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Aramis

A "Petite Messe" e as "Aberturas" de Rossini

Os apreciadores de Rossini terão oportunidade de assistir a apresentação de uma de suas mais notáveis obras: a "Petite Messe Solenelle" programado pelo coral sinfônico do Paraná, sob regência do maestro Emanuel Martinez (auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, dia 7 de junho, 21 horas, ingressos a Cz$ 250,00 e Cz$ 150,00 para estudantes). Ao lado da "Stabat Mater" (1831/41), a "Petite Messe Solenelle", escrita em 1863, é apontada como um dos pontos altos de sua ampla obra. xxx Também em discos, os apreciadores de Rossini podem apreciar alguns momentos de sua obra: reativando o seu lado de clássicos, o EMI/Angel (HMV - Hiss Master Séries), a Odeon acaba de lançar as "Overture" de seis das mais famosas óperas do compositor italiano: "La Scala di Seta", "Il Viagio a Reims", "Semiramis", "L'Assedio di Corinto", "Guilherme Tell" e, a mais famosa delas, "Il Barbieri di Siviglia", que é datada de 1816. O maestro italiano Ricardo Mutti, 47 anos, há 15 anos é o diretor da Philarmonica Orchestra (a partir de 1981 passou também a dirigir a Filarmônica da Filadélfia), é o regente desta gravação, efetuada em 1979/80, em Londres. As Overtures das óperas constituem, sempre, uma forma de aproximar mesmo o público não habituado ao gênero lírico, de obras de grandes autores. No caso deste registro - de esplêndido nível técnico (gravado pelo sistema Direc Metal, já visando seu lançamento paralelo ao CD, como o feito na Europa) temos uma dupla empatia: as aberturas instrumentais de óperas bastante conhecida, como "O Barbeiro de Seviglia" e "Guilherme Tell". De Rossini, um dado curioso: ele era famoso, ainda em vida, não só como compositor, mas também como cozinheiro. Eram notáveis os jantares que preparava e inventou numerosas receitas, incluindo a do "Tournedo Rossini", que nenhuma boa casa de massas exclui de seu cardápio. xxx Outra gravação com a regência de Ricardo Mutti: desta vez com a The Philadelphia Orchestra, em registros feitos em 1958, temos as Sinfonias nº 1 e 5 de Ludwig van Bethoven (1770-1827), que a EMI/Odeon incluiu agora em seu suplemento de retorno do selo Angel. Lamentável, apenas que nas edições no Brasil, a EMI-Odeon não se tenha animado a substituir o fotolito da contracapa destes dois álbuns, mantendo os comentários, de musicólogos estrangeiros, em inglês, alemão, francês e italiano. Por mais sofisticado e culto que o público a que se destina este tipo de gravação seja, o mínimo que se espera de um produto cultural, aqui reproduzido. é dar também uma informação adicional em nossa língua. Excluindo este senão, os dois lançamentos da Angel são excelentes. LEGENDA FOTO - Ricardo Mutti: overtures de Rossini
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
26/05/1988

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