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Aramis

Woopi e Kim, com humor, são as atrações nas telas

Os cinéfilos curitibanos ainda têm na retina a imagem de dramaticidade que a atriz negra Whoopi Goldberg tão bem soube passar em "A Cor Púrpura" de Steven Spielberg - que lhe valeu, inclusive, merecida indicação ao Oscar de melhor atriz (perdendo para Geraldine Page, já falecida, por "A Viagem para Bountiful", de Peter Materson). Entretanto, Whoopi é, antes de tudo uma comediante e foi na Broadway, num show escrachado, "Moms" (baseado na vida da comediante Moms Mabley) que Spielberg sentiu que era a intérprete da dramática personagem para seu filme sobre negros. "Salve-me quem puder", uma comédia amalucada misturando espionagem internacional e computadores, com Whoopi Goldberg no papel central, chegou a ter estréia marcada para o Plaza, há quase um ano e acabou cancelado permanecendo inédito. Portanto, só agora, com o lançamento de "A Ladrona" (cine Bristol, desde ontem) é que pode-se voltar a ver Whoopi nas telas, numa comédia gênero que domina com facilidade. Sua presença no elenco deste `"Burgiar" é a recomendação maior. O diretor, Hugh Wilson, até agora só é conhecido no Brasil pelo sucesso da primeira parte de "Loucademia de Polícia" (que já teve três seqüências) e o seu melhor filme, o western-comédia, "Rustler's Rhapsody", até hoje não chegou em nossos circuitos. Outra comédia, também em exibição desde ontem ("Encontro Às Escuras", cine Astor, 5 sessões) traz uma das sex symbol deste final de década como comediante: a bela e sensual Kim Basinger, que foi uma das razões do êxito de "Nove Semanas e Meia de Amor", de Adrian Lyne no Brasil, é testada agora num papel bem mais leve, como Nadia, que tem um encontro com um desconhecido, Walter Davis, yuppie de uma consultoria financeira, que acaba em muita confusão. Neste "Blind Date", além de Kim Basinger há uma recomendação a mais: o diretor é Black Edwards, 65 anos, 33 de cinema, vindo da televisão e que entre sucessos e fracassos, tem uma filmografia do maior respeito. Ainda há poucos meses, aqui chegou "Assim é a Vida" (That's Life), comédia que representou os EUA no III FestRio e que, inexplicavelmente não alcançou o sucesso merecido. Entretanto, "Mulher Nota 10" (Ten), no qual Black valorizou devidamente a beleza do Bo Derek, foi uma as melhores bilheterias em 1985. Edwards sempre foi um cineasta requintado - e em seus melhores momentos nos anos 60 ("Bonequinha de Luxo/ Breakfast at Tiffany's"; "Escravas do Medo/Experiment in Terror"; "Vicio Maldito/Days of Wine And Rose"; "A Pantera Cor de Rosa/ The Pink Panther"; "A Corrida do Século/The Great Race" e "Um Convidado bem Trapalhão/The Party"), as imagens de seus filmes sempre foram ilustradas sonoramente por Henry Mancini, vencedor aliás do Oscar com "Days of Wine And Rose", 62, compositor dos mais harmoniosos que, infelizmente, há anos não tem mais as belas trilhas sonoras que compõe editadas no Brasil. Tanto em "A Ladrona", como neste "Encontro As Escuras", as atrações se concentram nas atrizes: a negra Whoopi Goldberg e a loira Kim Basinger. O elenco de suporte traz atores ainda desconhecidos no Brasil. LEGENDA FOTO: Woopi: depois de fazer chorar ("A Cor Púrpura"), agora faz sorrir ( "A Ladrona", cine Bristol).
Texto de Aramis Millarch, publicado originalmente em:
Estado do Paraná
Almanaque
Tablóide
3
11/12/1987

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