wilson Cunha apresenta na "Manchete". Assim, repetir o óbvio, falando de quase meia centena (ou mais) de vídeos que as distribuidoras colocam mensalmente nas locadoras nos parece repetitivo.

"Cozinheiro" premiado é fritado no Lido I

Não é só a Fucucu que tem uma programação discutível, pela falta de critérios e, principalmente, melhor visão cultural do responsável pela escolha dos filmes marcados para os 4 cinemas comerciais explorados pela instituição - desprezando obras inéditas, insistindo em reprises e sem dar melhor atendimento às salas de exibição.

Um filme polêmico de Israel vence o FestRio em Fortaleza

Fortaleza - A trajetória de uma família israelense por uma região em conflito, nos quais paralelamente ao clima de guerra há também uma explosão de rancores, medos e ansiedade, constitui o tema de "Territórios Ocupados" (Sadot Ierukim), de Isaac Yeshurun, premiado como o melhor filme do 6º FestRio-Fortaleza.

Os Premiados do VI FestRio/Fortaleza

CINEMA MELHOR FILME (Tucano de Ouro) - "Territórios Ocupados" (Sadot Ierukim), Israel, de Isaac Zepel Yeshurun. MELHOR DIRETOR (Tucano de Prata - Troféu Glauber Rocha) - Peter Greenowey, pelo filme "O Cozinheiro, o Ladrão, sua Mulher e seu Amante" (The Cook, The Thief, His Wife and Her Lover), Holanda. MELHOR ATOR Samuel Fuller, EUA, no filme "Sons/Em Busca do Amor Perdido", de Alexandre Rockwell. MELHOR ATRIZ - Helen Mirrer, do filme "The Cook, The Thief...", de Peter Greenoway.

Muita criatividade nos vídeos vindos da França

Não foi fácil aos júris de televisão e vídeo selecionar os trabalhos merecedores dos Tucanos de Ouro e Prata, nas diferentes categorias inscritas ao IV FestRio-Fortaleza. Mostrando uma admirável utilização de recursos eletronicos-visuais cada vez mais sofisticados - ou se voltando a visões jornalísticas de temas importantíssimos - os vídeomakers e produtores/diretores de programas de televisão permitiram que, durante 8 dias, no delírio visual de múltiplas imagens projetadas no auditório e no salão Joazeiro do Othom Imperial, na capital cearense, a visão de produções marcantes.

Nos vídeos, até índia equatoriana é estrela

No hall ou na piscina do Imperial Othon, durante os dias 23 de novembro a 2 de dezembro, circulavam centenas de pessoas - entre artistas, realizadores de filmes e vídeos, produtores, exibidores etc.

E quando o público poderá ver os filmes do FestRio?

Uma semana após o VI Festival Internacional de Cinema, Vídeo e Televisão ter acabado, desta vez em uma bem sucedida edição Fortaleza - que ofereceu plenas condições para sediar este evento da maior repercussão cultural (e turística) - uma pergunta natural é feita entre (tantas) reflexões que sempre cabem: quando o grande público poderá conhecer ao menos os principais filmes levados nas mostras competitivas (e algumas paralelas) que, entre 22 de novembro a 5 de dezembro ocuparam os mais nobres espaços da imprensa nacional?

"Raoni" voltou com presença de Brando

Marlon Brando, 66 anos, volta em evidência: dentro de algumas semanas a CIC lança "Assassinato sob Custódia" (A Dry White Season), de Euzhan Palcy - um sério drama denunciando (mais uma vez) o appartheid na África do Sul, filme que encerrou o VI FestRio (Fortaleza, 2/12/89). Paralelamente no Auvicom 90, a feira de vídeo e som que se realiza nesta semana no Anhembi, em São Paulo, a Alvorada Vídeo tem como maior atração de seu pacote de lançamentos o documentário "Raoni", que é narrado por Marlon Brando.

Filme sobre Maria Bueno começa no dia de Finados

No dia de Finados, Valêncio Xavier, cineasta entre outras atividades, inicia as filmagens de sua versão muito particular do mito Maria Bueno. Com equipamento e filme virgem fornecidos pelo fotógrafo Sérgio Sandeman, de Cascavel - que também participará da realização - Valêncio optou em começar pela parte documental: vai registrar a movimentação imensa no túmulo daquela que é considerada santa por milhares de curitibanos e que diariamente fazem romaria ao Cemitério Municipal.

Flashes do Festival

Pelo menos um curitibano terá um vídeo exibido, hor concours, no dia 29: é Henry Gervaisseau, 35 anos, filho de Violeta e Pierre Gervaissseau, que nasceu na capital paranaense - mas que só veio conhecer no ano passado, em setembro - pois seus pais, em 1955, retornaram a França, quando ele tinha menos de um ano de idade. Seu vídeo - "Homenagem ao Dom" focaliza Dom Helder Câmara, arcebispo de Olinda em 1964, quando seus pais foram perseguidos pelo exército, após o golpe que levou seu tio, Miguel Arraes, então governador de Pernambuco, Recife, a prisão.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br