Login do usuário

Aramis

E o melhor de agora é a mais bela música antiga

Leonardo Barros, diretor de área de jazz e música erudita da Polygram, definiu acertadamente a linha de lançamentos para o refinado e exigente público classe "A" que prefere a chamada música clássica. Assim, conforme nos antecipava há alguns meses, os lançamentos maciços se concentram em torno da música antiga, especialmente a The Academy of Ancient Music, regida por Christopher Hogwood - aproveitando, inclusive, o marketing promocional que a recente excursão deste conjunto de câmara inglesa ao Brasil obteve junto aos círculos musicais. No suplemento de novembro, com edições originais da L'Oiseau-Lire, estão chegando às lojas dez álbuns da Academy of Ancient Music, cobrindo peças de autores da maior importância. Dois volumes são dedicados às Sinfonias nº 1, 2 e 3 (a "Heróica") de Ludwig Van Beethoven (1770-1827). Três outros com obras de Antônio Vivaldi, trazendo solistas especialmente convidados; para as peças "Stabat Mater", "Nisi Dominus" e "Concerto in Sol Menor, o solista é o contra-tenor James Bowman. Os 12 concertos, opus 4 de Vivaldi - conhecidos também como "La Stravaganza", ocupam um álbum duplo - em registro feito na Igreja de São Barnaba, Londres, em maio do ano passado, tendo como solista a violinista Mônica Huggett. Já para os Seis Concertos de Flauta, o solista é Stephen Prestan, que se somou assim a outros virtuoses da Academy - como Catherine Mackintosh e Mônica Huggett nos violinos; Trevor Jones na viola; Anthony Pleeth no violoncelo e o próprio Hogwood, além de regente, também executando cravo italiano. Uma das mais belas obras de George Frederic Handel (1685-1756), a supite "Música Aquática", tem um novo registro no grupo de Hogwood, acoplado a outra notável peça do mesmo autor - "Os Fogos de Artifício Reais". Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) é, especialmente após o sucesso do filme de Milos Forman, um compositor que tem um público em ascensão de forma que na série da Academy of Ancient Music não poderia faltar. Três álbuns são dedicados à suas peças: as Sinfonias em Lá menor, ("Odense"), e em Sol maior ("Alte Lambach") e a em Ré maior, K-176, tem como co-regente e primeiro violino o virtuose Jaap Schroder, num primeiro álbum. Em outro volume, Jaap/Hogwood, completam com as Sinfonias n º 39, em Mi bemol maior e a 38, em Ré maior. Finalmente, outro álbum duplo, traz uma obra de maiores pretensões: a cantata "Athalia" de George Friedrich Handel (1685-1759), com a participação dos solistas Joan Stherland, Emma Kirkby, James Bowman, Aled Jones, Anthony Rolfe Johnson. Também a participação do Coral do New College, de Oxford, nesta gravação realizada há dois anos, na Igreja de San Judas, em Londres. Quem aprecia Vivaldi, pode se deliciar com dois outros lançamentos da Polygram, já da série Archiv. Com outra notável orquestra, a The English Concert; sob a regência do maestro Trevor Pinnock, temos outros concertos do mestre italiano, destacando-se os concertos para violino em mi maior ("L'Amoroso"), com o violinista Simon Standage, o Concerto para Oboé e Fagote em Sol maior, tendo como solistas Roy Goodman e Nigel North; o Concerto para Flauta em sol maior (a solista é Lisa Bezonosiuk) e o Concerto para Fogote, revelando o talento de Milan Turkovic. Um segundo álbum mostra outros concertos que Vivaldi dedicou a diferentes instrumentos - como para dois violinos em Sol maior, aqui solados por Simon Standage e Elizabeth Wilcock; o concerto para Oboé e Violino em Si bemol (novamente com Simon no violino e David Reicehnberg no oboé) e, o curioso concerto para dois bandolins em Sol maior, com James Tyler e Robin Jeffrey. Álbuns notáveis, todos com prensagem especial que a Polygram faz para os discos eruditos e de jazz, com capas que são verdadeiras obras-de-arte - reproduzindo quadros de museus - mostrando como uma gravadora pode (e deve) estimular o melhor da música clássica, mesmo sabendo que estas edições jamais chegam sequer a dez mil cópias vendidas. Em compensação atingem um público de elite, realmente interessado no que de melhor há na música dos grandes mestres
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
6
15/11/1987

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br