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Aramis

Geléia Geral

Dentro da música religiosa, os cantos gregorianos constituem um gênero muito especial. Com uma tradição milenar, esta forma de expressão religiosa-musical tem ampla bibliografia e extensa discografia, infelizmente pouco editada no Brasil. No Paraná, possivelmente um dos maiores estudiosos e conhecedores de cantos gregorianos é o jornalista Aroldo Murá Gomes Heygert, homem de profundas convicções religiosas e que, com bom gosto, vem construindo uma discoteca especializada. Pessoas do nível cultural de Aroldo poderiam ajudar editores fonográficos como o bravo Jonas Silva, que através de sua pequena etiqueta Imagem tem lançado discos de música gregoriana, mas que infelizmente aqui saem sem qualquer texto de contracapa, capaz de ajudar quem não tem conhecimento a respeito para melhor entender esta forma musical. Por exemplo, a mais recente edição da Imagem é o "Gregorian Chants", Wedding of Cana (Les Noces de Cana), com o The Doller Consert. Um notável conjunto coral-instrumental, com 13 belíssimos temas, num álbum que seria valorizado com notas informativas. De qualquer forma, um lançamento indispensável para quem se interessa por música religiosa antiga. xxx João Gilberto, 54 anos, é uma pessoa tão estranha como genial. O cantor mais importante do Brasil - pela mudança que introduziu na forma de interpretação, auto-exilado em seu aparthotel no Rio de Janeiro, recusando-se sempre a fazer shows regulares e impondo as maiores exigências para qualquer gravação, consegue, entretanto, ser uma pessoa sempre atualizadíssima. Comunicando-se apenas por telefone, recebendo raras pessoas em seu flat, Gilberto está entretanto por dentro de tudo o que acontece. E prova isto, ao aceitar - sabe-se lá porque razões? - gravar uma música do roqueiro Lobão ("Me Chama"), especialmente para a trilha sonora de "Hipertensão" (lp Sigla/som Livre). Assim, para os fãs de João Gilberto - e que são milhares - torna-se indispensável a aquisição desta trilha, pois esta gravação, até agora, não está programada para qualquer outra edição. Além do mais, o elepê até que é interessante, com faixas com Zeca Pagodinho ("Judia de Mim"), João Bosco ("Desenho de Giz"), Moraes Moreira ("Sintonia"), Sá e Guarabira ("Em Silêncio). Há também gente jovem, como Cláudio Zoli ("Livre pra Viver"), A Cor do Som ("Gosto de Prazer", participação de Gilberto Gil), Titãs ("Aauu"), Engenheiros do Havaí ("Toda Forma de Poder") e Armandinho ("Razões"). xxx Cantor brega, com bom público no Nordeste/Centro-Oeste, José Orlando ataca agora ("Parabéns Pra Você", RCA) na linha das Antilhas, com um "Lamba-Reggae", tentando a fusão do ritmo paraense com a música da Jamaica em mais prova de colonialismo cultural. Interessante o caso de cantores como José Orlando, que desfrutam de um público fiel, capaz de absorver regularmente sua produção gravada (além de apoiá-lo em apresentações ao vivo) e que desenvolvem carreiras independente de elogios ou malhações da crítica urbana. Assume inclusive seu breguismo a partir da própria ilustração da capa-contra-capa - o decalque de uma rosa, e com um repertório que já tem uma (in)formação nos títulos das próprias músicas: "Alguém Vai Te Castigar", "Meu Coração Está Louco", "Te Amarei Eternamente", "Princesa", etc. xxx A morte de Andy Warhol, há três semanas, faz com que o mais recente álbum da cantora Aretha Franklin (RCA, janeiro/87) adquira agora um valor maior. Pois foi Warhol quem elaborou o belo desenho de Aretha que ilustra este álbum, do qual foi extraído o compacto-tema para a trilha sonora de "Salve-me Se Puder", comédia com Whoopi Goldbert ("A Cor Púrpura"), programado para breve lançamento em Curitiba. Este tema - "Jumpin Jack Flash", produzido por Keith Richard (Rolling Stones), já explodiu nas paradas americanas e tem sido dos mais programados no Brasil. A própria Aretha produziu duas faixas deste lp: o soul "He'll Come Along" e "Look To The Rainbow". No disco, há dois duetos marcantes. "I Knew You Were Waiting (For Me)", com George Michael (do grupo Wham!) e a balada "If You Need My Love Tonight", com Larry Graham. Mas talvez a faixa mais interessante do disco seja "Jimmy Lee", o segundo compacto, puro e clássico soul, que ela define como "um potencial ilimitado, nostálgico e contemporâneo ao mesmo tempo". xxx Não é a primeira vez que um nome popular da televisão usa o seu prestigiado para apadrinhar uma produção fonográfica. A fórmula tem sido insistentemente usada e não seria o irreverente Fausto Silva que deixaria de utilizá-la. Assim o produtor de "Perdidos Na Noite", Fausto Silva, decidiu "apresentar" alguns grupos de rock - entre conjuntos já conhecidos - Ira ("Envelho na Cidade"), Replicante ("Surfista Calhorda"), Hanoi Hanoi ("Totalmente Demais"), Biquíni Cavadão ("Timidez"), e outros ainda mais frescos: Lagoa 66 ("Pelo Amor de Deus" e "Nyet Chenobyl"), Inocentes ("Ele Disse Não"), Uns e Outros ("Dois G mes"), Cheque Especial ("Búzios Armação"). Analisar criticamente estes roqueiros é perda de tempo e espaço. O que surpreende é a presença, no meio desta seleção (sic) de Ney Matrogrosso com "Dívida de Amor" num fonograma cedido pela Polygram. Aliás, é a Polygram quem distribui esta produção totalmente descartável. xxx Topo Gigio, aquele rato italiano que anos atrás andou pelo vídeo com sucesso está reaparecendo. E a Disco Ban/Polygram aproveita para distribuir um elepê com uma produção de estúdio feito pelo espertalhão Mister Sam, com Laerte Júlio fazendo a voz de Topo Gigio e, acompanhado até por alguns músicos competentes (como Crispin Del Cistia, nos teclados, trompete e arranjos), em doze faixas, oito das quais versões da gravação italiana. Quatro faixas são originais, inclusive duas de Crispin - "Eu Sou o Topo Gigio", e "Gigio Gigante". Um produto de marketing, para consumo imediato. Mas a pergunta é se as crianças de agora, acostumadas a um novo tipo de informação, aceitarão o mesmo camundongo de quase 20 anos passados? Afinal, estamos na época em que Steven Spielberg ataca de ratos em "An American Tail", com lançamento previsto para as próximas semanas no Brasil.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
7
08/03/1987

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