Música
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 27 de abril de 1973
Se a produção musical de "Cavalo de Ferro" (TV-Iguaçu, 20 horas) tivesse a mesma preocupação do autor da telenovela, Walter Negrão, em pesquisar nas fontes os temas para esta luxuosa produção da Rede Globo de Televisão, com muitas seqüências ambientadas no Sudoeste do Paraná, é possível que algum compositor da terra tivesse sua vez e hora. Mas, dentro de uma estrutura artística-empresarial que sacrifica muitas vezes a autenticidade pelos índices do Ibope, Eustaquio Sena preferiu entregar a Guto Graça Mella e Nelson Motta dois jovens cariocas que provavelmente nunca pisaram numa terra rôxa, a responsabilidade de criar a trilha sonora desta novela dirigida por Walter Avancini. O resultado são músicas que pouco tem em comum com a ação colocação geográfica da história, Felizmente, os arranjos foram entregues ao paranaense Walter Branco (há anos radicado na Guanabara) e a Chiquinho de Moraes, além da colaboração do próprio Guto. Uma seqüência de temas pouco reais em temos dramáticos - embora harmonicamente corretos (afinal Guto é um músico de alto nível e Nelsinho Motta consegue fazer boas letras), mas que, em hipótese alguma, estão a altura das "sound tracks" da Globo de três anos atrás quando Nonato Buzar (foto) emtregava a diferentes compositores os temas, obtendo um nível muito melhor. Aqui temos Djalma Dias em "Homem de Verdade", Cláudio Ornelas em "Viva Suarez!", o Quarteto Uai com "Marcas", "Pé na Estrada" e "Na Tarde" Eustaquio Sena com "Um sol na Noite", o próprio Guto em "Cavalo de Aço"( com o coral Som Livre) e "Contratempo"; Evinha e Trio Esperança em "Idade 17", Márcio Lott em "Um Corpo Só" e a Orquestra Som Livre com "O Filho de Deus" e "De Olhos Abertos" ( nesta também com o Coral Som Livre).
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