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Aramis

Artigo em 04.10.1981

O Boca Livre, hoje o grupo vocal de maior popularidade no Brasil, já está gravando seu novo lp pela Polygram, para a qual foi contratado juntamente com o Céu da Boca, outro harmonioso grupo vocal. Em novembro, o Boca Livre e o MPB-4 estarão no Guaíra, fazendo uma temporada que deverá ter casas lotadas graças ao bom trabalho que Simão de Montalverde, com toda razão o orgulhoso pai-coruja de José Renato, um dos integrantes do Boca Livre, vem fazendo. A Poligram, ao contratar o Céu da Boca e o Boca Livre, comprometeu-se a reeditar os discos independentes que estes dois grupos vocais haviam feito. Os dois discos do Boca Livre só deverão aparecer após sair o novo lp, mas o do Céu da Boca foi reeditado agora. Uma reedição com sabor de novidade, já que pelas próprias limitações da produção independente, o mesmo havia tido pouca divulgação quando de seu lançamento. Um disco que, em nosso entender, está classificado como um dos dez melhores do ano e trazendo no mínimo duas das mais belas músicas de 1981: "Sabiá, Coração de uma Viola", de Aylton Escobar e "Melancolia" de Luiz Eça (Embora este tema tenha sido gravado há muitos anos, aparece totalmente renovado no arranjo vocal que Chico Adnet fez agora). Com uma dezena de integrantes - o que provocou já muitas substituições, o Céu da Boca nasceu do idealismo jovem e universitário de seus integrantes, em formação coral. Com uma harmonia única, o grupo emociona em cada apresentação, como aconteceu em sua temporada no Paiol, há alguns meses, onde une o humor - "Uva de Caminhão" (Assis Valente), "O Injuriado" (Eduardo Dusek) à base folclórica ("Bumba Meu Boi de Boa Hora"), a visão ecológica-brasileira ("Araguaia", Dalmo Medeiros/João Fernando Viana), o romantismo ("Luciana", de Alberto Rosenblit/Luiz Fernando Gonçalvez) - o tradicional ("Odeom", de Nazareth) e a re(in)novação: "Dalivença" (Moraes Moreira) e "Clarissa" (Paulo Pauleira). Todas estas músicas estão no lp do Céu da Boca, um disco perfeito, que, em tão boa hora é agora reeditado pela Polygram. Também formado por jovens que unem a capacidade de improvisar e brincar com os sons, uma inteligente e sólida base musical, o Premeditado o Breque, grupo paulista, no qual colabora o londrinense Arrigo Barnabé, tem um primeiro lp na praça. Produção independente, de alto nível - ao qual dedicaremos comentário maior, tão logo o mesmo tenha um lançamento regular nas lojas. Al Jarreau é hoje o vocalista capaz de conseguir os mais diferentes e maravilhosos resultados da voz. Verdadeiro homem-instrumento, Jarreau entusiasmou todos que o ouviram em suas apresentações nos dois festivais de jazz que participou (São Paulo, 78; Rio, 80), confirmando aquilo que seus discos já vinham mostrando. "Breakin Away" (WEA), talvez seja de todos o seu melhor álbum onde ao lado de composições próprias ("Roof Garden", "Coloser To You", "Easy", "Our Love"), Jarreau faz suas improvisações vocais em torno de um clássico tema de Dave Brubeck ("Round, Round, Round/Blue Rondon a la Turke"), dando as idéias que o pianista criou para os teclados, uma transposição perfeita a voz - em seus inúmeros recursos. Emocionante também o que Jarreau faz em "Teach Me Tonight", de Gene De Paul/Sammy Cahn. Outro bom disco para quem aprecia a música vocal é o de Pointer Sister ("Black & White, WEA). Com o desaparecimento da Supremes, este trio de belas crioulas teve um território ampliado, que vem ocupando com muito profissionalismo, através de produções cuidadosas. Sem deixarem de ser românticas, as Pointer Sisters captam, entretanto, elementos que vão do rock ao funky, mas feito com esmero, sem irritar os ouvidos. Isto sente-se em faixas como "Sweet Lover Man", "Someday Well'be Together" e "Fall In Love Again". Já os Pretenders II, agora produzidos por Chris Thomas, chegam na fusão vocal-instrumental, com muito mais peso - destinando-se assim a outra faixa de espectadores. No lp que a WEA lança agora, The Pretenders desfilam 12 composições de muitos decibéis. Já o quinteto The Fifth Dimension, com uma longa quilometragem - musical - formado por Ron Townson, Lamonte McLemore, Florence La Rue Gordon, Billy David Jr., e Marilyn McCoo em "Greatest Hit On Earth" (Artista), mostra também que a música vocal pode servir as variadas combinações. Amparados por uma dezena de instrumentistas, este quinteto desfila um repertório que inclui, por exemplo, "Up, Up, And Away" de Jim Webb ou "Puppet Man", de Neil Sedaka, "One Less Bell To Answer" de Bacharach/David ou um "medley" com temas de "Hair" ("Aquarius/Let Me Sunshine In"), com uma coloração que parecem músicas inéditas. A propósito, prestem atenção em duas faixas - "Stoned Soul Picnic" e "Wedding Bell Blues", de Laura Nyro - cantora, compositora e instrumentista, com sólida carreira nos Estados Unidos, mas que até hoje não teve um único de seus discos editados no Brasil.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Jornal da Música
28
04/10/1981

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