Sadao, um nipo-jazz que acabou no samba
Artigo de Aramis Millarch originalmente publicado em 16 de março de 1988
Dos músicos de jazz lançados internacionalmente nos últimos anos, o japonês Sadao Watanabe vem sendo considerado como um dos mais importantes virtuoses. Já com um público consolidado nos Estados Unidos, contratado da Warner Records, esteve no Brasil por três vezes e do conhecimento com Toquinho nasceu uma grande amizade profissional. O fato do diálogo ser feito através de uma atenciosa intérprete, não impediu que nascessem parcerias incríveis, uma das quais, "É Simples Te Querer", Toquinho já havia gravado em seu elepê anterior ("Coisa do Coração", 1986).
O diálogo musical supera o das palavras. Diz o próprio Toco: - "Os sons falam por si. Difícil é para a intérprete traduzir o significado exato de certas palavras, em minhas letras."
Na semana passada, a WEA lançou no Brasil o último álbum instrumental de Sadao: "Birds of Passage", produção dividida com Akira Yada, com arranjos de Russel Ferrante, também tecladista, traz oito temas inéditos - "Round Trip", "Pastoral", "Salvador", "Just a Touch", "Burung Burung Birds", "Birds of Passage", "Chaser" e "Tanza Night".
O percussionista Paulinho da Costa está presente em quatro faixas e, como convidados especiais, há outras ilustres participações - como Seorge Duke no synclavier em "Burung Burung", o "Just a Touch" e "Salvador", e o flautista Hubert Laws também em "Just a Touch". Um afinadíssimo backing vocal - com seis vozes (incluindo o próprio Watanabe) enriquece "Tanza Night", dentro deste disco delicioso, criativo e que mostra o talento de Sadao, um jazzman internacionalmente conhecido - e que agora, em São Paulo, une-se ao nosso Toquinho para um álbum com balanço brasileiro.
LEGENDA FOTO - Watanabe, mais um jazzista que se rende ao samba.
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