O filme inédito de Martin Ritt
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 10 de março de 1991
Falecido no final do ano passado, Martin Ritt foi uma das grandes perdas do cinema. Ao longo de 34 anos e desde sua estréia no maravilhoso "Um Homem tem Três Metros de Altura" (Edge of City, 1956) - o filme que consolidaria as carreiras dos então jovens John Cassavets (1929-1989) e Sidney Potier - Ritt desenvolveu uma filmografia séria e profunda. Freqüentou vários gêneros, sempre com segurança e seu último longa-metragem lançado no Brasil, "Stalen & Iris", com Robert de Niro e Jane Fonda, sobre um casal de operários numa pequena cidade americana foi, em nossa opinião, um dos dez grandes momentos do cinema vistos no ano passado.
Anteriormente, Ritt havia realizado dois outros filmes - "Black Roads" (1981, com Sally Field) e "Cross Creek" (1983) que, por incompreensíveis razões não obtiveram lançamento comercial no Brasil. Felizmente, o vídeo tem destas vantagens: traz mesmo que reduzido para a tela pequena, obras que permaneceriam inéditas e assim com o título "Retratos de uma Realidade", a Vídeo Interamericana (por sinal, com um dos melhores catálogos na praça) traz "Cross Creek", que há 8 anos disputou quatro indicações ao Oscar entre os quais o de ator coadjuvante (Rip Torn, perdeu para Jack Nicholson por "Laços de Ternura").
xxx
"Retratos de uma Realidade" é uma cinematografia da romancista Marjorie Kinnan Rawlings, autora de um livro bastante famoso - "Virtude Selvagem" (The Yerling). Em 1928, Marjorie (interpretada por Mary Streenburgen), trocou o conforto de Nova Iorque pela inóspita Flórida, ali esperando encontrar o clima para escrever mais livremente. Deixou para trás o seu marido e toda uma vida - e enfrentou novas situações. Com a segurança habitual, Ritt conduz um filme marcante, dando a nova Mary Streenburgen (vista como a professorinha meio idiota de "De Volta para o Futuro - III") a chance de mostrar que é uma boa atriz. Ao seu lado, Rip Torn, Peter Coyote, Dana Hill e Malcolm McDowell.
Enviar novo comentário