Login do usuário

Aramis

Artigos por data (1973 - Janeiro)

Música

Em seu ultimo suplemento internacional de 1972, a Odeon ofereceu aos cobnsumidores de música pop dois sofisticados albuns, com grupos que tem sido bastante curtidos nos últimos meses, embora seus esquemas não se diferenciem muito de tantos outros que disputam esta faixa do mercado. O Grand Funk (<< Phonenix >> , Capital, SMAS 11099), vem enriquecendo com composições do lider Mark Farner, onde foram utilizados alguns instrumentos extras, além das guitarras acusticas, órgão, contrabaixo e percussão dos três integrantes do grupo - o próprio Mark, mais Don Brewer e Mel Schacher.

Cinema

Se o Vitorio De Sica ator estava desgastado os olhos do público mais exigente, << O Jardim dos Finzi Contini >> - produção de 71 - foi a devolução do mesmo cineasta que nas décadas de 40/50, ofereceu os melhores obras do neo-realismo: << Ladrões de Bicicletas >> (48), << Milagre em Milão >> (50), << Umberto D >> (51) e << O Teto >> (56). Do romance de Giorgio Bassani, << liberamente trato >> , De Sica obteve um documento pungente sobre o fascínio na Itália, contada em imagens de sensível beleza, na fotografia de Enio Guarnieri - aqui repetindo seu trabalho marcante de << Metelo >> .

Livro

Com o recente lançamento de A simples vida, de José Paulo Moreira da Fonseca, a Livraria Olympio Editora reapresenta ao público leitor e à crítica a poesia de um dos nomes mais representativos das novas gerações, ou da chamada geração de 45, que agora aliás vai completando o cinqüentenário cronológico, como é o caso do próprio José Paulo Moreira da Fonseca. Desse ponto de vista, inclusive, há outra coincidência a anotar: A simples vida edita-se 25 anos depois da estréia do autor em livro, ocorrida em 1947 com Elegia diurna, por sinal também lançamento da Editora José Olympio.

Gente

Se a frase "Filho de Peixe, Peixinho é" vale como uma verdade, a família Morozowicz é um dos melhores exemplos. O velho Thadeu, polonês que chegou a Curitiba na década dos "roaring twenties" e enfrentando preconceitos de providenciana sociedade começou a ensinar ballet - o seu curso e o mais antigo do Sul do Brasil - vê hoje, com alegria, seus filhos seguirem carreiras artísticas, "com menos dificuldades e maior reconhecimento", como afirma.

Cinema

Em 1972, três jovens cineastas foram as mais gratas revelações: o norte-americano T. C. Frank, o inglês Alastair MacReid e o italiano Tinto Brasil foto) com os filmes << Billy Jack >> , << Paixão e Crime >> e << Os Desajustados do Amor >> , respectivamente. Destes três o mais misterioso foi sem dúvida T. C.

Música

Tão repentinamente como apareceu, Pat Boone foi esquecido.

Livro

Pela Nova Fronteira, a editora de Carlos Lacerda que se firmou como casa publicadora de best-sellers, temos dois novos livros que se constituem em leitura das mais recomendáveis para as férias que começam agora, capaz de tornarem ainda mais agradável uma temporada na praia... para quem pode gozar as delicias do azul de nosso Atlântico. O primeiro é mais um romance de Agatha Chistie (<< Uma Dose Mortal >> ), a que continua produzindo como nunca, embora já tenha cruzado há muitos a fronteira dos 70 anos.

Gente

Preocupado em valorizar cada vez mais a profissão do publicitário Fritz Bassfeld, presidente da Associação Paranaense de Propaganda e diretor da Ação-Propaganda e Comunicação, está mantendo gestões com a classe e a Delegacia Regional do Trabalho, para ver na prática o que propõe a lei 4.680, que regulamentou o exercício profissional. Com mais de 20 anos de rádio e propaganda, durante mais de uma década o principal homem da Pinus - agência que criou e dirigiu até o ano passado, Fritz continua a editar os noticiosos apresentados na televisão sob auspício de Moveis C-i mo.

Cinema

Nos pequenos frascos estão os melhores perfumes: nunca este velho adagio popular teve tanta precisão se aplicado a alguns filmes modestos, lançados anonimamente e que trazem, entretanto, muito mais sinceridade e beleza do que superprodução badaladissimas e que rendem milhões nas bilheterias (por exemplo, << O Chefão >> ). Ao lado de << Billy Jack >> de T. C.

Música

Arthur Fiedler (ilustração) pode orgulhar-se de ter sido um precursor de algo que está muito em moda atualmente: arranjos populares para temas clássicos, o que se por um lado tem irritado os puristas - como os nossos diretores da Pró-Música e Scabi - da chamada << música dos grandes mestres >> , por outro lado tem feito com que uma ampla faixa de público, tradicionalmente avessa a música clássica, descubra que afinal os temas de uma Bach, Beethoven ou Mozart não são assim tão << difíceis >> de serem atendidos.

