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Aramis

"Bird" voa e chegam comédias e o terror

Lamentavelmente "Bird", de Clint Eastwood, a profunda biografia do saxofonista Charlie Parker (1920-1955), não resistiu a mais do que 7 dias em exibição no Bristol. Teve a mesma sorte (?) que "O Amor Não Tem Sexo", do inglês Stephen Frears, cinebiografia do dramaturgo Joe Orton (1937-1967), que também ficou apenas uma semana em cartaz. Pelo visto, o público não está sabendo prestigiar filmes importantes, de idéias e que mereceriam permanecer de duas a três semanas em exibição. E ainda os que apontam Curitiba como exemplo de cidade de público culto e civilizado... Nesta semana, temos a segunda estréia nacional importante do ano: "Jorge, Um Brasileiro", de Paulo Thiago (cines Palace-Itália e Condor, 5 sessões). A primeira grande estréia do cinema brasileiro foi "Fronteira das Almas", de Hermano Penna, que, felizmente, continua em exibição no cine Ritz - dando oportunidade a que se conheça um trabalho vigoroso, profundo e com toques de atualíssimo documentário - já que aborda a questão da terra na Amazônia - tão discutida nestes dias. "Jorge, Um Brasileiro", superprodução para os padrões nacionais e que levou três anos para ser concluído, foi baseado no best-seller de Osvaldo França Jr. (em 11ª edição, agora pela Nova Fronteira), tem um casal de intérpretes que ficaram famosos na telenovela "Vale Tudo" - Carlos Alberto Ricceli e Glória Pires, o norte-americano Dean Stockwell e uma bela trilha sonora de Túlio Mourão (com Milton Nascimento cantando a música tema) já lançada em elepê pelo Estúdio Eldorado. Opções - Para a faixa jovem, duas comédias na linha do chamado "cinema universitário" que vem marcando o cinema americano desde o final dos anos 70: "Uma Escola Muito Louca" de Steve Miner (cine Bristol) e "Cocktail", de Roger Donaldson (cine Astor). A quem aprecia o terror chega "A Hora do Pesadelo 2" (Fright Night Parte II), de Tommy Lee Wallace, com Roddy McDowall, William Ragsdale e Traci Lin (São João), enquanto que "A Sétima Profecia" (The Seventh Sign), de Carlo Schultz, desperdiçado há três semanas no São João retornou às sessões noturnas do Cinema I - desalojando, finalmente, Roger Rabbit da toca que ali havia feito nos últimos 2 meses. O terror também continua com "A Hora do Pesadelo - 4", de Renny Harlim - tão idiota quanto os antecedentes - no cine Itália. Para os fãs de ficção científica, o bravo Jorge Souza, do cine Morgenau, fez um dique no orgasmo que flui pelas telas do cine Morgenau e ali programou as reprises de dois interessantes SF: "Missão Alien", de Graham Baker - com James Caan, Mandy Patinkin e Terence Stamp (lançado no Plaza, há três semanas) e "Robocop - o Policial do Futuro", estréia do holandês Paul ("O Elevador da Morte") Verhoeven no cinema americano. "Cocoon - O Retorno", de Daniel Petrie, com o elenco da primeira parte desta terna SF sobre a busca da juventude (Don Ameche, Wilford Brimley, Hume Cronyn e Steve Guttenberg) continua no Plaza - com chances de emplacar uma terceira semana. Apesar de lançado em vídeo - e estar entre os mais procurados há quem ainda não viu "E.T.", de Steven Spielberg - o filme de maior renda de todos os tempos. Portanto, a UIP decidiu programá-lo novamente, desta vez no Lido II. Para a sala um do mesmo cinema transferiu o documentário "U2 - Rattle & Hum". Finalmente, para quem gosta de filmes realmente difíceis, volta ao cartaz (no Groff), uma das mais intrigantes, complexas - mas belas - obras do cinema contemporâneo: "O Sacrifício" (Offret), 1986, último filme, espécie de testamento, do cineasta sueco russo Andrei Tarkovskij (ou Tarkowski, 1932-1986), premiado em Cannes e que, mesmo com todo seu hermetismo, praticamente foi o filme que lhe abriu as portas no Brasil. Apesar de 1989 estar com fraquíssimas opções para o cinema nacional - há apenas 11 filmes em condições de lançamento, o que vai se refletir inclusive na magreza dos festivais de cinema - nesta semana, em Curitiba, há ao menos quatro opções. "Romance", de Sérgio Bianchi (Luz), "Feliz Ano Velho", de Roberto Gervitz, e o ótimo "Fronteiras das Almas", de Hermano Pena (Ritz, 3ª semana) e, a ser verificado, "Jorge, Um Brasileiro". LEGENDA FOTO - "Cocktail", uma comédia etílica, para a faixa jovem, em exibição no Astor.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Cinema
8
03/03/1989

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