Login do usuário

Aramis
Conteúdo sindicalizado RSS Paulo Fortes

Paulo Fortes

Paulo Fortes



Entrevistados e Entrevistadores: Paulo Fortes
Tags: Paulo Fortes

Os trinta anos de uma gravadora. Brasileira

Trinta anos de resistência. Eis uma epígrafe que poderia ser aplicada aos aniversários de suas empresas que identificam a produção fonográfica no Brasil - e que transcorre neste mês. Numa área de indústria cultural no qual os grandes multinacionais sempre dominaram, os 30 anos que a Companhia Industrial de Discos está comemorando agora - e de fundação da Chantecler, que transcorre nesta terça-feira, 16, sem qualquer lembrança, encontra-se um pouco da história da própria músic brasileira, como produto cultural e de consumo.

TONICO E TINOCO As glórias da dupla caipira e as músicas do homem rural

Renato Teixeira e Passoca, dois paulistas de muito talento e bom gosto, vieram revitalizar a música rural brasileira, provando que no canto rural há muita beleza. Seus discos, com temas calcados no cancioneiro sertanejo, atingiram um público universitário que, ao menos em parte, aprende a ver também a beleza de nosso country.

Neste Natal, estréiam as esperanças dos exibidores

Um dos sintomas da crise enfrentada pelos cinemas é a falta de um maior número dos chamados "filmes cabeça-de-lança", ou seja, aquelas produções com grandes possibilidades de alcançarem ótimas bilheterias. Nos anos de outro do cinema - entre as décadas de 30 a 50, quando a televisão ainda não havia ameaçado a Usina dos Sonhos, as grande produtores nem se preocupavam com projetos de marketing: os filmes eram lançados na proporção que ficavam prontos.

Houve uma vez, 1943...

CAROS espectadores com mais de 35 anos, preparai vossos corações e, se emotivos forem, apanhai absorventes lenços para enxugar lágrimas: ainda hoje, em 4 sessões, podereis ver um filme como se fazia antigamente. Com amor, emoção, bons sentimentos, gente limpa e bem trajada, capaz de nobres gestos. Enfim, um filme como se fazia antigamente. Na época em que havia no máximo duas sessões e as melhores famílias da Curitiba de menos de 100 mil habitantes (agora já passamos do primeiro milhão) faziam filas defronte os reluzentes, limpos e acolhedores cines Avenida.

Observatório

DEFINITIVAMENTE, os modismos chegam a Curitiba com atraso mas assim mesmo há gente faturando em cima. Depois da época das discotecas, pizzarias, boliches, etc., chegamos aos "rollers". A terceira - ou quarta - pista será inaugurada dia 17, em frente ao Passeio Público. Quatro filhos de milionários Marcos Zanier, Fernando Kastrupo, Fernando Reichmann Filho de Clóvis Zanier, somaram alguns milhões e instalaram o "Patim Passeio", com área de 300 metros quadrados, disposto a dividir com o "Golden Roller", instalado na Avenida das Torres.

Cantores

Em meados do ano passado, Sérgio Cabral incansável pesquisador, jornalista e produtor musical, nos falava com entusiasmo de um audacioso projeto, que só a ampla liberdade que André Mdani, presidente da WEA no Brasil, oferece a sua equipe, possibilitaria ser concretizado: fazer um elepê com um consagrado cantor lírico - Paulo Fortes (Paulo Gomes de Paiva Barata Ribeiro Fortes, Rio de Janeiro, 7/2/1927) interpretando... modinhas e serestas.

Música

Não é sem razão que as nossas principais gravadoras disputam avidamente o mercado de músicas de telenovelas. Este novo gênero musical, industrializado a partir de 1965 pela Rede Globo de Televisão, provou ser a "mercadoria" de maior consumo e assim entre os 5 discos mais vendidos estão sempre os lps com as "sound tracks" das telenovelas do momento.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br