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Aramis

Nas trilhas do sucesso (I)

Se o jazz começa a interessar comercialmente as nossas gravadoras, haja vista o crescente número de lançamentos mensais, a trilha sonora ainda pouco atrai os responsáveis pela programações fonográficas, obrigando assim os colecionadores - que são muito entusiastas - a recorrerem às caras importações, principalmente no que se refere às edições de músicas dos grandes clássicos do passsado, praticamente inexistentes no Brasil. Dos últimos lançamentos no campo de trilhas sonoras, vamos à alguns registros, para orientação a quem interessar possa. THE GREAT GATSBY (RGE/Paramount Records, 304.0042, agosto-74). No "marketing" internacional para o maior acontecimento cinematográfico-comercial de 74 (reedições dos livros de Fitzgerald, moda-Gatsby, exploração ao máximo da nostalgia), a Paramount, animada com os (bons) resultados dos seus dois (maiores) êxitos de bilheteria anteriores, não poderia também deixar de ter na música dos "roaring twenties" um excelente fator de vendas do filme "O Grande Gatsby", malhado unanimemente pela crítica (lançamento em Curitiba a 14 de novembro, cine Condor), mas degustado pelo público. Assim, há 3 meses já está nas lojas a trilha sonora que o competente maestro Nelson Riddle - o regente-arranjador predileto de Frank Sinatra - adaptou de antigos e marcantes sucessos das décadas passadas, para a "sound track" desta produção de David Merrick. Assim como o filme de Jack Clayton ("Almas em Leilão", "Os Inocentes", "Todas as Noites, às 9[h]) é uma obra confeitada, explorando ao máximo um nobre (mas agora comercial) sentimento - a nostalgia -, as músicas escolhidas por Riddle para esta trilha sonora são sensíveis, bonitas, gostosas de se ouvirem, e que começam a se constituir em excelentes músicas de "back ground" para sofisticadas reuniões de um público acima dos 30 anos, cujos ouvidos preferem a nostalgia do que o eletricismo pop. Assim, nos bons e senvíveis arranjos, desfilam na trilha sonora de "O Grande Gatsby" as seguintes músicas, a maioria conhecidas do público acima dos trinta anos: "What'll Do" (Irving Berlin, em vocal de Bill Atherton); "The Sheik of Araby" (H. B. Smith-F. Wheeler); "Five Foot Two, Eyes of Blue" (S. Lewis-J. Young-R. Henderson); "Who" (O. Harbach-O. Hammerstein-J. Kern); "Yes, Sir, That's My Baby" (Georges Kahan-W.Donaldson). Um disco que vai vender bastante. Muito mais quando as imagens chegarem até nós. De qualquer forma, um válido lançamento que ao menos permite aos colecionadores de trilhas sonoras economizarem Cr$ 40,00.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Jornal do Espetáculo
14
11/10/1974

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