Login do usuário

Aramis

Coros até para quem não gosta de óperas

Durante anos um dos must do repertótio da RCA era um álbum intitulado "Ópera Sem Canto", no qual eram apresentadas, em forma orquestral as árias mais conhecidas de grandes óperas - um disco para os neófitos deste gênero que cada vez alarga seu público no Brasil. Agora é a CBS quem reedita um álbum ao inverso - "Coros Favoritos de Óperas", mas também destinado a quem está se iniciando na apreciação do bel-canto - e prefere limelights de mais fácil assimilação. Este álbum é, assim, interessante pois afinal os coros operísticos são formados de pessoas que tomam parte no drama que se desenvolve no palco. E não obstante, a maioria dos experts geralmente relega o coro a uma posição definitivamente não relacionada com a frente e o centro do palco. Como disse o musicólogo Curtis Brown, "talvez seja a ausência de estrelas glamurosas para cantar a música; talvez que, como os carpinteiros, os coros simplesmente sejam tacitamente aceitos na produção". De qualquer forma, duas soberbas instituições musicais - o coro do Tabernáculo Mórmon, sob a direção de Richard Condie, e a Orquestra de Filadélfia, regida por Eugene Ormandy, estão juntas neste álbum que reúne momentos marcantes de 10 óperas: "Les Voici" da "Carmen" (Bizet); o "Ineggiamo Il Sgnor" de "Cavalleria" (Mascagni); o coro dos soldados de "Fausto" (Gounod); os coros dos peregrinos e dos cavaleiros de "Tanhauser" (Wagner); o coro a boccachiusa de "Madame Butterfly" (Puccini); o coro dos ferreiros de "Il Trovatore" (Verdi); o coro dos sinos de "I Pagliacci" (Leoncavallo); o coro dos caçadores em "Der Freischutz" (Weber) e finalmente a "Grande Marcha" de "Aída" (Verdi).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
16
27/03/1988

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br