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Aramis

Importância do Fercapo

A realização do XII Festival Regional da canção Popular em Cascavel, a partir de amanhã, é o evento mais significativo em termos da MPB no Estado. Interrompida no ano passado, esta promoção do Clube Tuiuti, conseguiu ter onze edições regulares, numa continuidade indispensável para consolidar um evento cultural. Tornou-se assim o mais antigo festival de música popular da região sul - equiparando-se mesmo a hoje internacional Califórnia da Canção, em Uruguaiana, desenvolvida a partir de 1971. Mesmo sem uma base teórica mais ampla - e limitada apenas ao aspecto competitivo - o Fercapo é uma prova de resistência de seus organizadores que, felizmente sem depender unicamente de subvenções oficiais tem obtido uma continuidade rara neste tipo de eventos. xxx Curiosamente, o XI Fercapo, em julho de 1982, foi realizado sem nenhum auxilio do governo do Estado e da prefeitura local - já que na época o presidente do Tuiuti E. C. era o engenheiro Mário Pereira, já candidato a deputado pelo PMDB. Embora o festival não tivesse conotação política, o mesmo foi realizado exclusivamente com ajuda do comércio e indústria locais e teve a participações de nomes nacionais em seu juri (Zuza Homem de Mello, da Jovem Pan; Arlindo Coutinho, da CBS; o pianista Cesar Camargo Mariano, entre outros), além de magnifico shows com Joyce e Otávio burnier. No ano passado, quando era de se imaginar que a vitória do PMDB garantiria a realização de um festival com maior envergadura, aconteceu o oposto: o sucesso de Mário Pereira na presidência do Tuiuti não teve condições de bancar o Fercapo, que, pela primeira vez, deixou de acontecer. xxx Este ano, graças ao entusiasmo da diretoria do Tuiuti E. C. e, principalmente a ajuda do deputado Mário Pereira - um dos melhores parlamentares do Estado, nome que vem crescendo cada vez mais, inclusive como possível secretário de Estado numa futura (e necessária) reformulação do primeiro escalão, o Fercapo volta a se realizar. Trinta músicas de compositores de várias regiões do Estado estarão em disputa dos Cr$ 2 milhões em prêmios (aos cinco primeiros classificados) e poderão revelar novos talentos. Há promessa de gravação de um elep6e - única forma de preservar e divulgar de uma forma mais intensa esta promoção, que ao longo de suas onze edições já teve bonitas músicas premiadas - mas que por falta de gravações acabaram esquecidas semanas após a promoção. xxx Inúmeros festivais de música popular se realizam nesta época. Válidos para movimentarem as comunidades, perdem-se entretanto no funil da divulgação. Mesmo quando há gravações das finalistas - como acontece com a promoção do Colégio Positivo - sua divulgação fica restrita as cidades em que acontecem. Até hoje, só a música vencedora do festival "Paraná de Todos os Cantos", promovido por Heitor Valente entre 1980/82 - "Sete Que das", é que conseguiu ter alguma projeção, quando seus autores-intérpretes compareceram a um programa nacional de televisão. O que aconteceu mais pela motivação em torno do fim das 7 Quedas, em Guaíra, do que pela música em sí. xxx Vamos ver se as músicas vencedoras do XII Fercapo conseguem vencer os limites de Cascavel e terem alguma divulgação em escala estadual, ao menos. E que reativando-se este evento, em 1985 o mesmo possa ter uma maior sedimentação cultura-não ficando apenas na estéril competição.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
1
19/07/1984

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