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Aramis

Um reencontro com os músicos da juventude

Domingo, pela manhã, Airto e Flora ainda descansavam em sua suíte no Maksoud Plaza, em São Paulo - após a terceira e última apresentação no Anhembi - quando receberam a mais surpreendente visita. Nada menos do que Geraldo Vandré - ou, como ele prefere ser chamado, Geraldo Pedroso de Araújo Dias, 51 anos. Simplesmente para cumprimentar o casal pelo "maravilhoso espetáculo" que, na noite anterior, havia aplaudido. Airto, aliás, foi quem há 20 anos passados, no Festival Nacional de MPB, promovido pela finada TV Excelsior, ao lado de Tuca (Valeniza Zagni da Silva, 1944-1978), defendeu a sua música "Porta-estandarte" (parceria com Fernando Lona, 1937-1977), primeira classificada naquela nostra que não passou de uma única edição. Como Vandré - excêntrico compositor/cantor que embora retornando ao Brasil há anos, se recusa a gravar e fazer shows (e raras vezes aparece em público), centenas de outros amigos dos tempos em que Airto e Flora residiram em São Paulo, foram ao Anhembi, nas três noites em que o casal ali se apresentou com o grupo Steps of Imagination. Hoje a noite (auditório Bento Munhoz da Rocha Neto, 21 horas), também amigos e colegas que Airto fez na Curitiba do final dos anos 50 e princípios da década de 60, estarão no Guaíra, aplaudindo o nosso músico que conseguiu a maior projeção internacional. E, após o show, por certo os camarins do Guaíra ficarão lotados, por tantos que desejarão abraçá-lo - não só os músicos da velha-guarda, mas também os mais jovens, já que um instrumentista da geração dos anos 80, o baterista Ceslo Alberti, 29 anos, está há um ano acompanhando Airto e Flora - e terá também sua hora e vez de, no espetáculo de hoje, mostrar, em momento de solo, seu talento - razão pela qual, em apenas três anos nos Estados Unidos, começa já a encontrar um bom espaço profissional. xxx Por certo, muitos daqueles músicos que entre 1957/61 tocavam em ambientes noturnos como o Gracoful, Luigi's, La Vie En Rose, Marrocos, Moulien Rouge e, especialmente, o King's Club - na Rua Carlos de Carvalho, onde Airto foi cantor e baterista por mais tempo, estarão também à noite no Guaíra para rever o velho amigo. Em particular, Osval Siqueira, 62 anos, pistonista e líder de uma orquestra que resiste até hoje, não deixará de, ao lado de outro bom pistonista, o ítalo-curitibano Beppi (um dos poucos músicos que conseguiu enriquecer no Paraná) abraçar Airto, que durante alguns anos fez parte de sua orquestra, atuando tanto como baterista como cantor. Airto tem uma belíssima voz. Desde seus tempos de menino, sempre gostou de cantar e embora, nos Estados Unidos, sua projeção tenha sido maior como percussionista - renovando esta área instrumental graças à sua criatividade, nunca deixou de, em seus discos - de colocar também a sua voz. No trabalho mais elaborado que realizou até agora - "Missa Espiritual", desenvolvido com patrocínio da rede de televisão WDR, na República Federal da Alemanha, e que teve apenas duas apresentações ao vivo, na Catedral de San Martin, em Colônia, nos dias 10 e 11 de dezembro de 1983 - e uma posterior edição em LP (Harmonia Mundi Records, 1984) e transmissão pela televisão, Airto entoava belas letras, nesta visão litúrgica de uma missão construída a partir de elementos afro-brasileiros, com arranjos do mundialmente célebre Gil Evans. xxx Se a estréia de Airto e Flora, numa nova sala ("Elis Regina") do Anhembi, na semana passada, foi prejudicada por problemas de sonorização, as apresentações seguintes foram excelentes, já que, pessoalmente, ele cuidou destes detalhes. Esta preocupação profissional, o fez passar a tarde de ontem, testando o sistema de sonorização que o produtor da temporada brasileira, Vanucci Júnior, contratou para o Teatro Guaíra. Acostumados a se apresentar nos mais bem sonorizados ambientes - sejam em teatros, ginásios e até mesmo em grandes espaços, como uma praça de touros em Lisboa, há 2 anos, Airto e Flora têm uma grande preocupação com a qualidade técnica, indispensável para melhor apreciar o som inovador que mostram num repertório que têm levado às mais diferentes partes do mundo. Assim, que não seja por problemas técnicos, que esta tão aguardada apresentação de Airto e Flora em Curitiba seja prejudicada. xxx Se o Free Jazz Festival, que começa quarta-feira, no Anhembi, em São Paulo, deixa tantos com água na boca pelos nomes internacionais (e os ótimos instrumentistas brasileiros) que dele participam, temos algumas compensações. Dia 11 de setembro, confirmada a única apresentação de Miles Davis no Guaíra. Na noite anterior, 10, finalmente acertado o concerto de Baden Powell. E Manoel Poladian inclui uma apresentação no Estádio Couto Pereira do compositor-cantor James Taylor, cuja temporada no Brasil será caríssima - com shows, dizem, à base de US$ 500 mil cada um. De Paco de Lucia, o grande guitarrista espanhol, também com excursão pelo Brasil, ainda não há confirmação de sua passagem por Curitiba.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
13
26/08/1986

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