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Aramis

Uma noite na ópera com Jean e Plácido Domingo

A temporada de Plácido Domingo, hoje o tenor mais conhecido no mundo, em setembro próximo, no Municipal do Rio de Janeiro, deverá atrair não só o público que aprecia ópera, mas também uma faixa de pessoas que cada vez mais se aproxima deste ídolo do bel-canto. Como fizeram outros cantores líricos no passado e no presente, Plácido Domingo tem procurado gravar também temas populares, pois acredita, democraticamente, que não seria justo restringir sua voz única apenas ao repertório lírico. Além disto, Plácido também busca projetos diferentes e um deles acaba de ser lançado pela CBS, em sua série Masterworks: "A Night At The Opera", no qual a voz de Plácido se reúne ao flautista Jean-Pierre Rampal e mais a Orquestra Filarmônica Real, de Londres, para realizar uma homenagem à ópera. Se Plácido Domingo é identificado à ópera, menos conhecida contudo é a devoção de Rampal, ao longo de sua vida, à ópera. Assim, de certo modo, este disco representa uma mistura de fantasias, realidade e sonhos. Podemos talvez imaginar que, quando era primeiro flautista da Orquestra da Ópera de Paris, Rampal pudesse ter sonhado acordado em substituir um ou dois tenores e subindo ao palco e emitindo uns dós de peito ou cantasse uma ou duas árias. A ópera enriqueceu o domínio do instrumentista tanto na forma (por exemplo, a influência da abertura italiana no deselvolvimento sinfônico) quanto no conteúdo. Este encontro Rampal & Domingo é histórico. Plácido, aliás, se apresenta na gravação, como regente e em dois momentos simultaneamente numa ária de "Flauta Mágica", de Mozart e na mais célebre ária da ópera "Martha", de Flotow. A gravação é interessantíssima também pela curiosidade do repertório, onde são ouvidas fantasias e arranjos sobre temas de óperas imortais como "Carmen" (Bizet), "Guilherme Tell" (Rossini), "Um Baile de Máscaras" (Verdi) e "Thais" (Massenet). Plácido, tenor-regente e Rampal, flautista - invulgares, uniram assim seus talentos para evocar uma reunião musical típica do século passado, onde temas das óperas em voga eram solicitados insistentemente.
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
7
28/06/1987

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