Livro

A Editora Zahar lançou um livro interessante para economistas e administradores de empresas: Atividade Industrial e Geografia Econômica, de dois professores da Universidade de Londres - R.C. Estall e R. Ogilvie Buchanan. Por que digo que o livro serve para economistas e diretores empresariais?

Gente

Mário de Aratanha , um carioca de 28 anos, há oito no jornalismo, aproveitou o fim-de-ano para vir ao Paraná, conhecer Vila Velha e Paranaguá e, em Curitiba, acertar os detalhes de uma exposição de fotografias na galeria do Teatro do Paiol. Pois Aratanha não só escreve, mas também fotografa. Suas fotos já foram publicadas no << Jornal do Brasil >> , no << Cruzeiro >> , em << Querida >> e no Exterior, além do << Detroit Lakes Tribune >> e do << Becker Country Record >> , nas revistas << Stern >> de amburgo e em << Primeira Plana >> de Buenos Aires.

Cinema

com a reprise de << Madame Waleska >> hoje o ciclo Greta Garbo (cine Excelsior), simpática promoção da MGM que proporcionou a uma nova geração conhecer os mais importantes filmes do grande mito do cinema americano nas décadas de 30-40, e mesmo afastada das telas há 30 anos, permanece como um símbolo glorioso do << Star System >> . Como registramos anteriormente, Greta - sueca de nascimento chegou a Hollywood junto com o diretor Mauritz Stiller, que lhe deu suas primeiras chances no cinema, em 1923.

Música

Billy Vaughan representa para a RGE o que Frank Pourcel é para a Odeon e Paul Mauriat para a Phonogram: a certeza de uma vendagem expressiva de cada um de seus álbuns editados semanalmente no EUA pela Dot e que no Brasil, há mais de 10 anos, saem pela gravadora paulista. Saxofonista e maestro, William Vaughan, um americano de Kentuck, aos 63 anos, é musico desde os 16 anos e há mais de 30 tem uma orquestra que permanece entre as melhores, sabendo sempre escolher bem os temas, montar arranjos expressivos e oferecer ao público aquilo que ele gosta.

Livro

O Curso de Antropologia Moderna, obra que a Editora Zahar vem publicando com uma série de títulos, está agora com o lançamento Os Caçadores, da autoria de Elman R. Service, da Universidade de Michigan. Ainda que unificada por um interesse central - o Homem e suas realizações - a Antropologia é um campo extremamente diversificado. Em parte ciência biológica e em parte ciência social, abrange o estudo dos tempos modernos e dos tempos passados.

Gente

Mesmo que não consiga realizar o projeto que o entusiasma atualmente -trazer ao Brasil alguns dos mais famosos toureiros de Portugal, para seis espectadores em São Paulo, Guanabara e, << por que não >> Curitiba - o lusitano RAIMUNDO JOSÉ AZEVEDO GUIMARAES estará cumprindo uma promessa que fez ao seu amigo, Manuel dos Santos, diretor de Campo Pequeno Empreendimentos, proprietários das 20 maiores praças de touro daquele país.

Cinema

Quando se propôs a escrever "O Chefão", Mário Puzzo tinha em mente fazer apenas um livro capaz de lhe render o suficiente para pagar algumas grandes dividas. Jamais pensava, apesar de suas esperanças de boas rendas, que estivesse produzido um novo fenômeno de literatura e que, menos de dois anos depois de publicado, basearia o maior êxito de bilheteria da historia do cinema.

Música

Um mérito tem o grupo de música pop, principalmente os que surgiram após os Rolling stones, isto é, os da chamada terceira geração: um total rompimento com as estruturas musicais, as quais, apesar da aparente contentação, muitos grupos consagrados (incluindo os Beatles) estavam ligados. Assim, Alice Cooper procurou tirar o máximo de rendimento da carga elétrica de seus instrumentos, realizando em alguns momentos (como no lp "Killer") um encontro completo da chamada música espacial - em que simples ruídos eletrónicos trazem uma hermonia perfeita.

Livro

Durante muitos anos, José Cândido de Carvalho permanecia como uma espécie de "Limite" de nossa literatura: assim como Mário Peixoto é uma figura lendária de nosso cinema pelo seu filme que raros assistiram, JCC era citado como um dos mestres da literatura pelo romance "O Coronel e o Lobisomem", que editado em janeiro de 1964 pelo "O Cruzeiro" permanecia ignorado da maioria dos leitores, pela péssima distribuição da Editora, apesar de uma reedição da obra em outubro de 1965.

Gente

Há 5 anos atrás, um moço chamado MARINHO AMADEU GALLERA chagava ao Paraná, depois de passar longos anos em sua cidade natal - Araraquara - e de percorrer muitas outras do interior paulista como cantor. Só pensava em música e havia decidido: parar com a música em Curitiba, para estudar. Mas este plano durou apenas três ou quatro semanas. Ogos depois ele estava num teatro compondo para um espetáculo.
© 1996-2016. tabloide digital - 35 anos de jornalismo sob a ótica de Aramis Millarch - Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Altermedia.com.br