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Aramis

Suaves baladas de Cat Stevens

A repousante presença de James Taylor no Rock In Rio, há dois anos, fez com que os roqueiros dos anos 60 lembrassem de outro terno e romântico baladista da mesma época: Cat Stevens. E nesta época de consumo tão intenso do hard rock, com lançamentos simultâneos no Brasil das novas bandas que aparecem no eixo Londres - Nova Iorque - Los Angeles, é tranqüilizador poder ouvir novamente o som de Stevens através do relançamento de três de seus melhores lps feitos para a Island Records, aqui representada pela WEA: "Teaser And The Firecat", "Catch Bull At Four" e "Tea For The Tillerman". Filho de pai grego e mãe sueca, Cat Stevens (Steve Georgiou, Londres, julho/1945), optou pela folk music quando conheceu o produtor Mike Hurst no Hommersmith College. Hurst, que estava pronto para deixar os EUA, entusiasmou-se com o talento de Cat e empregou seus recursos na produção de seu primeiro lp - "I Love My Dog". Lançada em selo Deran (do grupo Decca) e apesar de um sucesso relativo nas vendas, foi suficiente para transformar Cat em um nome popular junto aos adolescentes na época. O disco seguinte, "Father and Son" (1967), chegou ao segundo lugar na parada inglesa e a sua carreira se expandiu. Sua canção "The First Cut Is The Deepest", por exemplo, foi gravada por P.P. Arnold e "Here Comes My Baby" por The Remoloes. Importantes foram as tournées feitas com Engelbert Humperdinck (cantor de imensa popularidade nos anos 60) e Jimi Hendrix (1943-1970). Em 1968, Cat enfrentou problemas: após o lançamento de "I'm Gonna Get Me Gun" já não teve a mesma força dos trabalhos anteriores e uma grave doença o obrigou a permanecer um ano afastado dos palcos. Assim, só em 1970, com "Mona Bone Jakon" retornou com um punhado de canções - e a aceitação foi grande. Logo faria o popularíssimo "Tea For The Tillerman", reunindo sucessos como "Father And Son" e "Wild World". Gravado com a participação de Alan Davies (guitarra), John Ryan (baixo) e Harvey Burns (bateria) chegou a ganhar um disco de ouro em 1971. O estilo suave, harmonioso - com influências folk, mas dentro de uma linguagem moderna - traziam a Cat Stevens uma notável empatia. Após 4 anos fora das lojas de discos do Brasil, o relançamento de três dos discos de Cat - "Teaser And the Firecat", "Catch Bull At Four" e "Tea For The Tillerman" - pode ser uma espécie de agradável surpresa aos ouvidos mais jovens, sensíveis a uma música em que letra e sons se intercambiam - e trazem um resultado perfeito. Especialmente em momentos como "Where Do The Children Play", "Miles From Nowhere", "Sitting", "I Can't Keep It In", "If I Laugh", "Morning Has Broken", "Moonshadow" e "Peace Train".
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
3
27/04/1986

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