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Aramis

Da Irlanda à Escócia o pop do mundo jovem

Um dos aspectos da música pop after Beatles foi a internacionalização/ aceitação dos grupos pop. Independente de limites geográficos e unidos pelo som elétrico e uma linguagem esperanto - no caso, o inglês - grupos dos mais diferentes países unificaram-se numa aceitação jovem. Assim, seja da Austrália ou da Suécia, conjuntos de diferentes voltagens - mas identificados em sua estrutura jovem, aparecem constantemente. Da Irlanda, por exemplo, vem um dos mais polêmicos grupos desta década, o U2, com seu álbum "War", terceiro disco de estúdio, lançado pela WEA, que passou novamente a representar o selo Island no Brasil. Apontado como uma das grandes revelações do rock dos últimos tempos, o U2 tem neste "War" um de seus discos mais representativos. "New Years Day", uma de suas faixas mais fortes, deixa explícita toda energia e vitalidade do disco, onde "Sunday Bloody Sunday" traz o lado político do grupo - representativo de um país que há anos sofre as conseqüências de uma cruel guerra civil entre católicos e protestantes. Além desta faixa, também "New Years Day" tem uma letra (como todas, do vocalista da banda, Bono Vox (Paul Hewsen) que fala dos riscos de uma lll Guerra Mundial. Mas Paul também abre espaço em suas letras para temas mais frívolos, mas não menos importantes, como o amor ("Two Hear Beat As One"). Essa convivência de temas diversos aparece traduzida na capa do lp, onde vemos o rosto angelical do garoto "The Radar", vizinho de Bono Vox, superposto à fotografia de um campo de batalha destruído. Destaque especial: o baixo de Adam Clayton, a bateria de Larry Mullen e The Edge, o guitarrista/ tecladista. xxx No ano passado, Paul Young foi escolhido pela indústria fonográfica britânica como a melhor voz masculina da Inglaterra. Na mesma época conquistada os EUA com o lp "No Pariez" (8 milhões de cópias vendidas em todo o mundo). Agora, seu "The Secret Of Association" (CBS), segue o mesmo caminho de sucesso, em menos de 5 meses. O primeiro destaque do álbum é a faixa "Every Time You Go Away". Young pertence à escola de brancos defensores do blues e do soul, provando que o gênero não é privilégio dos cantores negros. Neste seu segundo lp, Paul regravou seis músicas e traz cinco novas de suas músicas, em parceria com Ian Kewley. xxx JIM DIAMOND ficou conhecido com "l Won't Let You Down", suave balada feita em parceria com o pianista Tony Humas que surgiu há 3 anos. Agora, Jim volta às paradas - inclusive no Brasil - com "Should Have Know Better", faixa destaque de seu terceiro lp ("Double Crossed", CBS), com dez composições de Diamond. O disco não foge ao estilo característico de Jim sonorizado através de grandes baladas. "I Sleep Alone At Night" e "Remember l Love You" são ótimos exemplos. Mas há também o pop ritmado como em "Double Crossed", "I'm Yours" e "Co-Operation". "After The Fire" é um reggae, Stumblin "Over" e "New Generation" seguem o mais puro estilo do rock-balada. Em suma, Diamond, o exemplo do compositor-intérprete da escola pós Beatles, revendo a musicalidade usada pela dupla Lennon-Mc-Cartney, e mixando-a ao folk escocês (ele nasceu em Glasgow). Teve experiências em vários grupos e hoje solidifica uma carreira solo. xxx Uma banda funk, essencialmente dançante: Eis a Jonzun Crew em "Down To Earth" (Tommy Boy/ Polygram) que usa e abusa dos vocais, sintetizadores e efeitos sonoros. Para aceitar um grupo como Jonzun Crew é preciso ver o funk dentro do processo comercial - mercadológico que ocupa há alguns anos: uma música descartável, mas alegre e dançante - motivo de sua aceitação internacional. O que diferencia um disco-funk de outro na mesmice rítmica é alguma idéia que o líder do grupo possa apresentar. Michael Jonzun tenta algumas propostas, reunindo, por exemplo, vocais afinados em "The Wizard of Space", ou a guitarra rítmica de Tony Cowan em "Time Is Running Out". Enfim, há um esforço para fugir do trivial. Mas o básico foi mantido: um disco de consumo específico. xxx Há pouco falamos da internacionalização pop. Eis um novo exemplo: a dupla dinamarquesa Laid Back com o lp "Play It Straight", gravado em Copenhague, e agora lançado no Brasil. Aliás, a dupla já é conhecida de nosso público: o lp "Kneep Smiling" (com a canção "Sunshine Reggae") vendeu tanto no ano passado que John Guldberg e Tim Stahl aqui estiveram em outubro de 1984 recebendo um disco de ouro. O dueto foi formado há cinco anos e numa linha bem dançante o grupo tem encontrado aceitação internacional. Sente-se isto nas 10 faixas deste "Play It Straight" com o ritmo marcado pela percussão e sintetizadores e as letras das músicas falando de situações cotidianas. xxx Neste desfile de novos grupos e autores pop, algumas linhas para o BON JOVI, fundado em 1983 pelo vocalista/ guitarrista Jon Bon Jovi, após o fim de seu grupo (All Star Review). Uma nova proposta de mercado surgiu quando Bon uniu-se ao tecladista David Rashbaum, aos quais somaram-se o baixista Alec John Such (ex-Phantom's Opera), o baterista Tico "The Hit Man" Torres e o guitarrista Richie Sambora. Do lp de estréia (já lançado no Brasil) surgiu um sucesso ("Runaway") amparado por um grande tour abrindo o show dos Scorpions pelos EUA. Logo ganhavam prestígio para acompanhar o Kiss na turnê da Europa. A boa fase valeu a gravação de um lp ("7800 Fahrenheit"). O título é simbólico: essa temperatura corresponde 4.3l5 C é a temperatura de fusão do tungstênio (metal que atinge a maior temperatura e continua sólido). E o som de Bon Jovi é super hard/rock/heavy/ metal. Ou seja, aquele som ensurdecedor somente para os muitos jovens curtidores da metaleria... xxx Com exceção de um intervalo em 1980 ("There and Back"), Jeff Back tem estado em hibernação há 7 anos. Muita coisa aconteceu neste período, mas o líder do Yarbirds nos anos 60, voltando a tocar ao vivo em 83, em Londres e Estados Unidos mostrou que não havia perdido a forma. A prova está em seu novo álbum ("Flash", CBS), com um Beck aberto às tendências atuais, eletro-rock, não mais compromissado apenas com o vanguardismo que o consagrou anos a fio, sem perder aquilo que chama de "vibrações metálicas". "People Get Ready", faixa principal do disco, une Jeff a Rod Stewart, numa bonita combinação das vozes da guitarra e a de Rod, num total êxtase. "Ambitious" é de uma sonoridade muito negra, enquanto "Escape" é um bom momento instrumental, com Jeff mixando elementos rítmicos de dança às frases melódicas de grande estilo bakiano. LEGENDA FOTO 1 - Jeff Beck LEGENDA FOTO 2 - Paul Young
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
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Tablóide
20
01/09/1985

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