Login do usuário

Aramis

Gould interpreta Bach

Falecido há três anos, só agora o pianista canadense Glenn Gould vem sendo devidamente apreciado no Brasil. Após conquistar- conquistar renome internacional, Gould abandonou as apresentações em concerto a partir de 1964, dedicando seu tempo a escrever e gravar. Artista de forte originalidade, era considerado um dos melhores intérpretes de Bach, cuja obra pianísticas gravou quase integralmente e que agora, através de duas magníficas coleções "Masterworks Portrait" e "Great Performances" vem sendo lançadas pela CBS. Assim, após os dois volumes da Masterworks trazendo o "Concerto Italiano", as "Invenções" a duas e três vozes, entre obras de Bach, temos as "Goldberg Variações" e os Concertos n 1 (em ré menor), 4 (em la maior) e 5 (em fa menor) de Bach. Historicamente, as "Goldberg Variações" tem um significado especial, pois representaram, em l955, a sua estréia em gravação. Estas peças um dos monumetos da literatura de teclados foram publicadas em 1742, quando Johann Sebastian (Bach (1685-1750) tinha o título de compositor da corte eleitoral real da Polônia e da Saxônia. A obra foi encomendada a Bach por um certo Conde Kaiser-ling, embaixador russo na corte da Saxônia, que tinha como seu músico em serviço Johann Gottlied Goldberg, um dos mais capazes discípulos do mestre. Kaiserling, parece, freqüentemente sofria de insônia e pediu a Bach que escrevesse algumas peças repousantes para teclado que Goldberg poderia tocar com um sonífero. Se o tratamento deu resultados não se sabe - mas a obra de Bach extremamenre enriquecida. Se as "Variações Goldberg" foram gravadas em solo, no início da carreira de Gould, as interpretações dos Concertos I, 4, e 5 de Bach já pertencem a fase em que o pianista canadense era nome consagrado. Tanto é que a Orquestra Sinfônica Columbia, sob a regência de Leunard Bern stein no Concerto n 1 e regida por Vladimir Golschmann, nos concerlos 4 e 5 é que o acompanha. Gould, Goldberg, Golschmann, Bernstein nomes dourados que identificam dois excelentes lançamentos enriquecidos da discograJia pianística de Bach através de um de seus melhores intérpretes.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Música
Tablóide
42
25/08/1985

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br