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Aramis

Lembranças de Ismael

E morreu o velho Ismael Silva! O fundador da primeira Escola de Samba, a "Deixa Falar", que surgiu há 50 anos e desfilou, pela primeira vez, em 1929, morreu na noite de terça-feira, no Hospital do INPS, da Lagoa, no Rio vítima de enfarte de miocárdio. Ontem e hoje, a vida e a obra do autor de: "se Você Jurar" ocupação colunas de jornais e espaços nas rádios, e sensações de televisão, quebrando uma esquecimento a que havia sido relegado há muitos anos. Ismael esteve poucas vezes em Curitiba. A última delas foi há 5 anos, em fevereiro de 1973. Quando organizamos o Carnaval de rua daquele ano implantamos o sistema (hoje abandonado) de forma a comissão julgadora das Escolas de samba da cidade por pessoas que conhecessem realmente o Carnaval e a música. E, em 1973, do Rio vieram Ricardo Cravo Albim, ex-diretor do MIS, pesquisador e produtor de MPB. Carmen Costa, a grande cantora e Ismael. Além de terem participado da comissão julgadora. Carmen Costa e Ismael, apresentaram um belo show, "Se Você Jurar", montado por duas noites no Paiol - e onde Ricardo Albim explanava detalhadamente as suas carreiras. O espetáculo agradou tanto que foi depois levado a São Paulo e Rio de Janeiro. *** Ismael, apesar de problemas com os calos e o peso dos anos, mostrava-se animado e entusiasmado. Não se furtou inclusive a algumas esticadas, uma delas um demorado jantar no pizzaria Landerna, durante o qual contou estó rias deliciosas de sua vida, de seus parceiros e amigos, ele que viveu a fase de ouro da MPB. Na entrevista coletiva, realizada no Guaíra Palace Hotel, pegou um violão e cantou vários sambas. E ao jornalista Eurico Schwind, que estava presente, disse uma frase que depois foi muito repetida nacionalmente, para definir a decadência do Carnaval: - "Para mim, só sei que chegou o Carnaval, por causa da folhinha". GRAVAÇÕES NO SIR A partir do dia 29, Sir-Laboratório de Som e Imagem, com 8 canais de gravações e 16 mixagem passa a ser ocupado, em longas sessões por artistas contratados da Continental. Dois diretores da fábrica paulista, Alberto Ferreira e Wilson Miranda (este um ex-cantor de sucesso nos anos 50), já firmaram contrato com Percy Tamplim, proprietário do SIR, para transferir a Curitiba a gravação de muitos cantores, instrumentistas e conjuntos, principalmente de santa Catarina e Rio Grande do Sul. *** Além dos poucos estúdios de gravação de São Paulo e Rio de Janeiro estarem com seus horários amplicação que sofreu, quando Percy investiu quase Cr$ 5 milhões, ali colocando o mais moderno equipamento de gravação possível de ser importado, oferece, agora, excelentes condições técnicas: Com uma boa equipe de profissionais e amplos estúdios, surge, naturalmente, como opção para a produção dos discos com artistas do Sul do País. Bandas e corais típicos de Santa Catarina, que constantemente estão fazendo discos para a Continental (e sua subsidiária), podem parar agora em Curitiba, inclusive num custo operacional menor. Assim une-se a rapidez do trabalho, a qualidade técnica e a economia. *** De principio, não se falou no caso dos cantores e compositores paranaenses, sempre na boca-de-espera de uma chance maior. Mas, naturalmente, iniciando-se um maior intercânbio, com a vinda a Curitiba de produtores, arranjadores e músicos da Continental, ampliam-se as chances de nossos melhores autores e intérpretes terem suas vozes levadas a cera. Celso Locker, o "Pirata", advogado da Prefeitura e que há meses vem ensaiando a gravação de um compacto duplo, em produção independente - e que já bateu, inutilmente, nas portas de várias fábricas (Philips, Odeon), é um dos mais esperançosos De qualquer forma, o seu primeiro disco vai sair, mesmo - tendo que pagar uma parte dos custos de produção.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
1
16/03/1978

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