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Aramis

Os risos dos fantasmas

"Caçafantasmas" (Cine Bristol, 4 sessões) é o exemplo de que, mesmo trabalhando sobre um material antigo, esquemático e, aparentemente, superado, pode-se obter bons resultados. Com toda razão, a crítica internacional comparou essa milionária comédia (produção de US$ 30 milhões) às antigas fitas com Laurel & Hardy ( O Gordo e o Magro), Abott & Costello e mesmo Jerry Lewis'Dean Martins dos anos 50, sem falar nos Três Patetas. Então, porque "Ghostbusters" vem, há muitos meses, estabelecendo recordes de bilheteria, obtendo elogios e, no Brasil, também conquistando várias faixas de espectadores? A resposta é simples! A exemplo de "Gremlins" (Cine Bristol, 5 sessões), essa comédia de Ivan Raitman simplesmente reduz a gargalhadas aquilo que durante muito tempo vem sendo explorado seriamente: o terror. Os fantasmas de "Ghostbusters", assim como os irreverentes monstrinhos de "Gremlins", passam, antes de tudo, uma sátira ao american way of life destes ano 80 e podem ser vistos muito mais como símbolos de uma sociedade conflitada (e anárquica em seus valores) do que reencarnações do mal – como a estória, aparentemente sugere. A gozação de "Os Caçafantasmas" começa pela própria idéia de um trio central, meio na base dos trapalhões (embora menos idiotas do que os finados "The Three Stooges"), que conduz toda a ação. Bill Murray, Dan Aykroyd e Harold Ramis são três parapsicólogos financiados em suas pesquisas pela universidade, mas logo nas primeiras seqüências perdem os postos remunerados. Decidem, assim, tornar-se caçafantasmas paramentados estranhamente, motorizados com a velocidade máxima e instalados num cenário perfeito. De repente, os fantasmas proliferam em Nova Iorque e uma bela instrumentista da Sinfônica, Dana Barret ( a bela e sensual Sigourney Weaver) começa a ver diabinhos desde a geladeira até a posse de seu corpo – já que habita um edifício à margem do Central Park ( que não é o Dakota, do "Bebê de Rosemary") onde aterrizará Zuul, anjo negro dos Hititas – que se divide em porção feminina e masculina, estes assumindo seu impagável vizinho, Louis Tully (Rick Moranis). Propositalmente, a ação de "Caçafantasmas" é na base da gozação, que, mesmo sem a sutileza de "Gremlins", faz com que até as seqüências mais "terrorríficas" fiquem na brincadeira. Mas, assim como "Ghostbusters" pode ser encarada como uma brincadeira divertida e descompromissada, ao público, que exige sempre filmes com alguma proposta, a comédia de Raitman não resiste aos primeiros 15 minutos. A estes, um conselho: afastem-se do cinema que exibe "Ghostbusters". A não ser que sejam fãs de Sigourney Weaver, atriz de nome, complicado mas, em nossa visão, a mais sensual revelação do cinema americano, nos último anos.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Nenhum
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18/01/1985

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