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Aramis

O filme que deu o prêmio a Fernanda Torres em exibição

A premiação de Fernanda Torres como melhor atriz do recém-encerrado Festival de Cannes - embora dividindo o troféu com a alemã Barbara Sukowa (por "Rosa de Luxemburgo") - por certo foi a sorte grande para fazer com que EU SEI QUE VOU TE AMAR seja o sucesso nacional do ano. Introspectivo, com apenas dois intérpretes - Fernanda e o estreante Thales Pan Chacon - este filme de Arnaldo Jabor já tinha, desde suas primeiras exibições (como no encerramento do Festival de Gramado, em abril último), conquistado o público. Mas um público sensível e informado, admirador do talento de Jabor, sem favor um dos mais fortes e importantes realizadores do cinema brasileiro. Filas nos cinemas do Rio e São Paulo, que há mais de um mês estão exibindo EU SEI QUE VOU TE AMAR confirmam que também o grande público está curtindo esta obra voltada aos sentimentos humanos, em complemento àquela trilogia iniciada com TUDO BEM (1978) e que prosseguiu com EU TE AMO (1981): filmes rodados em interiores, voltados aos mais profundos sentimentos. Estreando agora em Curitiba (cine Astor, desde ontem) espera-se que EU SEI QUE VOU TE AMAR aqui obtenha também boa renda - já que o belo e sensível A HORA DA ESTRELA, de Suzana Amaral, foi um melancólico fracasso e teve que ser substituído, às pressas, no PALACE-ITÁLIA, por uma comediota sobre sexo & adolescentes - O ÚLTIMO AMERICANO VIRGEM (The Last American Virgin), de Boaz Davidson - especialista neste gênero de produções comerciais. O público adolescente, que tanto curte o cantor pop Sting, ex-Police, tem chance de ver o seu ídolo como um dos mais notáveis personagens de horror: Frankestein. Em novo filme, Sting é o Dr. Frankestein em A PROMETIDA (The Bride), de Mary Shelley - que nestes últimos 50 anos teve inúmeras versões. A idéia de Roddam, realizador de "The Lords of Discipline" e "Quadrophenia" (este um longa-metragem com The Who, inédito no Brasil) foi fazer uma refilmagem atualizada do clássico "A Noiva de Frankestein", que Elsa Lanchester estrelou em 1935. Para tanto, escolheu agora como a noiva uma atriz bastante identificada ao público jovem - a bela Jennifer Beals, vista em "Flashdance - Em Ritmo de Embalo". No elenco, também Verushka, modelo-mito que surgiu na Swinging London dos anos 60 e chegou a fazer uma ponta marcante em "Blow Up", de Antonione (quem tem mais de 35 anos, por certo, lembrar-se-á?). De hoje a domingo, a chance de rever três dos melhores filmes dos últimos anos: E LA NAVE VA, 84, de Federico Fellini (cine Groff, 14, 16:30, 19:30 e 22 horas): MEPHISTO, Hungria-RFA, 1984, de Istvan Szabo - Oscar de melhor filme-estrangeiro, com Klaus Maria Brandauer (cine Luz, 14, 16:30, 19:30 e 22 horas) e o lírico A ROSA PÚRPURA DO CAIRO (The Purple Rose of Cairo), EUA, 85, de Woody Allen (RITZ, 14, 16, 18, 20 e 22 horas). São três filmes maravilhosos! Reprises que só permanecem em cartaz até domingo. A partir de segunda-feira, os três cinemas da Fundação Cultural - mais a Cinemateca - estão reservados à grande retrospectiva do documentário brasileiro - paralela ao Fórum do documentário Brasileiro - que Francisco Alves, Homero Carvalho e o SESC organizaram. No Vitória, amanhã, em substituição a FORÇA SINISTRA, um filme no esquema violência & Karatê - A FÚRIA DO PROTETOR, com um novo sub Bruce Lee: JACKIE CHAN, dirigido por James Gricknhauf. Nas sessões especiais, teremos a meia-noite de amanhã e 10:30 horas de domingo, no Groff - um documentário sobre o Ballet Bolshoi (única compensação pela ausência do próprio, que ficou a distância do Guaíra) e no LUZ, na matinada de domingo, O MUNDO MÁGICO DOS TRAPALHÕES. Os demais filmes continuam em cartaz. E há os que merecem serem vistos e revistos como A HISTÓRIA OFICIAL de Luiz Puenzo (cine Itália) e ENTRE DOIS AMORES, de Sidney Pollack (LIDO I). Outros, para quem ainda não viu: MULHER NOTA 1000, de John Hughes (CONDOR); O ENIGMA DA PIRÂMIDE, de Barry Levinson (LIDO II) e GUERREIROS DE FOGO, de Richard Fleischer (PLAZA).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Cinema
11
23/05/1986

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