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Aramis

O filme de Saul

Até há pouco o nome de Saul Bass era conhecido apenas dos mais atenciosos espectadores: um extraordinário designer, que a partir de 1955, revolucionou os créditos de apresentação de filmes, ao fazer os trabalhos introdutórios de "Carmen Jones"(1955), e "O Homem do Braço de Ouro" (The man with the golden arm, 1956), ambos de Otto Preminger, que voltaria a utilizar seu talento em outros filmes ("Anatomia de um crime", 1958; "Exodus", 1960; "Tempestade sobre Washington", 1962 e "Bunny Lake Desapareceu", 1965). Evidentemente, que seu talento não ficou restrito aos filmes de Preminger: colaborou com Alfred Hitchcook ("Intriga Internacional", 1959 e "Psicose", 1960), Michael Anderson ("A Volta ao Mundo em 80 Dias", 1957), Delmer Daves ("Como Nasce Um Bravo/Cowboy", 1958), Stanley Kubrick ("Spartacus", 1960), Robert Wise ("Amor Sublime Amor", 1962), Edward Dmytryk ("Pelos Bairros do Vício", 1962), Stanley Kramer ("Deu a Louca no Mundo", 1963) e Carl Foreman ("Os Vitoriosos", 1964), para só citar apenas alguns de seus trabalhos. Seu estilo ágil e criativo de fazer da apresentação dos créditos de um longa-metragem um espetáculo a parte, uma prévia introdução ao mundo pretendido pelo [cineasta], fez escola e hoje são muitos os que seguiram seus passos, podendo-se citar o francês Maurício Binder. Mas Saul Bass, 54 anos, não ficou apenas nos créditos: voltou-se a filmes publicitários ("IBM Orientation", "Mennen's Baby Magic" e "Sale of Manhattan Tishman") e curtas-metragens ("Porque o homem cria?"), até que há dois anos, realizou o seu primeiro longa-metragem: "Fase IV: Destruição" (Phase IV), desde ontem em exibição no Cinema I/Sala Scala. Um ficção cientifica estimulante, cujo lançamento no Rio motivou, inclusive, a vinda de Bass ao Brasil, e que embora com um elenco de intérpretes desconhecidos, se constitui na melhor estréia da semana - um filme de visão obrigatório a todos que gostam de bom cinema. Ao menos para conferir se o talento de Saul Bass resiste mais de 120 segundos na tela.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Tablóide
4
17/10/1975

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