Login do usuário

Aramis

Bowie não vem (a Curitiba) mas curta o melhor de seus discos

A ocasião não poderia ser mais oportuna e a EMI-Odeon que não dorme-de-touca mandou brasa: reeditou os álbuns de David Bowie aproveitando suas apresentações no Rio (19) e São Paulo (22 e 23), com ingressos já esgotando-se apesar dos amplos espaços em que fará seus megas-shows praça da Apoteose e Parque Antártica, respectivamente. A tournée mundial "Sound Vision" iniciou em Quebec, Canadá, no dia 2 de março. Curitiba, inicialmente prevista para receber também Bowie, acabou ficando fora - apesar de estar começando a ter espetáculos com estrelas do rock como Jethro Tull, na semana passada. A produção é cara. O cantor vem acompanhado por 35 pessoas e traz 78 toneladas de equipamentos - sendo que Os Titãs abrirão seus shows em São Paulo. Anuncia-se também que cantará nestas apresentações, pela última vez, as músicas que o tornaram famoso nos anos 70, como "Space Oddity" e "Ziggy Stardust". Como o show já percorreu a Europa e América, "Sound + Vision" foi precedido pelo relançamento do lp de Bowie em CD e fitas cassete e da edição do show em CDV (compact disc vídeo) pela gravadora independente norte-americana Reykodisc, que a EMI-Odeon aqui representa. Claro que este vídeo disco ainda é um collector's iten dos que já possuem o aparelho que a Gradiente lança somente agora. Para quem não tem, há o David Bowie de seis álbuns considerados históricos: "Hunky Hory", "Space Oddity", "The Man Who Sold the World", "The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars" e "Aladdin Sane" - além dos greatest hits do "Sound + Vision", que estão justamente em "Chances Bowie". Aos especialistas na obra de Bowie - que também fez carreira como ator em "O Homem que Caiu na Terra" (The Man Who Fall to Earth, 76, de Nicholas Roeg); "Mr. Lawrence", além de "O Homem Elefante" nos palcos - qualquer um destes discos justificariam amplas análises. Afinal para este inglês andrógino, 43 anos, nascido com nome de David Jones (o sobrenome Bowie adotou pela admiração ao líder do grupo Monkees), a carreira iniciada a partir de seu primeiro grupo (David Jones and the Lower Third) deslancharia em 68 com "Space Oddity" e alcançaria a repercussão internacional com "The Rise and Fall of Ziggy Stardust" (que também se transformaria num documentário cinematográfico, no qual apresentava sua banda Spidees From Mars, integrada por Mick Ronson (guitarra), Trevo Bolder (baixo) e Woody Woodmansey (bateria). Foi nessa época (1972) que começariam suas apresentações exuberantes, com performances, figurino e maquiagem cuidadíssimos - causando polêmicas, entretanto para os padrões da época. Dentro dos álbuns que a EMI-Odeon reeditou agora, tanto "The Rise... como "Aladdin Sane" (73) ocupam um espaço considerável em sua obra. O expert em David Bowie, Jean-Yves De Neufville, da "Folha de São Paulo", informo (28/8/80) que Ziggy Stardust, "Tem na fusão entre a ficção e a realidade o seu aspecto mais perturbador", foi citado por DB como - uma seqüência natural em sua trajetória artística, já que ele havia passado em 1967 pela escola do mímico Lindsay Kemp, onde se preparou para a carreira de ator - que efetivamente desenvolveria. Mas o criador se confundiria com a personagem e em janeiro de 1972, em entrevista ao "Melody Maker" assumiria: "Sou gay e sempre fui". Uma afirmação provocadora feita há 18 anos passados - hoje comum. Polêmico, estranho, talentoso, David Bowie já anunciou afastamentos artísticos algumas vezes - mas sempre acabou retornando com muito marketing. Agora, ao vivo no Brasil - e com seus principais discos reeditados (inclusive em CD), mais uma vez ganha grandes espaços na televisão, rádio e imprensa nacional. LEGENDA FOTO - David Bowie: ao menos em discos para ser curtido pelos fãs.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
6
16/09/1990

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br