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Aramis

Observatório

São tantas as exposições de artes plásticas, que mesmo os especialistas da área - como Aurélio Benitez, Adalice Araújo e Nery Baptista - ficam em dificuldades para acompanhar e até divulgar tantas mostras. Mas a exposição que vem agora a Curitiba, dentro de um roteiro nacional iniciado em Belo Horizonte, tem um significado especial: "Configuração" é uma mostra de desenho, "uma tentativa de compreensão desse meio de expressão", como explica Ana Linnemann, jovem artista plástica, desde domingo na cidade, para melhor divulgar esta exposição que, de quinta-feira até o dia 11 de maio, poderá ser apreciada no hall da Fundação Cultural. Diz Ana: "Partindo da observação de que há uma forte tendência da utilização do desenho como linguagem atualmente, essa mostra significa, de certo modo, uma reflexão sobre esse suporte, suas possibilidades e o porque de sua emergência como instrumento, independente de modismos e jogadas de mercado. Uma conquista de espaço". Junto com Ana, participam da mostra outros jovens desenhistas: Carlos Clémen, Evandro Salles, Fernando Barata, Luiz Ferreira, Luís Trimano, Luiza Interlenghi e Nelson Felix. O grupo, entretanto, não se caracteriza como movimento. "Não defende bandeiras, não possui uma ideologia unificadora", diz Ana, frisando que é uma iniciativa dos próprios artistas "que desejam revelar o caráter pessoal/individual de suas obras, como também as preocupações comuns que correspondem a algumas das questões dominantes do momento". Os 8 artistas que podem agora ter seus trabalhos apreciados na FCC reuniram-se em torno de sua forma de expressão atual - o desenho - que funcionou assim como denominador comum. Na mostra "Configuração" também há um certo protesto: de 10 anos para cá, o mercado de arte vem sofrendo um desenvolvimento muito rápido. Em função disso, bienais, salões e exposições temáticas destacam aspectos seletivos, limitando-se a tendências e movimentos: uma estratégia para alimentar sempre o mercado de Arte com novidades. Desse modo, só conseguem transmitir muito pouco do contexto em que tem lugar uma obra específica, e acabam por dar uma noção deturpada, não apenas de todo um panorama nacional mas, também dessas realizações individuais. Assim, os participantes da "Configuração" tomaram a maior liberdade possível com o termo "desenho", para nele incluir as mais diversas técnicas, com diferentes abordagens nos suportes mais variados. LEGENDA : Um exemplo do desenho da mostra "Configuração". A autora é Luiza Interlenghi.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
Tablóide
6
23/04/1980

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