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Aramis

O imenso talento do nobre Marlos.

Se o governador Ney Braga não estivesse em convalescença, por certo não deixaria de ir amanhã ao pequeno auditório do Guaíra. Afinal, ali haverá, a partir das 21,30 horas, um concerto de um dos artistas brasileiros que mais se dedicou a auxiliar a sua administração no Ministério da Educação e Cultura.Pela primeira vez, o pernambucano Marlos Nobre, 41 anos, estará mostrando em Curitiba seu talento ao piano, que já o levou a merecer aplausos em mais de 200 concertos no exterior. Como compositor, algumas de suas obras aqui já foram apresentada e as principais delas, em gravações das mais bem cuidadas tem sido editadas especialmente pela Polygram e Odeon. Mas, ao vivo, será a primeira vez que Marlos estará tocando em Curitiba, num concerto patrocinado pela Pró-Música e Fundação Teatro Guaíra. Xxx Quando o então ministro Ney Braga, da Educação e Cultura, decidiu criar o Instituto Nacional de Música, atendendo uma antiga reivindicação, o nome de Marlos Nobre surgiu naturalmente. Compositor, recitalista e maestro que fez uma das mais sólidas carreiras nos anos 60, produtor fonográfico e de programas na rádio MEC, homem de posições firmes e claras, surgia como a pessoa ideal para o importante cargo. E nos 4 anos em que implantou e estruturou o INM deu provas desta competência. Apesar da formação erudita, Marlos deu atenção ao popular, ao folclore, as manifestações mais diversas de nossa cultura musical. Preocupou-se com a reedição de discos importantes, a pesquisa, o surgimento de novos compositores e, especialmente o apoio às bravas bandas de música do Interior e a formação de instrumentistas. Através de diversos projetos - como o "Espiral", destinado a incentivar executantes de instrumentos de corda, paralelo ao desenvolvimento de uma indústria a altura de instrumentos musicais, cursos e bolsas de estudos, a administração de Marlos no INM foi, reconhecidamente, um dos pontos fortes que valeram a Ney Braga múltiplos elogios. Só a inveja e o despeito de mediocres colegas, o levaram a ser afastado - de forma covarde, quando mais uma vez representava o Brasil no exterior das funções. Homem que não tem papas na língua, Marlos denunciou as intrigas e deu nome aos bois. O tempo lhe fez justiça: menos de um ano após, seu substituto na INM, Cussy de Almeida, era demitido, bem como a pianista Mirian Daulsberg também saia da chefia do gabinete do ministro Eduardo Portela. Marlos deixou o cargo, em 1979, engrandecido. O mesmo não se pode dizer de quem o substituiu. Xxx O excelente trabalho que Marlos desenvolveu no INM não diminuiu, em um momento sequer, a sua atividade de compositor. Seria necessário um amplo espaço para relacionar todas as suas peças compostas nos últimos anos. A sua saída do INM foi benéfica para sua carreira. Há mais de um ano que pouco para no Brasil, participando dos mais importantes encontros musicais, convidado a fazer concertos, compor obras comissionado por entidades da maior importância cultural, fazer conferências. Na Alemanha, no ano passado, foi editado um livro comemorativo aos seus 40 anos. No primeiro semestre, de 1980, entre 18 de abril a 2 de junho, esteve na Itália, Alemanha, Bélgica, França e Suíça. Em junho voltou à Europa, a convite da UNESCO, para participar das reuniões do Conselho Internacional de Música. Ao retornar, Marlos encontrou novos convites: a Universidade de Indiana o incluiu ao lado de Milton Babit e Lukas Foss, para compor uma obra destinada ao I Forum de Verão da Música de nosso tempo, a ser estreada em julho de 1981; de 23 de setembro a 2 de outubro, por indicação expressa do compositor italiano Goffredo Petrasi, Marlos participará do júri internacional do 3o concurso internacional de composição musical para instrumentos de sôpro. Ainda na Italia, o 3o festival internacional de música antiga e contemporanea de Torino, dedicará toda uma noite as suas obras: "Unkrinmakrinkrin", "Canticum Instrumentale", "O canto multiplicado" e "Sonancias II", esta última em primeira audição mundial, pelo conjunto Antidogma Música, de Turim. De 9 a 15 de novembro, Marlos participará do I Atelier do Compositor Latino-Americano, em Buenos Aires. Outros convites estão em sua pauta e, para fazer a apresentação de amanhã à noite, basicamente com peças suas, Marlos vem diretamente de João Pessoa. Só a admiração que tem pelo governador Ney Braga o levou a encontrar em sua disputada agenda uma data para o recital que aqui tem, feitos nas várias vezes que aqui esteve fazendo conferências ou a serviço do Instituto Nacional de Música. Marlos se inclui, ao lado de virtuoses como Arthur Moreira Lima e Turibio Santos, naquela categoria de pessoas onde não se sabe o que é mais admirável: se o talento imenso, a grandeza humana ou a consistência de pessoa consciente e coerente. A soma de tudo isto o faz um ser humano e um artista imenso como a sua obra. LEGENDA FOTO 1 - Marlos, pela primeira vez como concertista em Curitiba.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Tablóide
10
24/08/1980

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