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Aramis

Trilhas Sonoras

Enquanto nos Estados Unidos o catálogo de trilhas sonoras passou de 100 lançamentos, quase idêntico número com alguns países europeus - entre nós magras 30 sound tracks - apesar da existência de um público fiel. Num ano em que o cinema perdeu um de seus maiores compositores - Alex North - mais uma vez sentiu-se a ausência de trilhas de grandes mestres como Henry Mancini e Michel Legrand, cujos últimos trabalhos tem permanecido inéditos no Brasil. Assim como de compositores notáveis, de uma nova geração, como o inglês Michael Nyman, revelado nos filmes de seu compatriota Peter Greenaway e hoje, já disputado por outros cineastas, como Philipe Lecombe ("O Marido da Cabeleireira", em exibição no Luz). Nyman aqui permanece inédito, em gravações embora com uma filmografia de mais de 15 títulos. Em compensação, a montagem de trilhas com sucessos descartáveis ou mesmo nostalgia não é uma praga apenas das telenovelas mas atinge mesmo produções internacionais. John Barry acrescentou mais um Oscar com "Dança com Lobos" - cuja trilha chegou a antecipar a estréia do filme no Brasil e num canto-de-cisne, Carmine Coppola produziu a belíssima trilha sonora de "O Poderoso Chefão - III", trazendo a mais bela canção do ano - "Promise You'll Remenber" (Coppola/J. Bettis) na voz de Harry Connick, Jr. Instrumentalmente, outro nome consagrado - o pistonista Wynton Marsalis - realizou a antológica trilha de "Tune In Tomorrow", de Jon Amiel ainda inédito no Brasil enquanto Stevie Wonder criou as imagens sonoras perfeitas para contundente "Febre na Selva" (Jungle Fever), de Spike Lee, um dos melhores filmes do ano. No cinema brasileiro, em quase total paralisação, as trilhas sonoras não passaram de asnices como "O Gaúcho Negro" e "Inspetor Faustão e o Malandro", mas, obscuramente, sem qualquer divulgação, houve uma surpresa: a paulista Patricia Ermel em seu quarto elepê, na linha new-wave (Campo de Sonhos, Estúdio Eldorado) juntou os temas que compôs para as trilhas do vídeo "Tai Chi Chuan - Movimento, Saúde, Longevidade" de Olga Futemma e Sarah Yakni e o média metragem "O Vôo Solitário" do catarinense Everson Faganello - exibido no Festival de Gramado.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Nenhum
5
05/01/1992

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