Login do usuário

Aramis

Uma antologia com temas de filmes contemporâneos

A montagem de álbuns com temas diferentes extraídos de filmes de sucesso é um macete dos mais utilizados pelas gravadoras. Geralmente os esquemas são repetitivos, com um cansativo desfilar de clássicos que vão de filmes produzidos há 50 anos ("Thara's Thing", de "O Vento Levou"), 35 anos ("Love Is As Many Splendored Thing", de Suplício de uma Saudade"), "Shane" (1953) ou, naturalmente, "As Time Goes By" (1942), que o pianista Dooley Wilson imortalizou no mais famoso dos filmes de amor ("Casablanca") - para só citar alguns exemplos. Entretanto, há quem tenha um senso de maior atualidade e assim um produtor (infelizmente não identificado) da Virgin Movie Music, de Londres, montou uma série - "Movie U.S.A.", que no Brasil a EMI-Odeon, ao lançar o primeiro volume chamou de "As Trilhas de sua Vida". Realmente, estes temas ainda não são os "de uma vida", pois pertencem a produções recentes, algumas inclusive inéditas no circuito brasileiro - ou lançadas há pouco tempo - como "Les Modernes" (Mark Isham), do filme "The Modernistas", de Alan Rudolph, que só teve lançamento em vídeo. A seleção é eclética, primorosa, com um amplo painel da música que se faz para o cinema. Abre, por exemplo, com "On Earth As It Is Heaven" que Enio Morricone compôs para "A Missão"; em seguida, o tema central que David Byrne desenvolveu para "O Último Imperador". O compositor japonês Ryuchi Sakamoto, que também colaborou na sound track do superpremiado filme de Bertolucci, entra a seguir com o tema de Merry Christmas Mr. Lawrence. A suite "Nick & Masa" de Hans Zimmer lembra uma das seqüências mais movimentadas de "Black Rain", de Ridley Scott e "Looks Like a Teblecloth" de Cliff Matinez entrou na trilha do ótimo "Sexo, mentira e videotape" - que embora tendo sua ST integral editada no Brasil, tornou-se raridade que nem o maior especialista em música de cinema na cidade, o bom D'Aquino, possui. O lado 2 de "Movies U. S. A." abre com "Homeboy", tema que o guitarrista Eric Clapton produziu para o filme homônimo; em seguida vem "C'Est Le Vent Betty", de Gabriel Yared - uma das revelações da música para o cinema na França - do cult-movie "Betty Blue". Um arranjo do "Concert for four harpsichords" de Bach ganhou o título de "The Key" e foi um dos belos momentos musicais de "As Ligações Perigosas". Mike Oldfield compôs "Etude" para a trilha de "Os Gritos do Silêncio" e "A Call To Arms" de James Horner fez parte da trilha do injustificado "Tempo de Glória", que mesmo tendo valido um Oscar de melhor coadjuvante a Denzel Washington Jr., passou desapercebido. "Les Moderns" completa a seleção deste álbum-antologia que supre basicamente o interesse de quem não possui cada trilha sonora independente dos filmes selecionados.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Música
4
06/10/1991

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.
CAPTCHA
Esta questão é para verificar se você é um humano e para prevenir dos spams automáticos.
Image CAPTCHA
Digite os caracteres que aparecem na imagem.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br