De compositores & músicos
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 04 de novembro de 1975
1 - Com depoimentos de compositores dos mais importantes da emepebe - Hermínio Bello de Carvalho, João Bosco, Sergio Ricardo, Ivan Lins, Paulinho da Viola, Aldir Blanc, Cartola e outros, o programa "Fantástico" (Rede Globo de Televisão, domingo, 21 horas) apresentou uma inteligente e dinâmica reportagem-denúncia - sobre a vergonhosa situação dos direitos autorais. Tentando, em vão, justificar a "liberação" do extraordinário João Bosco, o presidente da Sociedade Independente de Compositores e Autores Musicais, Adylson Godoy, não conseguiu convencer a ninguém, das razões que levaram a entidade a expulsar Bosco, quando este, insatisfeito com os pagamentos de direitos autorais, apresentados semestralmente, pediu - como é de seu direito - uma prestação de contas. Em favor da Sicam, a única voz que se ouviu, de forma muito desafinada, foi a de Antonio Marcos, assim mesmo procurando não se comprometer em demasia. Por último, falou-se da Sombrás, última esperança dos compositores brasileiros pela sonhada moralização dos direitos autorais em nosso País - há muito, um caso de polícia.
2 - A apresentação do Mild Maniac Orchestra (auditório Salvador de Ferrante, amanhã, 21 horas), que o Goethe Institut promove, trará ao menos um músico já conhecido dos curitibanos: o guitarrista Volker Kriegel, 32 anos, também sociólogo, desenhista e considerado um dos mais inventivos instrumentistas da Europa. Há 3 anos, quando integrava o Dave Pike Set, Kriegel apresentou-se no auditório do Colégio Estadual, no recital em que tomava parte também o Baiafro. Agora a Mild Maniac Orchestra, que funde o jazz ao pop e mesmo à harmonias clássicas, é integrada por Kriegel, Rainer Brunighaus (piano e sintetizado). Eberhrad Weber (baixo) e John Christensen (bateria). É possível, também a presença do notável percussionista Djalma Corrêa, do Baiafro, e hoje um instrumentista respeitado internacionalmente.
3 - Aguardado para as próximas horas a confirmação de uma temporada de Carlinhos Vergueiro, o vencedor da mostra "Abertura" (janeiro/75, Rede Globo de Televisão) com seu "Como Um Ladrão", que se apresentará no Paiol. Já Alceu Valença, o autor de "Vou Danado Pra Catende" e astro do filme "A Noite do Espantalho" (1974, de Sergio Ricardo), cancelou a temporada que faria no auditório Salvador de Ferrante, entre os dias 12 a 16, onde, depois, estará outro nordestino, o pernambucano Luiz Vieira (27 a 30). Telly Savallas, o "Kojak", mostra que também é cantor, na noite de 13 de novembro, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto.
4 - O trêfego pesquisador Raphael Valdomiro Grecca de Macedo, ficou preocupado com as notícias de que o espetáculo montado pelo grupo O Bonde, dos alunos de engenharia, seria em sua homenagem. Embora apoie a iniciativa do (bom) compositor Renato Popsill, Raphael diz que o fato de ter escrito o livro "Cada um Cai do Bonde como Pode" não tem nada com a iniciativa de seus colegas. "Afinal, não sou dono dos transportes coletivos do passado", explica.
5 - A propósito, uma iniciativa que deveria ser tomada pelas nossas entidades culturais, foi a que teve o estudante João Afonso Damiani, presidente do DACS: amanhã, às 10 horas da manhã, patrocina um único recital de música latino-americana, com o cantor-andarilho Carlos. O espetáculo, "Duece Sueno de Índio/Sueno de Homem", será no auditório do Centro Politécnico. O artista mambembe, colombiano, percorre a América Latina recolhendo cantos do povo e no sábado viaja para Assunção.
Tags:
- A Noite do Espantalho
- Adylson Godoy
- Aldir Blanc
- Antonio Marcos
- Carlinhos Vergueiro
- Centro Politécnico
- Colégio Estadual
- Como Um Ladrão
- Djalma Correa
- Goethe Institut
- Hermínio Bello de Carvalho
- Ivan Lins
- João Bosco
- Luiz Vieira
- O Bonde
- Paulinho da Viola
- Rafael Valdomiro Greca de Macedo
- Rede Globo de Televisão
- Sérgio Ricardo
- Sociedade Independente de Compositores
- Telly Savallas
- Volker Kriegel
Enviar novo comentário